Carta aberta a Greta Thunberg

Querida Greta:
Durante um ano e meio você lutou sem cessar pelo meio ambiente, na verdade mais tempo ainda, pois já se manifestava pela internet antes da sua famosa greve pelo clima iniciada em agosto de 2018.
Sua principal reivindicação: que cessem o mais possível as emissões de dióxido de carbono e outros poluentes para reverter o aquecimento global e o colapso ecológico. E que o Acordo de Paris seja respeitado pelos países ricos que o assinaram.
Caso contrário, como você não se cansou de alertar em manifestações, entrevistas, discursos, a situação chegará provavelmente em 2030 ao desencadear de reações em cadeia irreversíveis e fora do controle da raça humana.
Você não foi atendida. Os donos do poder não quiseram ouvi-la. Salvo engano, o único Chefe de Estado que lhe deu apoio foi o Papa Francisco.
Você agiu o tempo todo com coragem e heroísmo, Greta, mesmo sendo uma criança e tendo apesar disso de suportar o ódio que foi despejado em sua pessoa, com todo tipo de ofensas, calúnias e ameaças.
Pois agora, Greta, veja: a sua principal reivindicação foi atendida, pelo menos em grande parte e temporariamente. O que parecia impossível está acontecendo: as emissões diminuíram radicalmente, a poluição baixou, por toda parte, mesmo nas grandes cidades, o ar está mais puro em decorrência das paralisações que a epidemia forçou. A Natureza já dá sinais de recuperação, agora que caiu a queima de combustível fóssil. Em muitos locais os animais silvestres passeiam tranquilamente pelas ruas desertas.
Toda uma civilização orgulhosa e predatória, que não respeita mais o sagrado, ajoelhada diante de seres microscópicos.
Reflita, querida Greta. Nem sempre os heróis ou heroínas como você conseguem vencer. Mas onde nem uma grande heroína como você consegue derrotar os poderosos do mundo, DEUS CONSEGUE.