vira-lata

O olhar do vira-lata é algo tão profundo quanto sua existência.

Vira-lata.

Que coisa o ser humano, né. A gnt inventou as latas, a gnt inventou o lixo, a gnt inventou esse sistema de miséria sistêmica entre os animais de rua, e tem a pachorra de perjorativamente chamá-los de vira-latas.

Se vc se incomoda com seu lixo sendo revirado, tenho uma novidade: o que vc trata como lixo, ele trata como comida.

Em casa são 5 resgatados. A da foto teve ser a sorte de ficar no abrigo amor de quatro patas, onde teve muito amor, carinho e cuidados. Os outros conhecemos na miséria da situação de rua. Mas essa sortuda aí conheceu a face Boa do ser humano. Gente que se doa pra compensar a maldade de outros. Ela tem uma história, que a gnt não tem ideia de qual é. Mas toda vez que ela me olha desse jeito parece que quer contar. E eu fico profundamente tocada. As vezes eles tem atitudes que simplesmente não me entram na cabeça. Atitudes inesperadas que me deixam nervosa. Mas eu tenho que dar um passo pra trás e lembrar que eu não sei nada deles antes de chegarem em casa. Que eles viveram uma vida inteira sem mim. Que eles sobreviveram a atrocidades que eu nunca vou saber. E quando um vira-lata te olha nos olhos vc se questiona sobre a vida, sobre quem você é e porque está aqui.

Vira-latas. Com certeza virou latas pra sobreviver. Eles são vira-latas e tem que se orgulhar disso. Porque eles sobreviveram a um sistema programado pra que não sobrevivam. Acho que por isso eu os amo tanto. Por isso me toca tanto quando eu fico brava. Porque é como se eu tivesse brava comigo mesma.

O olhar do vira-lata é algo tão profundo quanto sua existência.

Quando vc olha no fundo do olho deles vc recebe de volta esse olhar.

E, cara.

Isso mexe com você.

É tão profundo quanto nós, humanos, fugimos de ser.

Existe uma vida inteira naqueles olhinhos. Existe um universo ali. E quando ele te ama, ele te entrega o universo todinho dele.