Carta sobre violência contra as mulheres, O Globo

Este meu texto foi publicado em 14 de agosto de 1985 no tabloide Méier do jornal "O Globo", nas cartas de leitores. Não sei se os tabloides de bairro deste jornal ainda existem, pois de há muito deixei de acompanhar "O Globo" em função de sua decadência moral e intelectual e até da economia que o Plano Real, que arruinou nosso povo, me obriga a fazer. Mas o que aí se expressa não perdeu, infelizmente, sua atualidade. A carta saiu com o título (colocado pelo jornal) "Caça às mulheres".

"Nos últimos anos multiplica-se no Brasil um tenebroso hábito: a violência contra mulheres (inclusive meninas). Já se pode falar, em nosso país, em caça às mulheres. Aqui o machismo já não se contenta com a opressão e a agressão: chega ao massacre.
Alguma coisa tem que ser feita para deter essa maré de sangue. Julgo que grande parte da responsabilidade cabe aos pais, pelo tipo de educação que dão aos seus filhos. Extremamente leviano e irresponsável, sobretudo, é o pai que leva o seu filho adolescente para a "iniciação sexual" numa casa de lenocínio, contribuindo para destruir, no jovem, o respeito pelo sexo oposto.
Quanto às meninas, cabe aos pais zelo especial em vista dos perigos dos tempos modernos. A menina deve ser ensinada a não ir sozinha a apartamentos de rapazes; a procurar namorados de boa formação moral; a fugir das más companhias. É preciso também que os pais estimulem em suas filhas o aprendizado de defesa pessoal - como "jiu-jitsu" - para que, diante dos agressores, elas tenham possibilidade de sobreviver. E quanto mais cedo aprenderem melhor, pois os tarados estão pululando."