OS LIVROS DOS JUSTOS

OS LIVROS DOS JUSTOS

Primeiro Prefácio

Ao longo dos anos, a caminhada tem sido difícil e sem sentido, ou sem sentido aparente. Depois que DEUS me moveu de uma igreja cristã para a outra, e depois me fez mergulhar em diversas doutrinas e crenças – como de modo prático foi o Islam, eis que me achei confuso sobre tal trajetória e sobre todo o cristianismo e sobre as religiões da terra. Pensava não ser possível, no presente século, achar um caminho certo para adorar a DEUS. Qual das doutrinas e seitas e religiões seria a verdadeira senda? As religiões cristãs pareciam distorcer toda a verdade. E os grupos religiosos parecem querer promover mais as coisas do mundo do que as coisas de cima. E hoje, como se vê, as leis de virtude parecem não passar de teorias nas práticas e apenas se circunscrevem ao púlpito.

Foi então que deixei de orar, deixei de buscar pela verdade, deixei de interessar-me pelas coisas da religião. Porque não via nada de claro no mundo. Mas meu coração não ficava quieto. Era como se clamasse a DEUS por sua palavra, por sua presença, e por seu amor. No tempo em que pus a razão acima da fé e abdiquei da fé, em todo o meu coração eu chorava, na calada da noite, e no silêncio de meu isolamento eu clamava do fundo do meu íntimo a ajuda de DEUS.

Eu, mais do que muitos outros, já cri em quase tudo. Em tudo que DEUS me conduziu, tudo que DEUS me mostrou, pela minha razão não pude discernir que sua mão me guiara. Ele me conduzia pelas sombras deste mundo, mostrando-me a situação atual das nações (5 Justos 21.27-28). Elas chegaram ao estado em que a verdade não se discerne, as religiões não convencem, e os governos não satisfazem. E DEUS não pode agir entre os homens nesse estado.

Os tempos de restauração foram feitos por DEUS, desde um mensageiro ao outro, de um momento ao outro. Desde Adão até Noé, de Noé até Abraão, de Abraão até Moisés, de Moisés até Samuel e Davi, de Davi até Jeremias, de Jeremias até Zorobabel, Ageu e Zacarias, daí até Jesus, o SENHOR, do SENHOR até João, o vidente, e veio a Europa, e com ela a apostasia, a consagração da idolatria e da prostituição, e o mundo não mais soube o que era verdade; e dos ingleses até agora.

Em agosto de 2019, veio o SENHOR a mim. E, por cognição, psicograficamente, revelou-me a sua palavra. Eu escrevia o que via. Mas, por momentos, enquanto escrevia, não era eu quem escrevia. Era como se fosse dominado. E essa sensação só parava quando terminava de escrever. E o que escrevi, e conforme escrevi, é revelação de DEUS.

Eu vi isso, e soube que está perto o fim. Não podia falar com ninguém. Eu já ignorava muitas das leis que estão escritas nestes livros. Dava como ultrapassadas, como sei que fazem as religiões da terra. Mas a mente do SENHOR é maior que tudo. E o que ele dá é melhor para o homem.

Enquanto sei que o SENHOR não cessou a sua palavra comigo, faço

este escrito para testificar que isso é verdade. E também do medo, e do receio, que tenho por possuir tal verdade. Pois as pessoas não aceitarão meu testemunho do que vi. E como pregar? Mas DEUS me disse “não temas” (4 Justos 19.7) E eu não temerei mal algum.

Sabemos que DEUS nunca cessa a sua revelação. Mas também sabemos que os povos hoje não têm revelação. E eu testifico que DEUS levantou a este seu servo como meio pelo qual a verdade pudesse alcançar as nações.

E o que foi dito aqui é verdade.

2 de outubro de 2019,

G. F. Fina

*********************************

Segundo Prefácio

Hoje, dia 19 de outubro de 2019, o SENHOR cessou de comunicar-me esta palavra que compõe Os Livros dos Justos.

Agora, segundo a mesma ordem do SENHOR, está chegado é o momento em que deverá a palavra do EVANGELHO restaurado ser pregado aos que não o conhecem, a saber, os cristãos e outros povos da terra.

Que o SENHOR abençoe todos os que o seguem em seus caminhos.

Testifico que isto é verdade. Doutra maneira, eu não teria capacidade de produzir texto semelhante, senão pela mão de DEUS.

O SENHOR deu-me esta palavra e, mesmo que as pessoas digam não, é a verdade sobre o EVANGELHO que desprezam.

