DIA DO PROFESSOR

Em 15 de outubro de 1975, recebi a carta transcrita a seguir, do amigo Ronaldo Ernesto Scucato, hoje Presidente da OCEMG - Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG).

Fiquei muito feliz com a manifestação do amigo. Na época, trabalhávamos na Cooperativa de Consumo dos Servidores do DER-MG Ltda., ele, Diretor Financeiro, e eu, Chefe da Secretaria Geral.

"Caro Professor Luiz,

Hoje é o seu dia, o dia de uma classe sofrida, que luta com parcos recursos para proporcionar maior bem-estar social de todas as outras classes; e principalmente vocês, integrados no ensino primário e secundário, como já foi dito anteriormente: Cada vez mais sobra menos dos seus minguados vencimentos, situação suficiente para envergonhar toda a nação.

Afirmamos que estamos e estaremos sempre solidários a qualquer movimento que for esboçado para elevação da classe e reconhecimento dos indeclináveis méritos, muito propalados e jamais assegurados.

Aproveitamos, na comemoração desse dia, para enviar o nosso abraço; esteja certo, que cumprimentando o querido companheiro, é nossa intenção cumprimentar a todos os mestres, modestamente, como modesta é a posição que ocupamos.

Desejamos que, num futuro próximo, o professorado seja elevado à posição de destaque que realmente merece, pois, antes de tudo e de todos, é ele, dando a formação adequada aos brasileiros, quem merece a ascensão do Brasil no concerto das nações.

Parabéns!

Ronaldo – 15-10-1975"

Bel. Ronaldo Ernesto Scucato
Enviado por LUIZ GONZAGA PEREIRA DE SOUZA em 24/10/2020
Reeditado em 24/10/2020
Código do texto: T7095198
Classificação de conteúdo: seguro