GUERRA BIOLÓGICA AFETA A ECONOMIA MUNDIAL - CORONAVÍRUS E COVID-19 É O TERROR DO SÉCULO
GUERRA BIOLÓGICA AFETA A ECONOMIA MUNDIAL - CORONAVÍRUS E COVID-19 É O TERROR DO SÉCULO
Cada consumidor tem direito a adquirir apenas um litro de álcool 70% em gel ou líquido, e uma caixa de máscara descartável. Assim decidiu o Procon (Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor), para evitar o desabastecimento desses produtos. O coordenador geral, Ihgor Rego, enviou a notificação 10/20 à Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio), pedindo apoio e parceria no sentido de que a medida alcance o maior número de filiados.
COMO DENUNCIAR PREÇO ABUSIVO?
Ao verificar a cobrança de preços abusivos em estabelecimentos comerciais em Rondônia, a orientação do Procon é que o consumidor fotografe o produto com o suposto valor abusivo e entre em contato com o órgão através do 151, ou pelo email da regional de cada município. Em Porto Velho o email é : portovelho@procon.ro.gov.br
👉SAIBA MAIS EM: http://www.rondonia.ro.gov.br/para-evitar-desabastecimento-procon-limita-uma-unidade-de-alcool-gel-70-e-caixa-de-mascaras-por-consumidor/
http://www.rondonia.ro.gov.br/para-evitar-desabastecimento-procon-limita-uma-unidade-de-alcool-gel-70-e-caixa-de-mascaras-por-consumidor/
19 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia
Cada consumidor tem direito a adquirir apenas um litro de álcool 70% em gel ou líquido, e uma caixa de máscara descartável. Assim decidiu o Procon (Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor), para evitar o desabastecimento desses produtos. O coordenador geral, Ihgor Rego, enviou a notificação 10/20 à Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio), pedindo apoio e parceria no sentido de que a medida alcance o maior número de filiados.
“Com a Fecomércio, é possível alcançar a maior parte dos revendedores, enquanto para nós, a atual situação se apresenta humanamente impossível para visitarmos todo o Estado”, observou, nesta quinta-feira (19), o coordenador de fiscalização, Vitor Afonso Ferrare.
A assessora da presidência da Fecomércio (Federação do Comércio), Francisca Soares, informou que a entidade está avaliando a melhor forma de colaborar com aplicação a notificação
Na pesquisa rotineira em supermercados, para constatar possível desabastecimento de itens essenciais ao consumidor, o Procon constatou normalidade, até agora. “Existe apenas aglomeração de pessoas preocupadas em estocar produtos, o que acontece noutras regiões, mas o nosso trabalho no momento visa conter abusos nos preços do gel e da máscara”, assinala Ferrare.
A notificação considera também que, na hipótese de reajuste dos preços dos dois produtos, os comerciantes deverão apresentar justificativas documentadas.
O artigo 4º, da Lei no 8.078/90 e o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor prevêem como direito básico a todos os consumidores, em seu inciso III, a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
A notificação do Procon, assinada pelo coordenador estadual também menciona a situação mundial e o temor provocado pelo vírus COVID-19 (novo Coronavírus), e justifica o trabalho com sentido de evitar não apenas o desabastecimento, mas abusos de preços.
Igualmente, invoca a Política Nacional das Relações de Consumo, para defender “o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e a harmonização das relações consumeristas, atendidos, entre outros, em conformidade com o art. 4o, da Lei no 8.078/90”.
Ihgor Rego lembra que o descumprimento das normas pode motivar a aplicação das sanções previstas no art. 56 dessa Lei, sem prejuízo das medidas a serem adotadas por outros órgãos que atuem no interesse do consumidor, nas esferas administrativa, civil, e penal.
As equipes do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor em Rondônia (Procon/RO) estão nas ruas realizando fiscalizações em diversos estabelecimentos comerciais diante do aumento nas denúncias de altas extorsivas do álcool em gel e das máscaras de proteção individual.
“As empresas que forem flagradas aumentando injustificadamente o preço do álcool em gel e das máscaras poderão ser multadas ou suspensas as atividades empresariais” destaca o coordenador estadual do Procon/RO, Ihgor Rego.
O coordenador explica que antes mesmo do surto epidêmico do vírus Covid-19, as equipes já estavam realizando fiscalizações para acompanhar os preços de comercialização. “O procedimento consiste na solicitação das notas fiscais de compra das distribuidoras referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2020, juntamente com o relatório de venda desses produtos dentro do mesmo período com objetivo de comparação com atual,” detalha o coordenador.