Queiram todos os homens cumprir esta palavra que hoje nos chegou.

19 de outubro de 2019,

G. F. Fina.

**********************************

LIVRO 1

Capítulo 1

1 ANTES DO início de todos os tempos, era DEUS. 2 E, nele, pela sua vontade, DEUS fez surgir o pensar das coisas, antes que qualquer pensar tivesse nascido. 3 E pelo seu pensar nasceu a coisa única. E disse DEUS: Tu és meu FILHO amado, aqui te gerei. 4 Pois a coisa única era o mesmo que DEUS; na sua manifestação assemelhou-se ao que não pode ser visto. E a coisa única deu sentido à luz infinita, que anuncia o inacessível. 5 Por isso chamou-se FILHO, porque semelhante imagem de DEUS representa.

6 O FILHO, a coisa única, a criação perfeita de DEUS, louvou, em adoração, aquele que vive. 7 E seu louvor propagou-se por todo espaço, 8 e as coisas que pensou DEUS, pelo FILHO, através de seu louvor, viram-se presentes em glória majestosa. 9 E cantores de DEUS, e súditos prestadores, e espíritos servos, e ministros do FILHO, em sua grandeza, segundo a forma de suas manifestações, nasceram; das chamas do fogo de DEUS, e da luz do FILHO, e da glória de DEUS e do FILHO, de todos os tipos, segundo as suas espécies, foram feitos por DEUS. 10 Estes: Guardiões, serafins, centuriões, mensageiros, querubins, amparadores. 11 E DEUS ocultou-se dos servos, para o FILHO. Pois ao FILHO somente a autoridade universal foi concedida, desde sempre e para sempre, segundo a ordem de DEUS, para governar em nome de DEUS, que é seu PAI. 12 Ninguém pode ver a DEUS, e sua glória contemplar. 13 Pelo FILHO, DEUS gerou o adjutório. Sim, seu poder presenteou aos servos e criados, para que sua presença fosse sentida em todo o universo infinito. 14 Este adjutório é a transmissão do amor, e da beleza, e da bondade, e da exatidão de DEUS. 15 E fez dos querubins seres de fogo incandescente; sem rosto aberto. Seis são suas asas: Com duas cobrem seus rostos, com outras duas reverenciam a DEUS, e duas com que planam. Estes, em sua glória, tomam lugar, incessantemente, diante de DEUS. 16 E fez dos centuriões atalaias entre as esferas da criação. Vestidos de ouro purificado, voam com quatro asas; com outras duas apresentam reverência a DEUS. 17 Mas o lugar de DEUS não pode ser achado; e o trono do FILHO não é onde a criatura possa contar, segundo a contagem das coisas de baixo.

Capítulo 2

1 E FEZ SETE esferas infinitas. E fez nelas os mundos. Neles foram feitas as criaturas que se medem segundo a medida das coisas de baixo. 2 Fez dos guardiões a guarda dos seres criados. São de forma combativa, e de governo, e guerreiros de DEUS. Não possuem asas de qualquer ordem. 3 E o FILHO estabeleceu os postos de comando em todos os mundos onde se medem as medidas das coisas de baixo. 4 E as criaturas superiores tiveram a luz do sim e do não, na ordem do limite que DEUS lhes impôs. Sendo que não o podem ultrapassar. 5 E fez dos mensageiros ministros da palavra, e da ordem de DEUS que se expande por todo o universo. E são reveladores, transmissores e mestres. 6 E fez dos serafins guerreiros do exército infalível que não pode ser derrotado. Não têm asas para voar e seu poder excede o aquecer dos luminares celestes. 7 E é o próprio FILHO o comandante dos exércitos infalíveis, pela força do seu poder. 8 E as leis foram escritas antes de tudo existir. A ordem universal tomou forma e os mundos ganharam, depois, a força de se moverem por si só. 9 E fez dos amparadores seres afáveis que são a mesma ternura de DEUS e a graça do FILHO, para consolar os que se desfazem nas suas justas agonias. 10 Assim, os que servem a DEUS são conhecidos de seus limites que lhes impôs para se limitarem nos seus trabalhos. 11 E ganharam, também, os poderes sobre o sim e o não, todos, exceto os querubins e os amparadores, filhos da luz do FILHO. 12 E foram feitos em miríades de miríades, em total sem medida, segundo a expansão dos mundos em geração. 13 E o universo não pode ser medido com as medidas das coisas de baixo e de cima. E sua medida somente DEUS a possui para si, em seu FILHO. 14 E suas esferas foram feitas sem medida; e impôs DEUS seus governantes, para os governar, e impôs seus guardas.

