Do que as mulheres gostam
Filho.
Todas gostam de homem bonito; tanta as puras como as imaturas de todas as idades.
Mas as mais belas das mulheres: as puras de coração. Estas amam o belo NO homem, e não se confundem com a beleza dos corpos.
Sê belo, meu filho. E tudo o mais lhe será dado por acréscimo.
Sê digno no falar
Fale mais pelo agir e de preferencia ao silêncio do bom ouvinte. Para o jovem que inicia a jornada, o recato é virtude de grande valia. Quanto as gírias, abstenha-se das vulgares e seja espirituoso com as demais, se preferir. A moda é mandatório dos ignorantes.
Sê justo, meu filho
Prefira sofrer uma justiça, que comete-la.
Quem sofre injustiça, sente o penar do corpo, mas fortalece a alma.
Quem comete uma injustiça enche de fel a própria alma.
Não tenha vergonha de ser bom, meu filho.
Ofereça seus préstimos com sinceridade.
Não suponha que a sua ajuda é desnecessária ou que outro se oferecerá no servir
Sê gentil.
A gentileza tempera as relações, alimenta corações e não oferece custos.
Sê tudo isso, meu filho. Com os outros e consigo mesmo. No claro e no escuro.
Sê sincero consigo mesmo e não serás falso com outrem.
Beleza é algo que se conquista pelo caráter.
Sê belo pelas garotas, se quiser.
Com o tempo verás que a beleza tem valor por si mesma.
Beleza é vocação de todo homem desperto.