CARTA DA FLORESTA

CARTA DA FLORESTA

(vejam o vídeo-texto no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=szOF2jXFaIk )

Autor: HERIBALDO DE ASSIS

Eu sou a floresta amazônica – a maior floresta deste planeta, minha importância para a humanidade é incomensurável pois eu sou: o pulmão do mundo! Mas, infelizmente, há muito tempo venho sendo destruída pela ganancia, pela ignorância, pela cobiça, pelo ódio! Uma destruição que vem se intensificando nos últimos anos – minhas águas estão sendo contaminadas, minhas árvores estão sendo derrubadas, meus animais estão sendo mortos, extintos e os povos nativos que habitam-me estão sendo assassinados! Resta pouco tempo para salvar-me, resta pouco para salvar as crianças índias que se banham em meus rios, que sobem em minhas árvores e que acariciam as penas dos meus pássaros! E se eu morrer tudo morrerá, e se eu desaparecer tudo de belo e bom que existe em mim também desaparecerá! Por isso é preciso saber escolher: escolham a água e não o mercúrio, escolham a árvore e não a motosserra, escolham a legalidade e não a ilegalidade, escolham a preservação ambiental e não o crime ambiental, escolham os índios e não os genocidas, escolham a paz e não a violência, escolham o Amor e não o ódio, escolham a vida e não a morte! E o que vale mais do que a paz? Nada! E o que vale mais do que o Amor? Nada! E o que vale mais do que a vida? Nada! Portanto, não coloquem o lucro em primeiro lugar, não coloquem a ganancia em primeiro lugar, não coloquem mesquinhos interesses pessoais em primeiro lugar! Coloquem a paz em primeiro lugar! Coloquem o Amor em primeiro lugar! Coloquem a Vida em primeiro lugar! O nome disso é respeito, o nome disso é bondade, o nome disso é Sabedoria! Sejam pacíficos e não violentos, sejam bondosos e não cruéis, sejam sábios e não tolos! Porque quem destrói a Natureza, quem destrói o meio ambiente, quem destrói os animais, quem destrói a vida é violento, cruel, tolo! Eu sou a floresta amazônica e não sei por quanto tempo mais irei resistir a toda essa destruição, a toda essa violência, a toda essa ignorância, a toda essa ganância que está desmatando-me, que está envenenando-me, que está queimando-me! Os peixes em meus rios estão morrendo envenenados por causa do mercúrio (mercúrio que também contamina o homem fatalmente!), os animais em meu solo estão sendo mortos ou vendidos como se fossem meras mercadorias e não vidas, as folhas em minhas árvores (que poderiam ser a fonte para a cura de inúmeras doenças) estão sendo incineradas criminosamente! E como podem assistir a todo esse horror de braços cruzados?! Como podem permitir que eu seja destruída?! Eu sou a floresta amazônica – sou o ar em vossos pulmões! Sou a água em vossos corpos! Sou o sangue em vossas veias! Eu sou a floresta amazônica – sou a chuva que prolifera os alimentos! Sou o escudo verde que protege a Terra! Eu sou a floresta amazônica – abracem-me, não destruam-me! Protejam-me , não abandonem-me! Pois se continuarem permitindo que eu seja destruída um dia seus filhos e netos irão perguntar-lhes: cadê a floresta que estava aqui?!

* escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário,roteirista, Licenciado em Letras e autor do livro Redações Artísticas – a arte de escrever.E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 06/10/2022
Código do texto: T7621756
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.