CARTA PARA NOEL

Querido Noel!

Bem sei que já passei da idade de acreditar em contos de fadas, fantasias e todas essa criação que tem alusão as festividades natalinas, mas hoje resolvi te escrever para expor algumas coisas.

Quando criança eu não tinha oportunidade de escrever a ti, era outra época, só tínhamos as cartas e telegramas, nada de internet e toda essa coisa avassaladora que nos informa e nos conecta o tempo todo. Então, voltando a infância, eu não tinha como te escrever, e na naquela fase de tenra infância, ainda acreditava ser você um "enviado dos céus" para atender as crianças carentes. Meu desencanto se deu quando tinha sete anos e fui colocada cara a cara com a realidade que Papai Noel não existia e também naquele Natal, por circunstâncias adversas do momento, não ganhamos nem eu, nem meu irmão, nenhum brinquedo. Pura desilusão, talvez nem pelo brinquedo, mas pelo fato de crer em algo que só alimentava nossas esperanças durante o ano, como boas crianças.

Houve um tempo, na minha fase adulta que te escrevi, só por curiosidade. Queria eu ter um correspondência com selo internacional, e pronto lá, fui eu no correios, e enviei uma carta para você, não pedi nada, pois sabia da "Operação comercial" que havia em torno de ti, apenas queria receber uma carta de longe, desse lugar que habitas nas mentes e na literatura. Fracasso! Não houve resposta ou não me entregaram a tal carta, porque, teve uma fase de minha vida, que algumas coisas que vinham para mim, não chegavam até meu conhecimento, mas isto é outra história.

Hoje, vejo as pessoas decorando árvores com bonequinhos que imitam suas roupas vermelhas, barba branca, e cara de bonachão, rrrrrrrsssssssss, Eu mesma, na escola, no ensino secundário, fiz bonequinhos de Papai Noel com copinhos de danone ( Um luxo!). Nas lojas tem imagens suas, nas festividades nas praças públicas, nas embalagens e etiquetas de natal que usamos nos presentes, enfim, sua presença é constante, e mesmo sabendo, que é comercial, e as crianças, creio devem ser raras e, as mais novas, ainda podem ter essa fantasia, da sua existência colorida. Infelizmente, as fantasias de criança foram quase que todas "jogadas" na vala da racionalidade pendendo para a artificialidade.

O que torna tudo um tanto desconfortável nessa sua história é que, trazes consigo o símbolo de bonança e venturas em todos os lares na noite de Natal, o que sabemos, lamentavelmente, não ocorre, e o mais difícil e espinhoso é competir com o aniversariante e pasme, ter mais sucesso que ele, em termos de visualização e indicação da data. Sei que a culpa não é tua, afinal São Nicolau a priori queria apenas contribuir para uma expectativa mais aprazível e calorosa da data, e acabou que superou em termos de "marketing" o iluminado que teria, historicamente, nascido nessa data. Digo, marketing e comercial, porque sei bem, que se levarmos em conta o lado espiritual e emotivo, as pessoas fazem, graças a Deus, a menção a Jesus.

Bom, acho que já enchi as suas paciências com esta, pois só falei de mim e do que acho que você representa, mas nem por isso, te excluo dos enfeites, aqui mesmo, na mesa em frente a mim, tem uma pequena árvore com pequeninas réplicas tuas, o que acho muito fofo!

Então, Noel, é isso, estou aqui, sem outra atividade e resolvi escrever esta para postar em algum site, quem sabe lá pela Noruega ou no Polo ártico, alguém leia, na grande rede, e dê risadas sobre minhas lembranças e impressões. O que vale mesmo é se divertir num tempo de tanto tormentos, dúvidas, doenças, mudanças climáticas e tudo mais.

Ficará solta no limbo da infinita rede de computadores, a quem interessar, ler e apreciar, já agradeço

e desejo um Feliz Natal.

Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 16/12/2021
Código do texto: T7408568
Classificação de conteúdo: seguro