Às crianças da Escola Estadual Izabel Gondim
Natal-RN, 08 de abril de 2015.
Às crianças da Escola Estadual Izabel Gondim.
Querida criança,
Como é bom poder chegar até você e falar um pouco do que é ser poeta, do que é amar a poesia, do que é viver todos os dias fazendo poesias para o mundo. Saibam que a poesia alivia as nossas dores e nos faz esquecer todo o sofrimento quando a lemos ou criamos. Quando eu era pequena e sentia fome costumava ler poesias era como comer um pão doce. Sabe, eu fui uma criança pobre, nunca tive nada além de alguns livros de poesias que as minhas professoras me emprestavam. Era a melhor coisa da minha vida deitar embaixo do meu pé de cajueiro e ficar lendo poesias para os pássaros e os cajus maduros.
Todo mundo pode fazer uma poesia. Não tem segredo. É só pegar lápis e papel e começar a escrever o que sente, descrevendo tudo direitinho. Pronto. Virou poesia. Poesia não precisa somente falar de amor por outra pessoa, poesia fala de tudo o que sentimos. Gosto muito de fazer poesias sobre animais.
Quando a gente aprende a amar a poesia vive mais feliz, porque consegue amar mais as pessoas, os lugares e as demais coisas. O nosso coração parece bater mais tranquilo. A gente dorme sossegado e o mais legal disso tudo é que conseguimos gostar do sol, da lua, dos rios e dos animais aprendendo a respeitá-los do jeito que são.
Trago dentro de mim muitas poesias que escrevi nesses anos todos da minha vida. Viver nesse mundo cheio de violência não é nada fácil. Mas, se a gente acredita no amor da poesia podemos acreditar também no amor das pessoas umas pelas outras. Viver às vezes dói na gente. Dói ter que acordar cedo, dói ter que fazer uma prova chata, dói querer comer algo e não ter… dói muita coisa, mas quando conhecemos a poesia essa dor diminui mais, pois podemos brincar com ela. Brincar de poesia é muito legal! É assim como tomar banho de chuva!
A gente aprende a ser grande na poesia. Se você quer realizar um sonho e acha impossível ame a poesia. Quando criança eu tinha muitos sonhos que hoje viraram verdade. Claro que nem todo sonho se realiza, mas muitos deles se realizam dentro da poesia.
Poesia é assim como uma espécie de mágico que entra na gente e vai morar nos nossos corações. Lá dentro, faz um bocado de coisa legal nos deixando mais apaixonados pela vida.
Querida criança, a minha avó de noventa e quatro anos dizia que a poesia pode salvar a vida de uma pessoa. Eu pensava que isso era conversa dela, mas foi a poesia que me salvou uma vez quando eu tive que ficar de cama por um bom tempo, doente, e não tinha nada para fazer. Então, eu pegava meu caderno e a caneta e começava a escrever. Falava de mim, dos meus medos, das minhas dúvidas, do meu sofrimento e assim fazia o tempo passar mais rápido. Logo fiquei curada.
O meu sonho é que um dia toda criança seja uma poesia. Já pensou vocês vestidos de versos? Já pensaram quais cores têm os versos? Já pensaram quantos sonhos cabem numa poesia? Já pensaram quantos sorrisos podem ser escritos numa poesia? Pensem nisso e mandem respostas para mim assim que acharem.
Um abraço,
Rosângela Trajano