Carta Aberta à ALACAMP
Por Nemilson Vieira de Morais (*)
Campos Belos (GO), 26 de janeiro de 2021.
A frente desta instituição cultural da nossa cidade (em sua fase de fundação), por decisão unânime dos presentes, na primeira reunião extraordinária, de apresentação da proposta de criação da entidade, dirijo-me aos pares, membros da diretoria da Academia de Letras e Artes de Campos Belos (ALACAMP).
... Ao Fórum dos Autores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e egressos; demais membros fundadores…
Como um dos idealizadores desse relevante projeto de cultura para Campos Belos (GO)…
Juntamente com a Professora Odiva Xavier, Prof. Adelino Machado, Prof. Marconi F. Burum, Junia Januário, professora Mariana, com o apoio extensivo de tantos outros professores, escritores, mestres e demais cidadãos…
De igual modo, convidados, indicados a conduzir connosco a instituição, exponho-vos alguns assuntos de interesse geral…
Embora a (ALACAMP) não exista de direito (pelo motivo da sua ainda não formação e formalização nos termos da Lei), ela existe de fato. — Por passos significativos já dados no sentido da sua implantação e registro. Por ocasião da primeira reunião nesse sentido; realizada em 22 de janeiro de 1919, e também pelos nossos ideais não terem sido extintos nesse objetivo (creio).
Não pudemos avançar no aspecto da sua estruturação… por enes motivos, entraves naturais surgidos no seu caminhar.
Inicialmente criamos um E-mail, uma conta num grupo de WhatsApp, para a entidade; onde foram inseridos alguns companheiros das lides culturais (da literatura e doutros segmentos artísticos) para uma interação afins.
Mas, o sucesso desejado não aconteceu como esperava-se: aos poucos vários desses companheiros deixaram o grupo (com os seus devidos ou indevidos motivos. Incluído nessa leva de desistêntes, alguns protagonistas, linha de frente.
Restaram presentes apenas cinco pessoas neste grupo, em atividades:
Nemilson, professora Odiva Xavier, Defilardes Barbosa, Mário ( Mário, o Vovô Mariano) e o Professor Antônio Francisco.
Ainda em 2019/20 consegui com o professor Mauro José de Moraes presidente das entidades acadêmicas das quais sou membro, efetivo, vitalício (ANECA/ALB/MG/RMBH), o estatuto para a ALACAMP (ainda passivo de alguns ajustes conforte a realidade local).
— Ainda a ser apresentado em assembleia para ser apreciado e sugeridas as devidas alterações e aprovação deste, por seus membros.
Infelizmente, o planejamento e outras ações no sentido da estruturação da nossa instituição cultural, não foram implementados.
— Por se tratar de medidas a serem discutidas, avaliadas, em plenário de maneira democrática. — Não realizáveis unilateralmente.
Em 2020/21, com a crise sanitária, houve as paralisações em todo o país, das atividades que demandam aglomerações presenciais. — E Fomos penalizados por isso também!
Estive em retorno a Campos Belos de 26 de dezembro de 2020, a 7 de janeiro de 2021. — Neste ínterim, tentei contatos com os companheiros das lides culturais na cidade no sentido de realizarmos uma reunião presensial para apresentarmos algumas, conquistas, propostas quanto ao nosso projeto acadêmico, mas não fora possível.
Cooperei na fundação da academia de letras de Santa Luzia (MG), que vai muito bem. — Num reconhecimento fui inclusive homenageado pela mesma.
Apoiamos também a implantação doutra, na cidade de Nova Lima (MG), muito operante por sinal.
Não é de se estranhar que em algumas cidades esses projetos (de implantação de academias de Letras) vá adiante.
Tenho a informação de que, inclusive em Campos Belos, num passado não muito distante, um projeto similar a este fora proposto e não vingou.
Não gostaria de ver o mesmo acontecer; com relação a este sonho (que não é só o meu: são de muitos de nós) escritores da cidade em questão. Qualquer projeto é feito por muitas mãos e este não foge à regra.
Sempre tenho dito: “Sem a união de forças, de todos, a dedicação, o comprometimento, o amor pela causa, nada acontece ou avança”.
No quê depender da minha pessoa, vontade, esse ideário não morrerá jamais. Aguardemos e, o que tiver de ser será!
Certo da compreensão das partes envolvidas.
Nemilson Vieira de Morais,
Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.
“Presidente provisório” da ALACAMP.
Prof. Adelino Machado, vice presidente.
(16:02:21)