Carta a meu filho 1. Para momento difícil, palavras de encorajamento
Meu amado filho!
Sabes que as vezes o comparo a uma águia. É, talvez você ainda não conheça a história. Mas ela conta que a águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Dizem que ela chega a viver setenta anos, no entanto para isso é preciso tomar uma difícil decisão. Aos quarenta anos suas unhas já estão compridas e flexíveis sem possibilidades de agarrar seu alimento. E o seu bico já alongado, pontiagudo e curvado ; suas asas pesadas e envelhecidas, tudo que dificulta sua sobrevivência. Então ela tem que escolher em deixar-se morrer ou iniciar um doloroso processo de renovação que irá durar uns cento e ciquenta dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá se recolher próximo a um paredão. Por que próximo a um paredão e um lugar alto? O paredão é para que possa bater seu bico até arrancá-lo e com isso a oportunidade de nascer um bico novo. Com o bico novo arrancar as velhas penas, para que novas possam vir. Só depois de todo esse processo a águia renascida, sai para o famoso voo de renovação; para assim, então viver, por mais trinta anos. Por que estou te contando essa história? Porque quero que seja uma águia, e que aproveite seu momento de resguardo e desprenda-se das lembranças ruins, das situações que causaram-lhe dissabores, para que brevemente possa voar. Um voo pleno sem o peso do passado. Livre, aproveitando o resultado valioso que a renovação traz. Destrua também o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo e incertezas, retire as penas do desânimo e alce um lindo voo. Um voo para uma vida linda e feliz. Pois a vida as vezes nos obriga a silenciarmos, sair de cena, e esperar que a sabedoria do tempo faça seu espetáculo.
Com amor mãe!