Comentário apagado

Fiz um comentário num texto intitulado “Por quê Bolsonaro está em alta nas pesquisas?” e ele foi apagado sem que eu possa entender o motivo, porque acho que não ofendi o autor. Se o fiz não foi intencionalmente.

Não foi a primeira vez que isso aconteceu comigo, mas como o autor se diz professor de História e jornalista, suponho que deveria existir dever ainda maior de se respeitar os fatos do que seria normal em qualquer pessoa. Por isso, me acho na obrigação de fazer algumas considerações a respeito.

Repito a seguir o comentário integral e sem alterações: “O conceito que temos de "mundo" é formado através de julgamentos de valores. Esse julgamento varia de pessoa para pessoa e pode variar numa mesma pessoa em épocas diferentes. Em geral, esse julgamento é feito de forma superficial. Por exemplo: dizia-se que Lula tinha 80% de aprovação pela população, mas quase ninguém leva em conta que ele foi favorecido pelo crescimento da economia mundial da época e pelo grande volume de exportações das chamadas "commodities", o que se lembra é que o consumo interno aumentou muito. Numa análise mais detalhada, que não é feita por quase ninguém, a administração Lula conseguiu um "voo de galinha", o mesmo que aconteceu nos governos militares e foi chamado de "milagre econômico". Bolsonaro, além da campanha contra que está sofrendo desde antes de ser eleito, "deu azar" com a pandemia, que foi apenas mais um forte argumento contra ele. A verdade é quase ninguém se impressiona com mortes no Brasil. A prova disso é que ninguém lamenta as quase 100 mil mortes anuais em acidentes de trânsito e assassinatos. Quanto aos livros, mesmo que lêssemos 20 ou 30 livros por ano, não quer dizer que obrigatoriamente iriamos nos interessar por economia, filosofia e direito e assim continuaríamos "ignorantes" do mesmo jeito.”

Ninguém em seu juízo normal pode querer ser “dono da verdade”, porque ela não está em nós, está no mundo. Descartando logicamente certas colocações “filosóficas” inúteis segundo as quais a verdade não existe. Então, estou escrevendo como uma pessoa comum e não como um “deus”.

Inicialmente vamos recordar o que está registrado na página 30 do Caderno de Teses do 5° Congresso Nacional do PT, realizado em 2015 em Salvador (BA): “157. Neste congresso conservador e sob a presidência de Eduardo Cunha, temas como a reforma política, a lei da mídia democrática, a punição dos crimes da ditadura militar, o combate à corrupção e mesmo a cassação do deputado Jair Bolsonaro só terão chance de êxito se houver intensa pressão social.”

Ora, se em 2015 já havia restrição oficial do PT contra Bolsonaro, porque hoje seria diferente?

Observemos também que em 2015 o deputado Jair Bolsonaro era um desconhecido para a maior parte dos brasileiros e não haveria motivo por parte da população para querer cassá-lo, então o PT deixa visível sua intenção de usá-la como instrumento para resolver seus traumas.

O autor cita pesquisa do Instituto Datafolha, segundo o qual 37% da população aprova a atual gestão e diz que a aprovação do Presidente melhorou devido ao auxílio emergencial. Mas, melhorou em relação a quê? Ele não cita pesquisa anterior para ter um termo de comparação. È chute?

O autor afirma que existem 50 milhões de desempregados no país, ao que parece se baseando no número de pessoas que se inscreveram para o auxílio emergencial, ignorando o dado oficial de 12,5 milhões divulgado pelo IBGE e que dentre esses 50 milhões existem estudantes, pessoas que por qualquer motivo não estavam empregadas antes da pandemia e o nosso tradicional e histórico oportunismo. Outro chute?

No texto o autor diz ser um absurdo o fato de metade da população (não sei de onde ele tirou esse dado) não achar que o Presidente tem responsabilidade pelas 100 mil mortes pela pandemia.

Ele deixa claro assim, que toda a população deveria pensar como ele.

Em outro texto, o mesmo autor diz: “Outra coisa, se estivesse preocupado, realmente, com a disseminação de doenças, ele teria impedido a realização do carnaval. Ou realizaria o evento em outra data.”.

Se o Presidente tivesse tentado impedir a realização do carnaval seria acusado de autoritário, como ele não se intrometeu na área das prefeituras, passou a ser culpado pela irresponsabilidade de prefeitos e empresários.

O versículo da Bíblia “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

(João 8:32) ficou um tanto gasto ultimamente, principalmente porque tem sido repetido por quem não parece ser sincero, mas mesmo para os que se dizem ateus e não costumam ler a Bíblia, é uma lição de conduta interessante porque nos diz que a verdade pode nos livrar das amarras de viver num mundo de faz de conta, se referindo aos que pensam diferente como alienados.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 22/08/2020
Código do texto: T7043059
Classificação de conteúdo: seguro