Dia da Conscientização Geral

Não veja a cor negra... em que cor você pensou? Será que esta é nova fórmula para se reforçar a Igualdade?

Não entendo o significado de determinados feriados?  Dia do trabalho, aonde ninguém trabalha... (aonde não deveria indicar um verbo em movimento?), pois é já não chega o dia treze de maio que serve para escavar o tempo o lerê-lerê da escravidão que passou há seculus seculorum amém... 

A História se faz demarcada para que tiremos dela algumas lições.
Consciência nada tem ver com o revirar das raízes mas tem a ver com a construção de aspectos socio_lógicos no presente para o fututo, por exemplo: Quando uma pessoa for empregada seja ela: amarela, branca, gay, negra, vermelha em “uma firma” que se faça com direitos iguais... os atendimentos públicos "diferenciados" alimentam o que? (Não estou falando do trato com idosos, pessoas que portam deficiências, gestantes etc), às vezes certas coisas tem que ser explicadas com minúcias.

Ah! sim por aqui na nossa Terra se tem o dia da árvore (implícito), na folhinha de papel é o dia em que quase ninguém se lembra de plantar uma só árvore, coisa de gente que tem receio ainda de abraçar uma árvore, ou acha que pessoas que conversam com mudas de plantas não "batem bem..." mas ficam tristes quando não recebem um feliz dia das mães, dos pais, das avós... que reforçam o comércio assim como outros santos dias inventados.

Por que será que as pessoas se escondem em guetos? Por que os intimidados ao estarem agrupados agem da mesma forma para com os que pensam que não passaram por experiências "históricas" semelhantes? 

Dia da internacional poesia? Acho que somente os poetas conhecem... não é no dia 21 de março são todos os dias. Igualdade tem a ver com o respeito para com as diferenças. 

Para que uma santa semana para relembrar a crucificação do Cristo? Para promover antes o dia da “malhação de um Judas”? O tal do “traidor” já deve ter passado por aqui noutra vida em “mil novecentos e bolinha” (e viva Joana D’arc...!) já deu tempo para o “camarada” mudar o vestuário ir e voltar, e ainda algumas pessoas com manias selvagens insistem em malhar o tal do Judas que foi morto sepultado e esta a direita do Deus Pai. P
ara quem não crê nestas histórias de renascimentos, vamos falar sobre o perdão eleva a alma das criaturas... Como matando as pessoas matam o símbolo “do mal” assoprando depois...? Quem tem medo do que o diabo tem...? Quem afinal é mais diabólico que o diabo? Quem tem que re-crucificar e fortalecer a onda de que o martírio não compensa... um grande sofrimento  equilibra o que mesmo?

As pessoas gostam de sofrer? Ser bondoso é oferecer a outra face? Ser bondoso não tem nada a ver com: bate mais que eu gamo que é gostoso...! Perdoar tem a ver com o se livrar de arquitetações que dêem corda para vinganças, perdoar utilizando o incondicional em movimento, é não desejar o mal a quem nos fez algum mal... tudo é um questão de decifrar as "parábolas": para conter o fogo a água, onde se tem muito elemento terra há necessidade do ar (por isto poetas sonham transmitem algo fora do real às vezes (in)conscientemente, a reconciliação está no não alimentar sentimentos destrutivos, pena que ainda poucos enxergam, mas deixo estas questões para os mais entendidos aqueles que sabem expressar melhor estes tipos de coisas do que eu.

Só sei que hoje eu preciso voar amigos estou na pira estou “pirando” até o final deste texto, uma nova fênix nascerá das cinzas...

Por que o sabão em pó não é negro? Tem que ser branco com partículas azulzinhas?! O que tem sentido não seria criar vergonha e conscientizar o que o que se tem à fazer? Que tal limpar a escuridão da alma...? Aleluiaaa meus irmãos de todas as cores... (aleluia sem querer tirar um “sarro”, sem zoar sem dar risada), afinal estou falando sério:

- Por que não criam um feriado só? O dia da Conscientização Geral.

Será que por trás da necessidade do atestar o valor da consciência da negritude não estaria apontando o olhar para as diferenças em relação a tonalidades da pele e sociais? O que é para alguns os traços e a pele? Qual o peso da pobreza? Pobre é aquele que não TEM  x y z? ...ou será mais pobre aquele que não tem consciência do que É?

O que um tem que todo mundo pode ter...? Ninguém parece que se preocupa em conquistar valores (não estou me referindo a bens materiais), neste Blues... nem todo “branco” constrói a fortuna de um Onassis... e o que é riqueza e beleza sem saúde (física ou mental)? Não estou dizendo aqui que uma raça é mais bela do que outra estou afirmando que a riqueza e a beleza são cobiçadas em todas as raças; sendo que as pessoas se esquecem do que tem dentro de si. Branco prá mim é a cor do sal ou pó de giz, que eu saiba nem um albino é branco marfim.

Santa ignorância (aquela que ignora por desconhecimento) qualquer que seja o osso que cair em um banho de ácido fosfórico não sobrará nenhum vestígio para se contar uma história; se o leite é branco e o sangue é vermelho e estes estão no interior de todos humanos... estigmas e mártires se criam e se recriam, será que estarei tão enganada?! Será que se resgata a “honra” apontando o outro como se fosse um ser estranho no próprio ninho... a ser respeitado?! 

Racismo, tem cheiro de preconceito e tudo quanto é crime ideológico se tem que pôr um ponto final. Em relação as opções sexuais, será que tem necessidade de serem tão exaltadas? Como você trata um parceiro nas quatro paredes precisa ser espalhado aos quatro ventos como um em filme sem privacidade?! A alegria pode estar contida nos corações de forma especial. O que não fere a visão de uma criança não se tem vergonha de se mostrar.

What a wonderful world? Abro a janela e vejo pássaros neste “mundo maravilhoso” com asas de cores diversas convivendo bem mutuamente, dificilmente vejo um “pau” (a menos que ultrapassem o espaço um dos outros).

Os “Ets” estão certos em não visitar os terrestres, porquê? Por aqui o povo é bem capaz de se auto-detonar e levar o próprio planeta para observarem paradas que tem o cheiro da evolução retroativa...  por isto que eu gosto dos amantes do verde, pelo menos é uma cor que relaxa e traz a noção da PAZ. (Rosangela_Aliberti)

*

BEM-AVENTURADOS

Bem-aventurados os pintores escorrendo luz
Que expressam em verde
Azul
Ocre
Cinza
Zarcão!
Bem-aventurados os músicos...
E os bailarinos
E os mímicos
E os matemáticos...
Cada qual na sua expressão!

Só o poeta é que tem de lidar com a ingrata linguagem
                                                                         [alheia...

A impura linguagem dos homens!

Mario Quintana
Prosa & Verso
p. 136

*
São Paulo, 09.XI.07

Rosangela Aliberti
Enviado por Rosangela Aliberti em 09/11/2007
Reeditado em 18/11/2007
Código do texto: T730342