Coronavírus, isolamento e nova rotina: como lidar com as mudanças

Queridos,

Independente do lugar onde você mora ou se você se encontra ou não no grupo de risco, muitas mudanças têm acontecido na vida de todos. As medidas de proteção tão necessárias como o período de isolamento social tem sido vivenciadas por muitos com grande ansiedade e medos.

Rotinas foram modificadas. Pessoas que antes passavam a maior parte do tempo fora de casa precisarão reaprender a conviver dentro dos novos limites colocados como forma de cuidado com a saúde. Mas, como lidar com todas essas mudanças?

* REAPRENDENDO A ESTAR CONSIGO: Inicialmente, torna-se fundamental reaprender a estar consigo. Com a rotina tão corrida que muitos estão acostumados, muitas vezes o que menos sobra é o tempo para si, tempo para avaliar os sentimentos, para descobrir novos gostos, para estar em um processo saudável de autoconhecimento. Por isso, será muito importante que você tire tempo para se conhecer, para saber o que gosta, para se permitir experimentar novas possibilidades e para estar com você. Retomar alguma leitura antiga, começar algum hobby novo em casa, fazer algum curso de sua vontade, ouvir músicas, praticar relaxamento e pensar em alguma atividade física que possa ser feita em casa são algumas possibilidades. É fundamental encontrar em você um companheiro e aprender a ter prazer com sua companhia!

* ORGANIZAR A ROTINA: Todos nós já nos deparamos com a falta de tempo para fazer algo que tem vontade, não é mesmo? Com esse tempo necessário de recolhimento em casa, torna-se importante organizar a rotina. Essa organização pode contribuir tanto para o manejo da ansiedade, como também para programar atividades que contribuam para vivenciar o dia de uma forma que gere menos angústia. Estabelecer o melhor horário para as refeições, para acompanhar as notícias, para fazer algo sozinho, são algumas das estratégias. Colocar no papel as ideias pode facilitar essa organização. Com o passar dos dias, a pessoa tem a possibilidade de reavaliar o que tem feito e modificar o que for necessário. Além disso, ao pensar em alguma meta e conseguir cumprí-la, pode aumentar a sensação de autoeficácia, o que tem efeitos positivos na vida da pessoa.

*DELIMITAR O TEMPO PARA ACOMPANHAR O FLUXO DE NOTÍCIAS: Estar informado diariamente é fundamental, sobretudo para saber as medidas necessárias a serem tomadas para garantir sua saúde e de sua família. No entanto, devido o tempo livre, muitas pessoas mergulham por várias horas em um excesso de informações, o que pode contribuir para um aumento da ansiedade, do medo e da sensação de pânico. Diante do excesso, muitos são os pensamentos que invadem e fazem com que os sentimentos aversivos aumentem. Por isso, é importante filtrar as informações que podem contribuir e mesclar esse tempo livre com outras atividades.

* APRENDER A ENTENDER SUAS EMOÇÕES E A DOS OUTROS: Considerando que todos estamos vivenciando períodos de grandes tensões, pode ser que em seu ambiente familiar, alguns conflitos aconteçam. Por isso, é importante alguns cuidados como forma de preservar os vínculos familiares, entre eles: aprender a identificar quando você ou alguém de seu convívio está com raiva ou outra emoção aversiva e dar o tempo necessário para você ou para o outro. Essa medida é importante tendo em vista que muitas vezes, nossas emoções aversivas (como raiva, medo, desespero) vêm acompanhadas de pensamentos distorcidos da realidade. Assim, ao perceber que você está em um momento de raiva por exemplo, é importante que espere um pouco essa emoção diminuir para depois conversar o que for necessário ou esperar a pessoa com quem deseja conversar se acalmar para depois conversar com ela.

Queridos, as sugestões apresentadas acima têm como objetivo contribuir para que esse tempo de isolamento seja vivenciado de forma saudável. De toda maneira, é importante que você possa criar novas estratégias que possam te auxiliar a passar por esse período. Caso perceba que não dará conta sozinho de passar por esse momento, procure ajuda! Existem muitos profissionais disponíveis e capacitados para realizar seu atendimento online como forma de cuidado com sua saúde!

Att, Lirlaine

Lirlaine C Vaz
Enviado por Lirlaine C Vaz em 23/03/2020
Código do texto: T6894960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.