Carta de um pai orgulhoso para um filho que realiza um sonho

 

     Filho meu, em você sempre me vi, revivendo os anos de minhas expectativas, sonhos e esperanças. Encontrei-me recapitulando as páginas da minha jornada quando elas eram escritas com as lágrimas de um pranto amargo pelo desapontamento, pelos fracassos e incerteza do futuro, quando, apesar de ser um entre sete irmãos, experimentei horas de angústia pelos insucessos numa amarga solidão, quando o mais duro era saber que o mesmo ocorria a todos e que todos tinham, cada um, seus desejos, suas aspirações, seus anseios e que não havia como ter investimentos individuais para um ou outro que não causassem prejuízos aos demais. Era muito duro para todos nós ter que dividir o que não poderia ser dividido, compartilhar o incompartilhável, apenas viver o que poderia ser vivido.

 

     Filho meu, sempre olhei você enxergando o futuro que almejei para mim e vejo este futuro agora despontando para você como o sol que surge todas as manhãs no horizonte. Lembrei, então, que jurei a mim mesmo que faria tudo o que estivesse ao meu alcance para contribuir para que meus filhos pudessem obter as ferramentas apropriadas que os ajudassem a aproveitar as oportunidades que surgiriam na busca da realização de seus sonhos. Orgulho-me de testemunhar você adquirindo com garra as armas para a conquista dos seus próprios sonhos. Confesso não ter a certeza absoluta se eles são seus mesmo ou você adotou os meus, uma vez que são semelhantes, mas descanso ao saber que os ideais de liberdade, conquistas materiais e espirituais são realmente os mesmos e me alegra muito concluir que sempre os buscamos juntos.

 

     Filho meu, observei sua luta, seu cansaço, sua persistência e, muitas vezes, seu desânimo diante das dificuldades e barreiras que se elevavam na sua caminhada, então me levei aos momentos nos quais pude experimentar o gosto amargo da luta, do cansaço e do desânimo quando as terríveis barreiras de outrora se mantinham erguidas no meu caminho. E, ao me lembrar de que pouco pude contar na essência com o braço, com a presença confortadora, com o apoio e incentivo, com a compreensão, com a repreensão, com a chamada à responsabilidade de meus pais em ocasiões nas quais me sentia necessitado eu resolvi me prontificar, para quando vocês, meus filhos, necessitassem de mim, a superar as minhas limitações, a buscar elementos e manter-me sempre pronto, lutando para ser aquilo que é o fator primordial para todas as conquistas: um amigo certo em todas as horas. E não nos cabe agora julgar o passado nem os que nele viveram com seus erros e acertos, mas honrá-los e compreender que nossas conquistas de hoje são também frutos de suas atitudes no ontem.

 

     Amado filho, confesso estar com o coração apertado por saber que haverá um hífen entre nós que impedirá o cheiro no seu “cucuruto” de todas as noites; confesso amargar uma expectativa de vazio e silêncio que a sua conquista me causará e confesso que ainda não sei como farei para vencer a saudade e a distância nem como farei para confortar as pessoas que também sentirão sua falta, porém a felicidade e o orgulho obtido por seu sucesso já me ocupa o coração e alivia um pouco qualquer sentimento que queira me maltratar. Então, experimento uma alegria imensa por compartilhar com você o prazer imenso desta vitória. Sendo assim, enquanto alguns consideram seus pais como heróis, eu passo a ser um pai que tem em seu filho um Herói, pois você soube vencer os obstáculos, abdicar das horas de folguedos, tanto do presente como do futuro, abrindo mão de alegrias momentâneas, negando-se aos prazeres legítimos da adolescência em troca das longas horas de estudo, de muito “gagá”, de muita “papiragem” e concentração para alcançar seus objetivos, indo na contramão dos outros jovens como você, tornando-se pra mim um verdadeiro herói.