Além disso, Ihgor comenta que não são todos os estabelecimentos que praticam preços abusivos, e que o trabalho do Procon está focado no aumento de preço injustificado, ou seja, quando os custos com a matéria prima aumenta é natural que o produto final sofra essa alteração, mas quando esse preço não é justificado, ele se torna meramente especulativo, causando lesão ao consumidor.
“Estamos intensificando as fiscalizações e atuando com pedido de explicações, autos de infração, apreensão, fechamento de estabelecimentos, notificações e aplicação de multas. As vendas irregulares não se limitam apenas a alta dos preços, mas também a produtos adulterados. Temos constatado que comerciantes estão comprando álcool em gel em grande quantidade e fazendo o envase em recipientes inadequados, além de rotular indevidamente o produto. Constatada a irregularidade, os produtos serão apreendidos e o comerciante será punido” revela o coordenador.
Os trabalhos de toda equipe do Procon/RO continuam e as denúncias podem ser feitas pelo telefone 151 e pelos e-mails das regionais da sua região relacionados abaixo:
Porto Velho: portovelho@procon.ro.gov.br
Ariquemes: ariquemes@procon.ro.gov.br
Espigão do Oeste: espigaodoeste@procon.ro.gov.br
Guajará-Mirim: gmirim@procon.ro.gov.br
Ji-Paraná: jiparana@procon.ro.gov.br
Ouro Preto do Oeste: proconopo@gmail.com
Pimenta Bueno: pimentabueno@procon.ro.gov.br
Rolim de Moura: rolim@procon.ro.gov.br
Vilhena: vilhena@procon.ro.gov.br
Leia mais:
Três clientes de empresas aéreas pediram informações ao Procon Estadual, a respeito da possibilidade de remarcar datas de suas viagens para o interior do País, em razão do avanço da propagação do novo coronavírus.
Uma das consultas resultou na abertura de processo, que ainda não apresentou solução.
Segundo o coordenador estadual do Procon, Ihgor Rego, o Procon está atento à situação na Capital e no interior de Rondônia.
“Já se sabe que se a pessoa viajar para um país altamente infectado terá sua vida exposta a riscos desnecessários”, disse o coordenador.
O consumidor pode pedir a prorrogação do prazo da viagem, ou o cancelamento sem qualquer ônus.
“Pode-se pedir a prorrogação sem qualquer ônus, as pessoas devem vir ao balcão do Procon munidos de documentos pessoais, comprovante de compra da passagem e protocolo de atendimento”, explicou.
Equipe de fiscalização do Procon está visitando farmácias em Porto Velho e no interior do estado, a fim de monitorar preços do álcool gel e máscaras, cujas vendas aumentaram nas principais cidades brasileiras. Essas máscaras são comumente utilizadas em países asiáticos, para a prevenção de doenças respiratórias ou para combater os efeitos da poluição urbana.
CUIDADOS
Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 [doença provocada pelo vírus] fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países afetados triplicou. “Há mais de 118 mil infecções em 114 nações, sendo que 4.291 pessoas morreram”, justifica o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.
A definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu esse patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo.
ENTENDA
São direitos do consumidor no momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declara que o mundo vive uma pandemia do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2:
– Adiar a viagem; viajar para outro destino de mesmo valor; obter a restituição da quantia já paga.
– Outras possibilidades podem ser negociadas com as empresas, desde que seja uma alternativa que não prejudique o cliente e com a qual ele esteja de acordo.
– Caso o consumidor se sinta prejudicado em razão da postura adotada pela companhia, pode procurar o Procon, para intermediar a negociação e tentar compor um acordo com a empresa.
– Mesmo as companhias não tendo culpa, a lei reconhece que a parte vulnerável da relação é o consumidor, de modo que é ele quem merece especial proteção.
Leia mais:
SAÚDE
Primeiros dois casos suspeitos de coronavírus em Rondônia foram descartados
Segundo informações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), os dois primeiros casos suspeitos de coronavírus (COVID-19), reconhecidos pelo Ministério da Saúde em Rondônia, já foram descartados.
Os casos passaram, a princípio, por exames do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), e foram negativados para todos os tipos de Influenza. As amostras foram, posteriormente, encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório referência nacional para análises de coronavírus, e também foram descartados.
