Carta sobre o neoliberalismo

CARTA SOBRE O NEOLIBERALISMO

Miguel Carqueija

Carta redigida em 16 de fevereiro de 1997 e destinada à Tribuna da Imprensa, jornal então existente no Rio de Janeiro. Não tenho a anotação se ela foi publicada, embora eu publicasse muito naquele órgão.

“O perigo comunista existiu e existe. Não obstante a queda da União Soviética, da Cortina de Ferro, do Muro de Berlim e de Ceausescu, permanece, poderoso, o império vermelho da Ásia. Mas é bom lembrar que uma outra praga, no mundo atual, tornou-se mais poderosa e abrangente: a ideologia norte-americana de dominação econômica e psicológica, que visa também o mundo inteiro. Mais difusa, ou menos explicitada em obras literárias (como o “Das Kapital” de Karl Marx), essa ideologia — chamada às vezes “destino manifesto” — e hoje em dia conhecida como neoliberalismo, em tempos liquidou com as tribos norte-americanas e hoje espalha pelo mundo uma mentalidade frívola e consumista, propensa ao uso de drogas, à libertinagem e à violência. O caráter debochado e brutal do moderno cinema norte-americano está aí, que não me deixa mentir. Esse culto à violência reverencia falsos heróis, que são heróis somente porque matam a granel, sem nenhuma piedade. É grande o número de perversões que encontram nos Estados Unidos a sua mola impulsora. O próprio aborto ganhou terreno a partir de 1973, quando do estabelecimento da “lei de Herodes” naquele país. O controle da natalidade, nazista em sua essência, faz parte da política “made in USA” para frear o crescimento das nações mais pobres, apelidadas de “terceiro mundo”. E estranhos órgãos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, ajudam a configurar o domínio norte-americano sobre os outros povos, vitimados inclusive pelos políticos locais que vendem a própria alma...

Estamos, portanto, diante de uma situação mundial gravíssima e de um malefício que defronta a própria Cristandade.”