CARTA DE DESPEDIDA (C)

CARTA DE DESPEDIDA

EM 23 DE DEZEMBRO DE 1956, EM FLORES, SERTÃO DO CEARÁ, EU NASCI, SENDO O SÉTIMO FILHO DE MANOEL CAROLINDO GOMES E FRANCISCA LOURENÇO. ACHO QUE JÁ NASCI COM VONTADE DE VENCER. CONFORME FUI CRESCENDO, EU ENTENDIA QUE NAQUELE LUGAR NÃO TINHA FUTURO PARA MIM.

COM NOVE ANOS COMECEI A COLOCAR MEU PLANO EM PRÁTICA. AOS QUATORZE CONHECI UM SENHOR QUE MORAVA EM FORTALEZA ENTÃO, ELE ME CONVIDOU PARA TRABALHAR EM SUA CASA. NÃO PENSEI DUAS VEZES, POIS ERA A CHANCE QUE EU PRECISAVA.

AOS DEZENOVE SURGIU A OPORTINIDADE DE IR PARA SÃO PAULO. DESSA FORMA, PEGUEI CARONA NO CARRO DE UM AMIGO DA MINHA PATROU QUE ESTAVA DE FÉRIAS EM FORTALEZA. ACABEI INDO PARANDO NO RIO DE JANEIRO. COMO ESSE RAPAZ ERA ALUNO DO COLÉGIO MILITAR, EU NÃO PODIA FICAR COM ELE. ENTÃO, ELE PEDIU A UMA FAMÍLIA CONHECIDA PARA QUE EU PASSASSE AQUELA NOITE COM ELES E NO SEGUINTE ME LEVARIA À RODOVIÁRIA.

NO DIA SEGUINTE ELE FOI ME ENCONTRAR, SÓ QUE A FAMÍLIA NÃO PERMITIU QUE EU FOSSE PARA SÃO PAULO, SUGERINDO QUE EU FICASSE NA CIDADE PARA CONHECER O CARNAVAL CARIOCA. O CARNAVAL ACABOU, MAS EU NUNCA FUI PARA SÃO PAULO. COSTUMO DIZER QUE ME ADOTARAM E EU OS ADOTEI COMO MINHA FAMÍLIA NO RIO.

AINDA CRIANÇA EU FALAVA PARA A MINHA MÃE: “MÃE, UM DIA VOU EMBORA, VOU MORAR NA CIDADE GRANDE, VOU ESTUDAR, TRABALHAR, GANHAR DINHEIRO E COMPRAR UMA CASA PARA A SENHORA NA CIDADE E TE TIRAR DESTE LUGAR”. OS ANOS FORAM PASSANDO E MESMO MORANDO EM FORTALEZA, EU NÃO TINHA NENHUMA EXPECTATIVA DE VIDA.

COMO DISSE ANTERIORMENTE, SÓ AOS DEZENOVE ANOS, QUANDO CHEGUEI NO RIO DE JANEIRO, COMECEI UMA NOVA VIDA, COM A AJUDA DE PESSOAS QUE JAMAIS PENSAVA EM CONHECER. TRABALHANDO E ESTUDANDO, CONSEGUI JUNTO COM O MEU COMPANHEIRO LEVANTAR UMA GRANA. FOI AÍ QUE COMPREI A CASINHA DA MINHA MÃE NUMA CIDADEZINHA DO INTERIOR.

A MINHA MAIOR FELICIDADE FOI VER A FELICIDADE DELA E DO MEU PAI. ANTES MESMO DE EU COMPRAR A CASA, EU JÁ PAGAVA UM ALUGUEL DE CINQUENTA REAIS NESTA MESMA CIDADEZINHA. MEU PAI ERA CONTRA, POIS ACHAVA CARO E A VONTADE DELE ERA VOLTAR PARA A ROÇA, POIS NA ROÇA ELE MESMO CONSTRUIU SUA PRÓPRIA CASA DE TAIPA.

DESDE CRIANÇA EU TINHA VONTADE DE SER ARTISTA, IGUAL OS VIOELEIROS QUE HAVIA NO INTERIOR, POIS ERAM OS ÚNICOS FAMOSOS QUE EU CONHECIA, JÁ QUE NÃO SABIA O QUE ERA SER ESTRELA DE TV, POIS SEQUER ASSISTIA TELEVISÃO. AOS QUATORZE ANOS, QUANDO FUI MORAR EM FORTALEZA, EU NÃO FREQUENTEI ESCOLA, NÃO TENDO MUITA CHANCE DE ESTUDAR. EM CINCO QUE MOREI POR LÁ, SÓ FRENQUENTEI O MOBRAL.