Outros novos dois casos foram notificados esta semana na cidade de Ariquemes e estão sendo acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Rondônia (Cievs) e Vigilância Epidemiológica Municipal. A Agevisa está com processo de compra emergencial para abastecimento de kits de coleta de amostras para secreção da nasofaringe, para diagnóstico de coronavírus.
A Agevisa enfatiza, ainda, que os pontos focais para tratar do COVID-19 em Rondônia são o Cievs estadual, que pode ser contatado pelos telefones 0800 642 5398 (24 horas) ou (69) 3216-5398, que atende das 7h30 às 13h30; Cievs municipal em Porto Velho, 0800 647 1010 (24 horas) ou (69) 3901-2835.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Agevisa está em contato ininterrupto com todas as Vigilâncias em Saúde Municipais para captura adequada e manejo de qualquer caso suspeito de coronavírus.
Leia Mais:
SAÚDE PÚBLICA
Comitê de Segurança do Paciente deve funcionar em 118 hospitais públicos e privados de Rondônia, prevê Agevisa
Reunido pela segunda vez, com a presença de diversos técnicos hospitalares, de policlínicas e outras divisões da Saúde Estadual de Rondônia, o Comitê Estadual de Segurança do Paciente definiu metas para consolidar a atenção primária.
Quarenta hospitais na Capital e no interior já dispõem de núcleos estruturados e a meta a ser alcançada é de 100%, ou seja, 118 unidades hospitalares.
Seis hospitais e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) já integram a Rede Sentinela de Agravos, constituída por unidades de saúde (chamadas de unidades sentinela), que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos e/ou acidentes relacionados ao trabalho.
Até então, por meio da Vigilância Sanitária, vem funcionando desde 2013 a Coordenação Estadual de Segurança do Paciente, ligada à Agevisa. A próxima reunião do Comitê será no dia 24 de abril, definiram os técnicos.
“Queremos mais, o compromisso é de todos”, disse na quarta-feira (11) a coordenadora de segurança hospitalar na Agevisa, Rosa Maria Ferreira de Almeida, durante apresentação do projeto, na sala de reuniões do órgão.
No ano passado, o Rio Grande do Norte constatou que o funcionamento do Núcleo de Segurança ao Paciente (NSP) em nove hospitais resultou em melhor identificação do paciente (66,70%); melhor higiene das mãos (50%); e prevenção de quedas (50%).
Direções de hospitais com NSP afirmaram desenvolver atividades de capacitação em segurança do paciente com os profissionais, e 44,5% afirmaram fazer comunicação efetiva.
Servidores da Saúde receberão manual para melhorar assistência ao paciente hospitalar
POC E LEPAC
Das metas do primeiro objetivo delineado no plano destacam-se:
1) O aumento hospitais com núcleos cadastrados na Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) até 2023;
2) Fazer funcionar, até 2023, o NSP nas unidades laboratório da Assistência Personalizada à Saúde (APS), na média de 25% ao ano;
3) Adotá-lo na Média Complexidade. Momento atual zero, unidades pilotos: Policlínica Oswaldo Cruz e Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac), aumentando no mesmo percentual as unidades de média complexidade.
A coordenadora Rosa Maria apresentou, em audiovisual, o manual recém-elaborado pela Agevisa: trata-se de uma instância colegiada, de caráter consultivo, com a finalidade de promover ações que visem à melhoria da segurança do paciente.
Entre as suas principais competências, destacam-se a elaboração e acompanhamento da execução do Plano Estadual de Segurança do Paciente (PESP). Ao mesmo tempo, o Comitê propõe e valida, em caráter complementar, protocolos, guias e manuais referentes a essa segurança.
“Contribuiremos para a criação de uma cultura de segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde, adotando medidas efetivas para a melhoria da segurança do paciente”, sintetizou Rosa Maria.
ONDE O PESP PRETENDE CHEGAR?
O Comitê incentivará 100% dos hospitais que possuem núcleos de segurança do paciente a notificar situações no sistema Notivisa.
Os núcleos serão estimulados a trabalhar e, hospitais de médio e grande porte que estão sob gerência e gestão estadual, e em 80% nos demais hospitais da rede sejam eles públicos/filantrópicos/ militares e/ou privados.
Agregar ações à Atenção Primária à Saúde, utilizando normas do projeto Proadi-SUS, uma demanda encaminhada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Proadi é a sigla do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, uma forma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à certificação de entidade beneficente de assistência social em saúde (Cebas), transferindo sua expertise em projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada.
