Quinta Carta ao Tomás

                                                            “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda”.

*Oliver Goldsmith

 

Anota aí, Tomás! Hoje é um dia importante para a tua bisavó.

Acabo de receber a autorização final para ocupação e manutenção da Horta Urbana que em breve vais conhecer. Esse documento é inédito no âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF). Nosso Projeto é até agora o único dessa natureza oficialmente autorizado. Esse pioneirismo começou em 2007, com teu tataravô Jorge, o Batuta, capinando e rastelando o terreno sob a mangueira, onde foi foi plantada a primeira mudinha. Hoje o Projeto está com 16 anos de existência ininterruptos de trabalho ambiental, educativo, informativo e assistencial. Nasceu, cresceu, enfrentou problemas, dificuldades e até tentativa de extermínio. Mas teve também momentos lindos proporcionados pela Comunidade, Visitantes e pela Imprensa Local, Nacional e Estrangeira. Várias pessoas tiveram papel fundamental nesse Processo de Autorização, desde a primeira visita do Presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte, Cláudio Nicotti, em 2018. De lá para cá, foram tantas intervenções oficiais ou não que devo preparar uma cuidadosa lista de agradecimentos para não errar. A história deste Projeto está espalhada por aí. Lamento não estar tendo tempo suficiente para reescrevê-la e publicar em um livro. Há situações divertidas, lúdicas, emocionantes, dramáticas e tristes para contar. Espero conseguir levá-las ao teu conhecimento em breve. Por ora, cabe apenas apresentar minha gratidão a todos, e comemorar essa vitória, dedicada especialmente à minha família, que comigo chorou e se alegrou nestes mais de 15 anos de trabalho.

Sinto que vais gostar de ver os passarinhos, as minhocas, borboletas e lagartixas passeando entre as plantas medicinais e os condimentos que a bisa cultiva em um minúsculo espaço na frente de casa. Vamos semear, plantar e comer as verduras e frutos, colhidos na hora. Tomás, nós vamos nos divertir muito nesse ambiente rico e saudável.

Bsb, 08/08/2022

 

 

Sandra Fayad Bsb
Enviado por Sandra Fayad Bsb em 09/08/2022
Reeditado em 21/08/2022
Código do texto: T7578914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.