Buenas amigo velho!

Mais e aí Juvêncio? O que tens para me contar?

Sei que andas agachado de dor nos rins e não buscaste o médico. Uma benzedeira pelo menos foste?

O gado anda bem? As ovelhas? E os cavalos chilenos?

Tenho saudades!

Aqui na cidade o tempo me consome. Tudo é rápido. Filhos estudando. Eu, pós-cirurgia do coração estou bonitaço. A menos que me pegue uma paixão. Aí não sei se aguento.

Mas tchê, sei que sempre foste maragato, do lenço vermelho, mas agora. que 93 e 23 já passaram e nossa amizade é cada vez mais forte, tomo a ousadia de te dizer que voltei pra Política, para os Republicanos do meu avô Faeco Nunes, do meu avô Laurindo Pereira, do meu bisavô Ignácio Rosa da Costa, para não falar nos outros que eram símbolos do Lenço Branco.

Escrevo que não foi uma decisão minha! O pessoal de Brasília e de Porto Alegre, junto com os companheiros daqui, foi que inventaram isso.

Como já se passou muito tempo de 93 e 23 pra cá, eu quero saber se posso contar contigo meu amigo, afinal "el pañuelo blanco" segue sempre mostrando a Liberdade!

Aguardo teu retorno meu amigo Juvêncio! Amigo de cor e meu parente! Quero ver no teu pescoço um lenço branco, que não é maragato e nem chimango. É, isto sim, um símbolo de Paz!

Dá um abraço em todos os parentes, amigo e compadre!