Carta ao Manuel Maria de REMOL - 01 - "Brasa miúda, rescaldo"
Caro Manuel, que estás nos céus:
Escreveste REMOL entre os anos 1963 e 1968, Dize-lo tu na NOTA DO AUTOR. E acrescentas que são versos de sentimentos e de vivências sobre a realidade trágica do teu país, que é a Galiza. Com dor de coração confias em que os teus versos, semeados nos sentimentos e nas vivências, tuas, guardem, no meio da cinza que os envolve, algo da quentura do lume que te queimou, quando os viveste e quando os escreveste ...
Paralelo ou simetria ou conjunção como de astros livres, vida e escrita, ... Pulsão, impulso e morte, caixão alargado ...
Acabas a NOTA agradecendo: REMOL sai, ao cabo e ao remate, como outros livros meus, patrocinado pelo amor e os quartos dos nossos emigrados. REMOL sai à luz na Galiza Emigrada, tão metida no meu coração e na minha lembrança, como saiu há muitos anos , e isto tenho de o dizer com tristura e com desesperança, FOLHAS NOVAS, de Rosália, a melhor poeta do mundo sem dúvida de nenhuma clase, que soube sentir, identificar-se e expressar, como ninguém o fez, o sofrer, o viver e o ser do nosso Povo. Contudo, é arrepiante que a história da edição de FOLHAS NOVAS volta a repetir-se quase um súculo de ter acontecido. (p. 11)
Começo, eu, Agil, a replicar libertinamente os poemas de REMOL em circunstâncias diversas, quase divergentes, mas só em aparência. Nos anos 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968 e ainda mais ditava os seus caprichos totalitários Franco, Francisco Franco Bahamonde, "generalísimo de los ejércitos". Hoje ... 2022 ... no "Reino del Bourbon" (Spain, colónia USA) pregoam que habitamos em democracia plena e será certo, mas ...
Para replicar uso a edição de 1970, reproduzida em 2020 pela Fundación Manuel María de Estudos Galegos.
.....
Apontamento final: REMOL, segundo o Dicionário Estraviz ( https://estraviz.org/remol ), s. m. vale por 1. Brasa miúda tapada pola cinza, rescaldo.- 2. Dar o carro um giro sobre si mesmo.
Tudo seja por bem.