Capítulo 3

1 E NA esfera final, nasceu no coração de um serafim, a consciência absoluta do não ao sim e do sim ao não. 2 E propôs-se a buscar a aprovação dos seus semelhantes, e súditos, e elevou a ideia do não ao sim e do sim ao não aos ouvidos de DEUS. 3 E achou-se grande em seu íntimo e propôs-se a louvar a sua própria majestade. Pelo que acusou ao perfeito e ao FILHO, dizendo: Trabalhais injustamente pelo vosso DEUS, que vos injustiça a todos. 4 Era grande e majestoso, sendo soberano, entre os grandes se assentava e era tido dotado de dons vivos e seu esplendor excedia o de pedras preciosas. 5 E foi feito grande entre os grandes; também no mundo chamado terra, dos seres chamados homens. E estava diante do trono majestoso do FILHO segundo o querer de Deus. 6 Seus caminhos eram construídos de luz fina e seu andar como o serpentear de uma serpente. Sua sombra como a sombra de um dragão. E era rico em saber entre os seus semelhantes.

7 E desviou muitos dos que nele creram e prevaleceu o não ao sim e o sim ao não. Assim, a nódoa do mal manchou os servos e, em parte, a criação de DEUS. 8 E foi chamado de Opositor, que viola as leis de DEUS e estabelece sua própria ordem segundo a paixão de seu coração. 9 A terça parte dos seres serventes seguiu os seus passos. 10 Porque pecara contra o FILHO, procurando elevar-se acima dos céus de todos os céus, corrompendo os que governam e servem no mundo chamado terra, foi condenado na terra, ele e seus seguidores. 11 Assim, os que noutros mundos pecaram, receberam seu castigo nos seus mundos para receber o perdão gracioso de DEUS. 12 E eis que, vendo-se entre as coisas da terra, clamou desesperado: Tudo isto me pertence, prostrados, adorai-me. 13 E possuiu a terra para dominar; e foi feito justiça no céu de todos os céus, e no universo, e nas esferas, e nos mundos onde se medem as medidas das coisas de baixo. 14 De glória em glória, de poder em poder, DEUS provou ser maior, soberano todo-consciente e todo-poderoso. 15 Pelo que dos céus ouviu-se a voz, como som de muitas águas, dizendo vivamente: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso DEUS, para todo o sempre. Amém. 16 Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso DEUS, e o poder do seu FILHO; 17 porque já o Opositor de nossos irmãos foi expulso, o qual diante do nosso DEUS os acusava de dia e de noite. 18 Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o Opositor desceu a vós, e tem grande ira. 19 E ele os acusava de seu trabalho injustiçado e de seu trabalho vão.

20 E os condenados perderam a vida eterna, no FILHO, e lhes resta tão pouco tempo, segundo a contagem dos mundos superiores. 21 Sendo banidos desfigurou-se os seus rostos e não viram a luz da presença de DEUS, no FILHO, pelo adjutório. 22 Foi-lhes permitido que se conjugassem em união real, e geraram de si os gênios do mal, que são os espíritos imundos. 23 E dividiu seu reino em hierarquia, segundo o modelo superior, e fundou exércitos para combater ao FILHO e seu exército invencível. 24 E Miguel, o general das forças da terra, lutou contra o grande dragão e o venceu. E houve lutas e infindáveis combates no céu. E foi chamado Diabo, o Opositor.

