Ecos da Pandemia – Reaprendizados e Reflexões – Parte 06

Faz aproximadamente um ano desde que escrevi o texto “Ecos da Pandemia – Reaprendizados e Reflexões – Parte 05” (todos os textos similares estão categorizados, dentro do site do Recanto das Letras, como “Cartas”). Aquele, foi um ano, basicamente, de estupefação mundial diante da pandemia da Covid-19, com o consequente declínio econômico, e a corrida pelo santo graal da imunização: a vacina.

Esse ano, embora com viés de melhora, ainda convivemos com recrudescimentos da pandemia aqui ou acolá por vários motivos. No cenário político brasileiro o foco tem sido a CPI da pandemia, instaurada no Senado, com o pretenso objetivo de punir aqueles que prevaricaram na sua função pública de combate à pandemia, ou de punir aqueles que se locupletaram vergonhosamente com ela.

A CPI deve encerrar os trabalhos em outubro, mas enganam-se os que pensam que os engomadinhos, de fala bonita, que trabalham no planalto central, alguns das terças às sextas, e que posam de paladinos da moral, da ética e da justiça, no embate que ora travam, estão pensando no povo brasileiro. Estão sim, a maioria, pensando em como manter seu próprio “status quo”, no próximo pleito eleitoral, nas suas mordomias, em como assegurar seus privilégios e daqueles os cercam. Essa é a triste realidade. Independente das cores que enverguemos é preciso expurgá-los.

Amenizando um pouco as coisas, as caminhadas ainda continuam, agora, acompanhado de minha mulher (esposa, amiga, companheira, cúmplice). As oficinas errantes, estão, de certo modo, sendo trocadas por um bate papo legal, às vezes até intrigante, sobre a nossa juventude.

Os livros, tão intensamente lidos, nesse interregno que se foi, estão, aos poucos, sendo substituídos por cursos online (MOOCs). Com esses cursos é possível manter-se, minimamente, atualizado com assuntos interessantes, no nosso caso: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), exercitamos outros idiomas, bem como ajudamos nossa saúde cerebral, segundo a teoria da plasticidade.

Os assuntos são bastantes diversos, depende do gosto de cada um. A seguir, listo os links das plataformas que, normalmente, uso e recomendo:

https://www.futurelearn.com/

https://pt.coursera.org/

https://www.edx.org/

https://pt.khanacademy.org/

https://www.udemy.com/pt/

https://www.britishcouncil.org/

https://www.goethe.de/ins/br/pt/index.html

https://www.aliancafrancesabrasil.com.br/

Atualizo, abaixo, o fecho de minha carta anterior por entender ser condição ‘sine qua non’ para um mundo melhor:

“Todos queremos um mundo melhor, mas a verdadeira mudança precisa começar, indubitavelmente, dentro de cada um de nós e ser exteriorizada através de nossas atitudes. Respeito por si próprio, pela natureza e pelo seu semelhante, pode ser um primeiro e importante passo.”

Boa noite a todos.