O MUNDO DAS CONFIDÊNCIAS

(para Ligia Lacerda, em Tramandaí/RS)

Que bom tenhas gostado da lavratura de O CIRCO DAS PERSONAGENS, publicado em http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/734038 , que nada mais é do que uma de nossas costumeiras sessões de discussão sobre a matéria da vida, suas transfigurações pela palavra e seus registros.

Nessa conversa fiz questão de ser quase objetivo. Sim, porque em arte literária, nada é o que parece ser, tudo se transmuta no devir.

É claro, depende da capacidade de raciocínio e da sensibilidade do receptor. E este vê o mundo segundo o concebe.

Por isso é que algumas poucas pessoas 'viajam' no texto, sendo que a maioria não consegue nem ensaiar o vôo. É que este voar necessita de preparo e de exercício!

Obrigado pela "Mestria" concedida a mim. Como te sei de excelentes leituras e de boa autocrítica, fica tudo perceptível no ato de receber.

Eventuais conceitos e definições não são necessários, porque a metáfora tem este condão – o de sugerir – não o de explicar.

Aliás, tudo em arte literária, principalmente em Poesia, não é "explicável", porque este conceito não é de sua natureza. Aqui o topo é a sugestionalidade que as palavras emprestam às idéias.

Nesse cadinho tradutor das eventuais emoções – até as originárias do fingimento – se trabalha com estas misteriosas musas dos neurônios, as Metáforas.

Eu sempre tento descobrir o Belo, retirar-lhe os véus, desnudá-lo.

Assim como fiquei feliz em ver que venceste alguns receios para entregar ao público essa carta que replica o mundo das confidências. Só comete a palavra, em arte, quem tem "café no bule"!

É necessária muita coragem pra sair do casulo, no pátio do intimismo.

– Do livro CONFESSIONÁRIO - Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 /2007.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/734443