 

     Filho querido, eu sempre considerei que Deus não nos entrega filhos para criar, mas pedras preciosas para lapidar e esmerar, sendo nossa responsabilidade a apresentação deles como joias que irão adornar o mundo em que vivemos e o Céu para onde vamos. Deus me entregou maravilhosas pedras preciosas e eu me sinto honrado em ter sido escolhido por Ele para cuidar e apresentar seus irmãos e você como joias valiosas para Sua Glória. Sei que houve acontecimentos que oneraram e muito dificultaram meu trabalho na lapidação destas pedras, porém o próprio Senhor não deixou faltar condições e ferramentas para que a obra pudesse ser realizada. Inclusive, ainda não acabou, pois, até o fim dos meus dias, ela continuará. Sei que não fui perfeito com você, nem poderia ter sido. Apenas Ele faz a obra com perfeição. Sei que não fui o ideal, há quem se considere, eu jamais. Sei que faltei muitas vezes, por isso peço desculpas. Peço-lhe perdão pelas ausências, pelo exigir em demasia, pelas incompreensões, pelas cobranças exageradas, pela falta de entendimento, por falar demais em certas horas, por silenciar em outras, por ter falado menos de Deus e mais de mim, por ter, muitas vezes, trocado o sorriso pelo carão, o elogio pela crítica. Fui assim com você, fui assim com seus irmãos, é que eu tentava acertar...

 

     Filho, teremos pouco tempo para nós dois, apenas encontros. Você terá novos amigos, novas companhias, outras pessoas a lhe ensinar novas coisas. Agora sua casa será a Caserna e nela aprenderá milhares de coisas sem a minha presença e passará a me ensinar nas oportunidades que estivermos juntos. Olhe só: serei eu quem aprenderá com você agora. Então, prepare-se bem, pois retribuirei a todas as perguntas disparadas por aquele garotinho curioso e sedento de conhecimento que você foi um dia. Se bem que seu filho já lhe dará bastante trabalho com relação à curiosidade.

 

     Mas, enfim, nossos passos não mais trilharão constantemente próximos uns dos outros, nem se cruzarão mais repetidas vezes e estaremos tão dependentes da tecnologia para simplesmente trocarmos um “boa noite” que, só em pensar nisso, meu coração aperta no peito e chego a sentir um nó na garganta. Então, ficarão guardados no meu coração de pai orgulhoso todos os momentos que dividimos: nas pistas de cooper, nas nossas salas de estudos, nos passeios, nas areias de nossa querida São José da Coroa Grande, nas noites em barracas, nos colchonetes, nos seus primeiros mergulhos naquelas águas gostosas, nas primeiras braçadas, nas superações de seus medos, nas suas descobertas de criança... Meu Deus, que saudade! O tempo passa e nos leva tanta coisa boa. Mas eu sou muito feliz por ter tantas lembranças boas com vocês. Que alegria ter vivido tudo isso ao seu lado... ter descoberto tanta coisa junto com você... ter ensinado, ter aprendido...

 

     Mas, vá! Vá e viva seu sonho, torne-o realidade. Lembre-se que uma nova e longa batalha se inicia, agora é que o bicho vai pegar. Dedique-se ainda mais aos estudos, aplique-se, continue abstêmio dos maus costumes para obter sucesso entre seus colegas e diante dos seus comandantes e instrutores, lute para ficar entre os melhores para que Deus seja glorificado em você. Em se tornando o melhor de um grupo declare ter sido Deus o feitor da proeza, se ao contrário, encontrar-se entre os últimos ou mesmo o pior entre eles, não abaixe a cabeça nem desanime, lute para se erguer buscando sempre Aquele que é capaz de mudar toda e qualquer situação.

 

     Faço questão de lhe prevenir que você viverá doravante exclusivamente de expectativas, dia após dia, semana após semana, mês após mês, período após período, cujo treinamento principal será o controle da ansiedade, algo que, confesso, foi o que menos pude ensinar a vocês, uma vez que, até ao respirar, eu fui ansioso. Experimente as alegrias e a felicidade de se tornar um guerreiro, um condutor de vidas, protetor de fracos, mestre, comandante de homens, exemplo a ser seguido. Aprenda a comandar, não se esqueça de obedecer.

