A RECRIAÇÃO DO REAL

Eliane, nova amiga e confreira de Letras!

Agradeço o comentário sobre o meu texto O VENTO DAS ESCOLHAS: http://www.recantodasletras.com.br/prosapoetica/731688 .

Curto, grácil, estimulador...

Fizeste com que eu rerruminasse o mesmo - que não o havia lido mais desde a sua lavratura e escritura no Recanto - e desta ruminação surgiu o excerto A REVELAÇÃO DOS MEDOS, http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/748797 , que pretendo seja útil ao leitor.

Não que a literatura tenha o condão de vir a interferir diretamente na realidade, mas, sim, que ela se aninhe dentro do universo humano, o que cria alguma possibilidade de ato-fato decorrente da ação do homem no plano do real.

A referida "Revelação..." parece que teria o sortilégio capaz de introjetar no eventual leitor alguma seta que lhe permitisse chegar ao autoconhecimento: a descida aos infernos. Algo como o universo de Dante, na Divina Comédia.

Sempre acho que o escritor é tal qual um boi. Manso e aparentemente pacífico (tem vários estômagos e medos), necessita ruminar o pensamento pra poder lhe retirar o sumo.

Agradeço o bem que me fizeste. O teu gesto me fecundou. É interessante esta gestação instantânea. Sempre fruto do amoroso ato da leitura. E à distância, sem contato físico.

Sobre nós esta força desaba os elementos do caos. É um dos poucos fortes milagres da geratriz humana. O resto é de Deus, aquele que tudo sabe...

Para alguns, talvez por navegarem pouco no mar do escuro, chegam a ver na cerebrinação do escriba a decorrência efetiva do Criado-Criador.

É esta eventual energia a que matura o dia seguinte.

- Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 / 2007.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/748887