CARTA A FRASSINO MACHADO (II)


     Prezado Frassino Machado:
   
  Apenas hoje, 8.5.20, tomei conhecimento de sua Missiva a Diógenes de 10.1.15, onde o prezado amigo opina sobre uma preferência minha: “A prática da escansão torna a Poesia mais dinâmica, e, ainda mais, se lida em voz alta.”

     Prezado Amigo Frassino, antes de tudo, praz-me informá-lo que sempre fui avesso contra a tal da Semana da Arte Moderna, que aconteceu em São Paulo, em 1922. Jamais busquei informações a respeito da mal fadada iniciativa, a não ser recentemente. Pois bem, fiquei alegre por saber que a dita cuja não foi aquele sucesso que erroneamente pensava que havia sido, muito pelo contrário; foi apupada, rechaçada. Atentava contra o rigor da forma, na Poesia, especialmente a parnasiana e na Pintura. Ora, não foi um de seus propositores, que opinou que o soneto é a obra-prima das formas literárias?

     Todavia,que efeito depreciativo poderia ter causado estapafúrdias ideias na mente de pessoas fracas, imaturas, desprovidas de formação e de bons princípios? Sei lá! Fato é que tempos depois começaram a surgir homens que não homens, mulheres que não mulheres, governantes que não são governantes mas aproveitadores, e basta!

     Mas fato é que o soneto não morreu, nem mesmo o soneto parnasiano, ou talvez sim, deixando em seu lugar, seu filho, o soneto neoparnasiano, igualmente formal e com conteúdo melhor. Mas quem sou eu para escrever sobre Literatura? Escrevo sonetos. Quanto ao texto de Antonio Ramos Rosa, muito bonito. Eu só haveria de sugerir que o primeiro verso fosse: “ Escuto na palavra escrita a festa do silêncio”, uma vez que a vocação da Poesia, de modo geral, é ser lida em voz alta.

     Aprecio a Poesia de
     Miguel Torga
     
Mágoa

     Medas de trigo ao sol - Agosto,
     Tudo o calor do Sonho amadurece;
     Só a verdade amargura do meu rosto
     Permanece!

     Até me lembro que não sou da vida!
     Que não pertence à terra esta tristeza…
     Que sou qualquer desgraça acontecida
     Fora do seio mãe da natureza.

     E contudo não sei de criatura
     Que mais deseje ter esta alegria
     De um fruto azedo que arrancou doçura
     Do céu, das pedras e da luz do dia.

     Leiria, 11 de Agosto de 1940.

     Resta-me reiterar que o confronto – tal na prática esportiva ou outra ─ , é uma demonstração de disponibilidade e de amizade. Um abração, Amigo Frassino.

 
Diógenes Pereira de Araújo
Enviado por Diógenes Pereira de Araújo em 08/05/2020
Reeditado em 08/05/2020
Código do texto: T6941338
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.