Capítulo 4

1 DE INÍCIO, antes da contagem dos tempos da terra, DEUS, pela palavra de seu poder, no FILHO, fez a terra. E manteve-a envolta em águas profundas. E o adjutório era a força de sua presença em movimento sobre as densas águas. E, por insondáveis tempos, esteve vazia e sem vida. 2 E o FILHO, segundo o poder de sua majestade, convocou os supremos governantes de todo o universo, e eles assistiram à construção da terra. 3 E disse o FILHO: Haja luz! E a luz se fez. Pois o espaço chamado terra ainda não havia sido iluminado. 4 E a luz era perfeita. E foi o primeiro período de luz e sombra na terra. E, de um lado, ela foi iluminada, e de outro não. 5 E chamou à luz dia, e à sombra noite. Assim foi contado o primeiro dia e a primeira noite. 6 E o adjutório, pelo seu sopro, gerou sopro; e disse o FILHO: Que a água se divida em duas, uma debaixo do sopro em expansão, e outra acima. 7 E as águas foram separadas. E às águas de cima chamou firmamento, e às águas de baixo chamou mares. E foi o segundo dia e a segunda noite. 8 E foi aspirada a água para um lugar e foram elevados os picos da terra. 9 Disse: Ajuntem-se as águas em só lugar; e ergam-se os montes da terra em terra seca. 10 E assim foi. E o que DEUS fez foi perfeito. 11 E disse o FILHO: Que a terra seca produza vegetais, vegetais que dão sementes, e árvores que dão frutas; todos segundo suas espécies estabelecidas! 12 E a terra produziu. E eles produziram frutos e sementes, e ramagem, e raízes, e regularam o ar que se respira. Assim, foi o terceiro dia e a terceira noite. 13 E disse: Que a massa circundante, em todo seu comprimento e medida, gere corpos girantes, em força e centro! 14 E foi feito o luzeiro maior para comandar o dia, e o luzeiro menor, para comandar a noite. 15 E fez também astros no firmamento próximo, e transpareceu os astros do firmamento além. 16 E ao luzeiro maior chamou sol, e ao luzeiro menor chamou lua, e aos astros chamou estrelas. 17 E foi o quarto dia e a quarta noite. E foi perfeito tudo o que DEUS fez. 18 E disse: Que nas águas nasçam animais de toda espécie, e encham os mares, e o ar seja preenchido com as aves! 19 E os mares foram preenchidos com toda a sorte de animais, grandes e pequenos. E o ar foi preenchido pelas aves do céu. 20 E disse: Multipliquem-se os animais das águas nas águas e encham os mares, e os animais do ar na terra e encham os ares. 21 E assim foi. E foi o quinto dia e a quinta noite. E tudo quanto DEUS fez era perfeito. 22 E disse o FILHO: Que a terra produza animais de grande e pequeno porte, para que vivam no mato, e nos outeiros, e nos vales, e nas praias, e nas planícies! Que uns andem sobre suas patas e outros se arrastem sobre o solo da terra! 23 E ordenou que se multiplicassem em grande número, cada um segundo a sua espécie. E assim foi. 24 E os soberanos de todo o universo glorificaram a DEUS, no FILHO, pelas obras de suas mãos. 25 E rejubilaram-se e enalteceram aquele que é e a coisa única.

26 E disse: Faça-se o homem, segundo imagem da coisa única, que transparece a imagem de DEUS! 27 E do pó de toda a terra foi moldado o corpo humano, em sua plenitude. 28 E soprou em seus narizes o sopro da vida, nutrido do adjutório de DEUS. 29 E o homem viveu no tempo e no espaço de seus limites que DEUS lhe concedeu. 30 E foi feito de corpo, e de alma, e de mente, e de espírito. 31 E o homem foi feito homem e mulher. 32 E disse o FILHO: Ide, multiplicai-vos, enchei e povoai a terra de vossa habitação! 33 E a mulher foi feita do homem. Pois determinou DEUS que ela se submetesse ao seu marido, em sólida obediência e honra. 34 E ao homem chamou Adão, e à mulher chamou Eva. E Adão nomeou os seres criados no plano terrestre e cuidou deles. 35 E DEUS fez o homem habitar o jardim, também chamado Éden. 36 E louvou os louvores de DEUS, e glorificou a DEUS em sua adoração. 37 E os seres soberanos ocultaram-se para seus sítios e louvaram a DEUS, que os criou.