 

     Tenho certeza que você será sempre o nosso filhinho, mas sei que, paradoxalmente, nunca mais será o mesmo, pois novos aprendizados, novas convivências, rotina de treinamentos e o cultivo de novos valores transformarão seu corpo, sua voz, seu andar e grande parte de seu pensamento. Chegarão momentos nos quais pensará em olhar de cima para baixo, mas lembre de que a pele verde-oliva e as insígnias o deverão fazer superior apenas às intempéries, inferior ao piscar de um olho, igual à força da vontade de viver.

 

     Lembre-se do Seu Criador nos dias de sua mocidade para que os anos não lhe passem sem ter neles dias plenos e felizes. Nunca se esqueça Dele, de nossos princípios espirituais, de nossa família, de nossa origem social, humilde, mas honesta, dos valores morais que todos nós, cultivamos como família.

 

     Sempre respeite as mulheres, ainda mais aquela que você escolher para ser sua companheira. Seja firme e decidido com ela, porém amável, ouvinte, carinhoso e amigo. Quanto aos seus filhos, sei que um dia ainda poderei lhe orientar, mas antecipo em dizer que eles serão como joias para você lapidar e preparar para a Glória de Deus e que, no Dia do Juízo Final, a segunda pergunta feita ao homem pelo Senhor será “Onde estão teus filhos?”, portanto, seja para eles aquilo que você quer que eles sejam diante dos homens e diante de Deus. Seja exemplo sem se desviar do Alvo que por si mesmos eles o acompanharão: “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”, lembra?

 

     Não se esqueça de que, ao cumprir seu preparo profissional, você será um homem de combate, pronto a matar ou a morrer em defesa do solo que habitamos, das pessoas que se fazem irmãos por ele, as quais custearão seu preparo, sustentarão você e a família que irá constituir. Amplie os conceitos que lhe passei sobre Honra, Pátria, Bandeira, valores Cívicos. Compreenda profundamente o valor que sua Nação tem para nunca A deixar de amar, respeitar e responder ao chamado à responsabilidade que continuamente Ela tem feito aos Seus filhos de diversas formas e maneiras, muitas vezes sem ser respondida. Não se negue ao cumprimento do dever e tenha sempre em mente que só o trabalho, algo maravilhoso que Deus criou, dignifica e abençoa o pão que se coloca na mesa, a roupa que se veste, o bem que se adquire.

 

     Não olvide de, mesmo sendo preparado para agir com armas ou equipamentos que podem destruir e matar, colocar em seu coração que a Vida sempre será o bem mais valioso dos seres vivos. Então, analise suas opções e defenda-A sempre! Não inverta valores e que suas escolhas sejam sempre em favor do Bem. Guarde-se do que é maligno, siga os bons, busque a Justiça, defenda a Verdade, proteja-se dos maus e auxilie os mais fracos.

 

     E, sempre que depender de você, tenha a paz com os homens ao seu redor, avaliando, claro, que custo isto lhe trará, pois a paz mais importante é aquela que devemos ter dentro de nós.

 

     Caso as coisas se revertam e for necessário tomar o caminho de volta, a casa que hoje você está deixando continuará sempre sendo seu porto seguro e os braços destes que embalaram seu sono e criaram condições para você buscar seus sonhos, estes estarão sempre abertos e prontos a acolhê-lo para reiniciarmos tudo.

 

     Sua mãe e eu estaremos fazendo o que sempre fizemos: interceder por você e torcendo por suas conquistas; tenha plena certeza de que, mesmo que agora mais limitados pela distância, continuaremos prontos a lhe atender nos momentos que necessitar de nós dois. Conte sempre, sempre e sempre conosco.


 

     Meus parabéns e que Deus lhe abençoe imensamente.


 

     Eu o amo, sempre o amarei.


 

     Seu pai.


 

     Of. Com R/2 Ten Juvênio