Aos invejosos
O ciúme tem algumas diferenças e algumas semelhanças com relação à inveja.
Enquanto o ciúme é baseado no medo da perda, seja a perda de atenção, pessoas, poder ou admiração. O fato é, que o medo da perda, é o grande sentimento motivador para a pessoa possessa de ciúme agir loucamente em suas sandices. O medo da perda, portanto, denuncia a fraqueza do ser humano.
Já a inveja, é bem mais sórdida, é bem mais ardilosa e negativa...
Pior do que uma fraqueza, é uma possessão psíquica maligna, é a filha mais poderosa da ira.
A intenção matriz do invejoso não é o medo da perda de algo substancial pra sua vida, como no caso do ciúme.
O primeiro motor do invejoso é exatamente a falta de conteúdo substancial em si mesmo. Ele é fruto de uma estima baixa, é filho de uma auto-imagem deformada, negativa. É a “corporificação” da presença da ausência...
Ele encontra o que falta em si em outras pessoas e passa a invejá-las.
O exemplo clássico é a história infantil da branca de neve:
“Espelho, espelho meu tem alguém mais...do que eu?
A realização pessoal de uma pessoa qualquer, a felicidade verdadeira de alguém, faz tão mal, gera tanto mal estar ao invejoso, justamente pq as virtudes naturais de outrem deflagram as suas doenças internas mais íntimas. Suas carências e complexos mais exacerbados só são expostos no comparativo com a saúde.
É aquela velha história,
A cobra encurralou o vaga-lume na floresta e disse:
__Eu vou te matar!!! O Vaga-lume prontamente respondeu:
__Mas cascavel, o que foi que eu te fiz? Não te fiz nada...
E logo a cobra respondeu:
__Vc não precisa fazer nada. Seu brilho me incomoda.
Por isso não é difícil concluir que os invejosos, aqueles que são possuídos pela inveja, se reconhecem ao primeiro olhar, a primeira conversa.
Esse reconhecimento é tamanho que qnd dois estranhos, infelizes e invejosos ao se encontrarem, sem nunca terem convivido antes se reconhecem. A compatibilidade é expressa imediatamente, a empatia é tanta que parecem que são irmãos de vidas passadas.
Posto isto,
Há um fenômeno que ocorre na internet. Não é novidade pra ninguém que os iguais se unem, traçam laços de amizade entre si.
Hoje os invejosos andam aos bandos nas comunidades da internet.
E logo não é difícil concluir que as expressões de invejas se tornam coletivas...
Tornam-se covardes.
Os invejosos na internet são semelhantes aos peixes conhecidos comumente como peixe piranha.
O peixe piranha tem a característica de só atacar suas presas em bando. Jamais o ataque é individual, jamais é um duelo franco, aberto e com iguais condições...geralmente a maior característica desse espécie é a covardia. Atacam as vitimas qnd elas apresentam feridas e qnd elas são infinitamente em maior número do que suas presas.
Os invejosos na rede agem da mesma forma.
Buscam a covardia. Procuram estar dez, vinte vezes em maior número pra tentar destruir aqueles que possuem luz própria, e que de maneira nenhuma fez nada de mal pra ninguém.