Sensível ao Toque (Dedicada)

Quando eu era criança costumava brincar com algumas ervas daninhas que cresciam no jardim. Costumávamos chamar de malissa aquelas pequenas plantas que se fechavam ao serem tocadas. “Malissa, malissa, fecha a porta e vai pra missa.” Costumávamos dizer antes de tocar a pequena planta e vê-la se fechar. Hoje sei que se tratava de um exemplar de Mimosa pudica. Mas o mais interessante que aprendi com essas pequenas rasteiras de flores violetas semelhantes ao dente-de-leão é que algumas pessoas são exatamente como ela: sensíveis ao toque.

Ao contrário do pequeno matinho que nascia perto da calçada, as pessoas sensíveis são difíceis de serem detectadas e geralmente só percebemos depois que perdemos essa pessoa. A primeira impressão, o primeiro toque... É esse que permanece. Mas não adianta erguemos muros ao nosso redor e nos isolarmos após nos sentirmos atacados. Pois mesmo que a malissa se feche, as crianças irão aguardar lá fora ela se abrir novamente para depois toca-la novamente e fazê-la se fechar. Lidar com os próprios sentimentos é algo essencial para não nos trancarmos em um mundo fechado e em uma vida sem sentido.

Por isso me abro ao mundo, me magoo, mas me protejo e retorno a luta. Todos merecem uma segunda chance, inclusive eu. Peço desculpas a todas as pessoas que, por conta do que já passaram, se encontram em situações sensíveis e também peço desculpas quando como espinhos minhas palavras de magoar. Elas são apenas os galhos de uma rosa que deveria ter brotado, mas não brotou.

Minha querida, não se acanhe. Viva o que há de melhor e compartilhe os teus sentimentos, sabendo que alguém pode, intencionalmente ou não, te magoar. Mas se essa pessoa for verdadeiramente bem intencionada, ela vai retornar e te pedir perdão. E acima de tudo, te estender a mão para que juntos possamos caminhar e viver dias de Sol, e nos proteger nos dias de chuva. Me desculpe pelas minhas palavras que, na melhor das intenções, acabou de machucando. Mas se você permitir, podemos conversar e consertar o primeiro passo em falso.

Dedicado à Umapoetisaqualquer