Despedida sem luto
Enquanto organizava o quarto analisava que apenas havia ganhado mais espaço, foi enquanto uma música tocava que dei-me conta que não haveria mais espera, nem doce, nem amarga, nenhuma espera.
Enquanto dobrava algumas blusas e pendurava vestidos no guarda roupa admirava a capacidade de interpretar o verdadeiro início do fim, e mais uma vez, uma canção respondeu, "as jóias que me dava não tinham nenhum valor", e de fato, não tinham, era mais uma obrigação em forma de objeto, que nada preenchia, existem pessoas que sentem-se preenchidas com a presença, outras são preenchidas com a sensação que o passado tenha sido perfeito e defendem, mesmo sem notar, a permanência nele, ou um cotidiano retorno, tão necessário quanto insensato, a ponto de impedir talvez o encontro das peças perdidas do quebra cabeças que a vida nos apresenta e oferece todo o tempo para completar, sem nenhuma pressa, sem que os desencaixes ou pecinhas mal colocadas influenciem tão definitivo na caminhada, mas, quando acredita -se que a missão é compor todas as peças para depois viver, pode ser que a paz de espírito não seja encontrada, afinal, procurou-se apenas peças, não viveu a emoção de sorrir enquanto errava e aprendia algo novo.
É necessário construir laços, sorrir juntos e não do outro, tudo isso é melhor que reunir volumes de coisas, é sempre melhor termos histórias compartilhadas, lembranças saudáveis e angústias superadas.
A dias tenho conversado com amigos e compartilhado sentimentos que viviam reprezados, a graça toda é que são meus amigos de verdade, daqueles que riem junto, dividem segredos, intimidades e respeito, e não importa quantas décadas tenham passado desde a última conversa olho no olho, ali foi conservado algo importante, que em nosso caso, perdemos no meio de tudo, e essa sensação é muito mais positiva que a constante espera, bem provável, do outro lado, alguém não desejava chegar, forçando para acontecer cada vez mais tardia, e assim fomos nos perdendo, tornando-nos indiferentes e algumas vezes nos questionando a razão de tudo isso, e foi assim o início do fim, deixei que você fosse sempre, sem cobrar, de tanto entender suas necessidades, fui desistindo de fazer parte, afinal, eram tão suas, por muito tempo apenas esperava a volta, era notorio que nenhum laço mais nos unia, assim deixei-o livre, sem pressão, e com a certeza de que não precisa voltar, meu tempo de espera esgotou, agora preciso viver de verdade, nesse ponto final ouvia Jorge Aragão, um clássico.