Eles entraram na Federal!

Quando eu entrei no curso de Engenharia Elétrica eu fiquei extremamente feliz. Foi tudo o que eu sempre quis e de alguma forma me completou. Só eu sei o quanto eu lutei para poder realizar o feito de entrar em uma universidade federal vindo de uma escola pública. Então decidi que iria me dedicar a ajudar outros estudantes a despertarem o interesse e estudarem para ingressar em um curso de engenharia na UFPB. Bem, me inscrevi na Feira de Engenharia Elétrica e passei quase um ano inteiro como tutor de três estudantes de ensino médio de uma escola pública local. Eles mal sabiam realizar operações básicas de matemática, mas com muito esforço de um professor de física e minha ajuda eles superaram. Hoje, dois anos depois fico muito feliz de saber que dos três, um entrou em quinto lugar em Engenharia Química. E o outro... Bem, ele decidiu fazer Elétrica, e ele fui eu quem despertou esse interesse nele. Ainda mais que eu ajudei ele no SISU. Ele passou em quarto lugar e em tom jocoso disse pra ele que iria se ferrar pois elétrica era curso de louco, logo depois ri e o parabenizei. E ele me disse:

“Vou me ferrar, mas se eu conseguir ficar tão incrível como você é valerá a pena. Obrigado por acreditar em mim e me encorajar. Obrigado pela confiança depositada e por ser um exemplo pra mim.”

Essas palavras me fizeram, pela primeira vez em muito tempo, chorar de emoção. Sim, desceram algumas lágrimas de brio e só quem acompanha pontualmente meus textos sabe a dificuldade que eu tenho de chorar. Até mesmo quando quero ou quando é necessário.

Essas palavras me fizeram ganhar o dia. E saber que de alguma forma eu fiz a diferença na vida daqueles estudantes me faz ficar muito feliz e ter muito orgulho deles.

Professores, incentivem seus alunos. No meu ensino médio eu mal tinha aulas. Na primeira vez que tentei pagar calculo reprovei na segunda prova. Quase tudo que eu sei de matemática e física aprendi na universidade, por conta própria para não ficar pra trás. Bem... Fiquei pra trás, mas aprendi. E hoje, gratuitamente passo o pouco que eu sei a quem tiver interesse.

Amo a ciência acima de todas as coisas. E esse é um dos milagres que só ela é capaz de fazer. E em um país dominado por coisas supérfluas, modas vazias e paliativos tolos eu sou um estudante de graduação comprometido com a extensão e com a pesquisa e dessa forma eu faço a diferença. Sim, senhoras e senhores, eu sou com muito orgulho um pesquisador e levarei esse brio aonde quer que eu vá.

AçúcarMascavo
Enviado por AçúcarMascavo em 29/01/2020
Código do texto: T6853076
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.