JÁ AQUI NO RIO, COMO EU TINHA QUE TRABALHAR E NÃO TINHA COMPROVAÇÃO DE ESCOLARIDADE TIVE QUE FAZER UMA PROVA REFERENTE AO MOBRAL NA PRÓPRIA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, COMEÇANDO ASSIM A TRABALHAR E ESTUDAR.

MEU PRIMEIRO EMPREGO FOI DE REPOSITOR EM UM SUPERMERCADO, FICANDO POR LÁ DURANTE TRÊS MESES. PASSEI A FAZER ALGUNS BICOS ATÉ QUE CONSEGUI OUTRO EMPREGO, DESSA VEZ DE OFFICE BOY EM UMA CORRETORA DE SEGUROS, LUGAR QUE TRABALHEI POR DEZESSEIS ANOS.

COMO EU JÁ ESTAVA ESTABILIZADO AQUI, RESOLVI COLOCAR EM PRÁTICA O MEU DESEJO DE SER ARTISTA. PASSEI A PESQUISAR ANÚNCIOS DE AGÊNCIAS DE FIGURAÇÃO, ME CADASTRANDO EM UMA. FOI ASSIM QUE CHEGUEI ATÉ AS NOVELAS DA TV GLOBO.

FUI CONTRATADO PELA A AGÊNCIA COMO FISCAL, E COMO TAL TIVE ACESSO ÀS PRODUÇÕES, CRIANDO AMIZADES COM OS PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO À DIREÇÃO. SEMPRE FUI UMA PESSOA PRESTATIVA, POR ISSO NAS HORAS EM QUE EU NÃO ESTAVA NO SET DE GRAVAÇÃO, ESTAVA NA PRODUÇÃO AJUDANDO NO QUE FOSSE PRECISO.

ASSIM, EM 1994, CONSEGUI O PRIMEIRO CONTRATO COMO ELENCO DE APOIO NA NOVELA IRMÃOS CORAGEM, PORÉM NÃO ATUEI, FAZIA APENAS PRODUÇÃO BASE. DEPOIS, FUI CONTRATADO PARA TRABALHAR EM MAIS TRÊS NOVELAS, SEMPRE FAZENDO A PRODUÇÃO BASE.

AOS POUCOS FUI MOSTRANDO MEU INTERESSE EM TRABALHAR EM PRODUÇÃO. ALÉM DISSO, EXERCI ALGUMAS FUNÇÕES DE ELENCO DE APOIO. TAMBÉM ESTIVE EM OUTRAS FUNÇÕES COMO: CONTÍNUO, CONTRARREGRA, CAMAREIRO, AUXILIAR DE PRODUÇÃO E PRODUTOR ASISTENTE, MINHA ÚLTIMA FUNÇÃO NA TV GLOBO.

MAS COMO NEM TUDO SÃO FLORES, CHOREI, RI, FUI RUDE, ME DIVERTI, FUI MOLEQUE, FUI SÉRIO, TRABALHEI MUITO, FUI RESPONSÁVEL, FUI COLEGA, FIZ GRANDES AMIGOS, COMPARTILHEI GRADES PRODUÇÕES E FUI FELIZ.

HOJE NÃO FAÇO MAIS PARTE DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DAS ORGANIZAÇÕES GLOBO, MAS ESTOU COM O MEU CORAÇÃO TRAQUILO, POIS TUDO QUE FIZ POR LÁ FIZ COM PRAZER.

FIZ GRANDES AMIGOS, DESDE O MAIS HUMILDE TRABALHADOR AOS GRANDES EXECUTIVOS DA EMPRESA E OS GRANDES TALENTOS DA DRAMATURGIA. OS PROBLEMAS QUE TIVE NÃO SE COMPARAM COM A GRANDE FAMÍLIA QUE FIZ, GRANDES IRMÃOS DO CORAÇAO, APRENDI A AMÁ-LOS E RESPEITÁ-LOS.

SÓ GRATIDÃO

ADEMI.

Ademi Gomes
Enviado por Ademi Gomes em 18/07/2021
Reeditado em 31/08/2024
Código do texto: T7302393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.