PRIORIDADES DE SAÚDE NO ESTADO
Ampliar e humanizar a oferta de serviços à Saúde;
Reduzir a mortalidade de mulheres em idade fértil e materna;
Reduzir a mortalidade infantil;
Reduzir a incidência e prevalência das ISTs;
Reduzir a incidência e prevalência das Doenças Tropicais;
Reduzir a mortalidade por causas externas;
Garantir a transparência nos gastos públicos;
Fortalecer a APS como ordenadora do cuidado;
Garantir a transversalidade das ações de vigilância em saúde em todas as redes de atenção.
Implantar a Rede Materno Infantil;
Implantar a Rede de Urgência e Emergência;
Implantar a Rede de Condições Crônicas;
_______
São coordenadores diretos do Comitê de Segurança do Paciente, que tem a participação de hospitais públicos e privados do Estado de Rondônia:
Rosa Maria Ferreira de Almeida, coordenadora estadual de Segurança do Paciente;
Vanessa Ezaki, gerente técnica de Vigilância Sanitária
Ana Flora Camargo Gerhardt, diretora geral da Agevisa; e
Fernando Máximo, secretário estadual de saúde.
_______
Leia mais:
Fonte: Facebook
Divulgado em:
21 de março de 2020
Por:
PGI Mirandão
Leia mais:
O FOGO ADUBA A TERRA, A FUMAÇA É REMÉDIO E A ÁGUA NUNCA ACABA
1 - A Ciência revela segredos da Natureza
E mostra ao povo verdades comprovadas
Isso revolta estudiosos de pobres teorias
Que pesquisam podres obras publicadas
2 - Sou a revolução que trás a certeza
Eu sou a Ciência atual renovada
Sou o aquecimento das letras frias
Sou a publicação das artes guardadas
3 - Sou Código escrito com maior firmeza
Sou a Sabedoria no máximo ampliada
Sou combatente da ciência nua e vazia
A consciência geral precisa ser reformada
4 - Eu venho trazer nova linha de defesa
Ciência é resultado de horas pensadas
E observações de fatos do dia-a-dia
É fonte aceita e vendida, bem negociada
5 - O Fogo é adubo, e purifica impurezas
Faz produzir melhor na cinza deixada
Combate pragas e insetos, beneficia
Tem saúde onde se tem mais queimada
6 - Fumaça que mata é a que vem das empresas
Como a fumaça química no espaço deixadas
Pelos aviões que cruzam os céus noite e dia
E as fábricas que produzem fumaça exagerada
7 - Queimar lixo químico é pura indelicadeza
Incineradores sem filtro não protege nada
Polui mais que os veículos nas rodovias
Lixos hospitalares produz fumaça contaminada
8 - Fumaça é remédio se é de matéria da Natureza
Lixo orgânico produz fumaça abençoada
Floresta queimando é a fumaça mais sadia
Cura enfermidades a queima de derrubada
9 - O controle da fumaça é a culpa da tristeza
A peste no mundo aumenta em disparada
Se soubessem o real efeito a lei contribuiria
Fumaça orgânica não seria criminalizada
10 - O mundo está doente e tenho muita certeza
Sem Ciência da Medicina não vive mais nada
Homens de muito Conhecimento e Sabedoria
Medicamentos, venenos, e vacinas apressadas
11 - O fogo e a fumaça orgânica produz riqueza
Em cada planta há uma cura já divulgada
A orgânica neutraliza os efeitos da doentia
Da boa fumaça não há doença diagnosticada
12 - Ser contra a boa fumaça é teoria de pobreza
É necessário que se pratique mais queimadas
Os efeitos danosos da fumaça nociva aumentaria
Se no Brasil não existisse as famosas derrubadas
13 - Que cada país possa refletir e agir com destreza
Determinar que a zona rural tenha parte reflorestada
Sem fumaça da queima de floresta todo vivente morreria
De tempo em tempo cada Nação pratique sua queimada
14 - É um assunto que para muitos causa estranheza
Essa é a Teoria que não admite ser contestada
Sem a fumaça orgânica o efeito estufa ampliaria
E acabaria com toda espécie de vida catalogada
15 - Eu sou o mistério que mantém a chama acesa
E afirmo que a água não diminui nem acaba
Onde ela esconde se cavasse logo apareceria
A água usada corre para o mar, e logo é retornada
16 - O mar filtra com sal e fogo, assim faz a limpeza
Chega suja e volta potável para ser reutilizada
É um ciclo misterioso, segredos da Sabedoria
Estudiosos se perdem em teorias reprovadas
17 - Consumo de água são falíveis teorias de incertezas
Pois se reutiliza até aquelas mais contaminadas
Nem toda fonte, havia matas ciliares que protegia
Há minas nas rochas nos topos de serras peladas
18 - Mudanças climáticas, invenção russa ou chinesa
Modalidade de guerra, dominação ilimitada
Fruto nocivo de determinadas engenharias
Experiências que deveriam ser repudiadas
19 - Sou Ciência Prática, Nova Teoria posta à mesa
O Fogo aduba a Terra e a Água nunca acaba
Sem a Fumaça Orgânica o mundo se derreteria
Eu desafio a ciência teórica, leiga e infundada ...
(Eliozani Miranda Costa – 03/08/2016)
Alterado em 29/01/2020
Só daqui para baixo
ELIOZANI MIRANDA COSTA
Agente Penitenciário de Rondônia
Matrícula 300060689
Demitido Injustamente
PAD 004/2009/COGER/SEJUS
Pedagogo e Bacharel em Direito
Futuro Advogado sem OAB
Procurador-Geral de Intermediações
Motorista Carreteiro Transportador de Produtos Perigosos
Escritor Universal de Utilidades Públicas
Fiscal Independente
Combatente Solitário da Corrupção
hellyozanny@gmail.com
69984060100
69984079488
RESPEITE A LEI DA QUARENTENA DO CORONA VÍRUS PORRA
Cornélio Petersen Chefe do Ministério Público de Santa Luzia d'Oeste Rondônia, é Fake News, se tiver mesmo contaminado, porque então não fica em casa cumprindo a quarentena conforme impõe a Lei?
Ou a Lei não é pra todos?
Quem trabalha no MP não precisa cumprir as Leis?
Regiane Zangrandi Miranda chegou dos EUA e foi na sua Empresa Farmácia Brasil, e visitou alguns amigos antes de iniciar o cumprimento da quarentena.
Fez igual o Cornélio Petersen, tosse tosse tosse , mas não cumpre a Lei, chega do exterior com fogo pra circular pela cidade levando corona vírus para os amigos, cumprimenta com abraços e beijos e dá aquele espirro forte igual cavalo com garrutio, tosse na cara dos amigos, depois volta pra casa e fala que está cumprindo a porra da quarentena.
É muita mentira deslavada dessa gente riquinha, que não dá pra gente ver/saber é ficar calado, fingindo que não sabe de nada.
O certo é o Município de Santa Luzia d'Oeste Rondônia aplicar uma multa neles por descumprir a Lei pertinente.
Alguém sabe dizer se cachorro contaminado pelo CORONAVÍRUS transmite COVID - 19?
Santa Luzia d'Oeste Rondônia
19 de março de 2020
Eliozani Miranda Costa
PGI Mirandão
ELIOZANI MIRANDA COSTA
Agente Penitenciário/Policial Penal de Rondônia
Matrícula 300060689
Demitido Injustamente
PAD 004/2009/COGER/SEJUS
Pedagogo e Bacharel em Direito
Futuro Advogado sem OAB
Procurador-Geral de Intermediações e Intervenções PGI
Motorista Carreteiro Transportador de Produtos Perigosos
Escritor Universal de Utilidades Públicas
Fiscal Independente
Combatente Solitário da Corrupção
Amicus CURI
Juiz Arbitral
Pré Prefeito Mirandão
hellyozanny@gmail.com
69984060100
69984079488
"O futuro é o presente que revela mistérios das pessoas no passado.
Portanto desconfie do passado de pessoas sem futuro no presente"
(WERNECK Miranda Bolsonaro)
Chega de Enganação. Prefeito agora é Mirandão.
21 de março de 2020
PGI Mirandão
Não votei no Presidente Bolsonaro, mas nessa cura ele está certo:
Hidroxicloroquina + Azitromicina é eficaz na cura contra a variante COVID-19 e CORONAVÍRUS, e essa informação poderá salvar milhões de pessoas infectadas...
Palavras da Enfermeira Andrea Henze
Divulgado por:
Eliozani Miranda Costa
COMPARTILHE e Salve Vidas
O demônio implantou o Lula no cérebro dos ignorantes para que fiquem o tempo todo atacando o Presidente Bolsonaro