Capítulo 5

1 NO TEMPO em que o homem se estabeleceu na terra, o Opositor foi condenado pelo seu pecado, ele e seus seguidores. 2 Eis que DEUS lhes concedeu as profundezas da terra para sua habitação. 3 E DEUS fez para o homem a mulher, para adjutora. E a mulher é para o homem o seu auxílio. 4 E aconteceu que, Eva, a mulher, saiu a colher os frutos do jardim de sua habitação. 5 E eis que lhe apareceu o Opositor em virtude de uma serpente, e apresentou-se à mulher e disse-lhe: 6 DEUS, o criador de todos, ordenou-vos que não tocassem dos frutos das árvores deste jardim? E ela respondeu, 7 dizendo: DEUS proibiu-nos de comer e tocar dos frutos da árvore do sim e do não, que promove o sim ao não e o não ao sim. Pois que, no dia em que o fizermos, certamente morreremos. 8 E a serpente disse à mulher: Decerto não morrereis. Mas sereis dignos de DEUS em seu saber do sim e do não. Que vossos olhos se abram não quer DEUS. Pois sabe que, no dia em que vosso saber se elevar, sereis DEUS como ele. 9 E, ouvindo da persuasão do Opositor, desejou ardentemente possuir do fruto proibido. E comeu e, enganosamente, deu a comer seu marido. 10 Assim, entre os homens prevaleceu mais o sim ao não e o não ao sim. E DEUS fez cair sobre os homens o peso de seus juízos. 11 Pois a terra produziu espinhos e pragas de animais e pragas de plantas e a quentura do sol excedeu o seu limite, que consumiu as águas do oceano. 12 E ao homem deu a dor do trabalho duro, e à mulher deu a dor de seu parto na geração de seus filhos. 13 Mas por DEUS, no seu infinito amor e pela graça do FILHO, foram movidos os amparadores em defesa do homem caído. 14 Pois o homem pecou; afastado foi de diante da glória de DEUS. E o pecado é a desobediência a DEUS quando diz sim ou quando diz não. 15 E o homem foi expulso do jardim de sua habitação, e foi habitar na região externa dele, para nela viver e trabalhar, até que viesse o Ungido.

16 E achegou-se Adão de sua mulher e conceberam um filho, e depois mais, e tiveram outro filho, Caim e Abel, respectivamente. 17 E depois mais um: Seth, o filho de sua consolação. 18 E aconteceu que Caim assumiu a forma do sim ao não e do não ao sim. Certo dia, Caim zombou de seu irmão Abel, pois este era dedicado no sim e no não de DEUS. E o matou, pois nunca achou graças aos olhos de DEUS. 19 Tendo feito isso, ocultou o corpo de seu irmão no íntimo da terra. E foi habitar, no oriente, a terra perdida. 20 E aconteceu que ele viveu sozinho por séculos, até que os filhos de Adão se multiplicaram na terra; pois ele teve dezenas de filhos e dezenas de filhas. 21 E sucedeu que, uma filha dos filhos de Adão, que era rebelde aos seus pais e não seguia o sim e o não de DEUS, 22 saiu pelo mundo divagando, e conheceu a Caim, e Caim a conheceu. 23 E achegou-se Caim de sua mulher e tiveram muitos filhos e muitas filhas. 24 E assim, desenvolveram-se nas suas gerações, conforme DEUS lhes concedia que evoluíssem.

25 E Seth teve filhos e filhas; e gerou Enos, que adorou ao SENHOR, dando por ele graças a DEUS. 26 E Enos foi pai ascendente de Enoque, que adorou ao SENHOR e obteve sua aprovação. Pelo que, não querendo ver a morte, DEUS o arrebatou para si. 27 E Enos foi pai de Lameque. E Lameque gerou Noé. 28 E aconteceu que, antes daqueles tempos, os seres caídos coligaram-se em conselho para tomar para si as filhas dos homens. E assim fizeram. 29 E lhes nasceram filhos e filhas grandes em estatura e de aguçada inteligência. Seus pais ensinaram-nos nas ciências de abominação e dominaram as artes mágicas. 30 E por se multiplicar a iniquidade, aconteceu que, nos dias de Noé, DEUS decidiu destruir a terra e todo o seu exército com águas provindas do céu. 31 E ordenou DEUS a Noé que construísse um navio, que tivesse andares e moradas. E nele entraram Noé, sua esposa, e seus filhos, e suas esposas; oito no total. 32 E entraram de todos os animais da terra dois a dois, e dos animais que o SENHOR determinou comer, entraram sete. 33 E, quando tinha Noé seiscentos anos de vida, caíram as águas de DEUS em torrentes e dizimaram os iníquos e os filhos dos espíritos imundos, os gigantes. 34 E Noé tinha três filhos: Sem, Cam e Jafeth. E Sem gerou Éber, que foi pai de Serugue, que foi pai de Naor, que foi pai de Tera, que foi pai de Abrão. 35 E Abrão era temente a DEUS e seguia a tradição de seu ascendente Noé, o justo. E Abrão tomou para si esposa, e foi seu nome Saria, das filhas de sua parentela. 36 E Abrão, tendo andado com DEUS, recebeu a promessa de um filho, de cuja origem viria o Ungido; pois sua esposa era estéril, e não podia ter filhos. E DEUS disse: Por ti, todas as nações da terra serão benditas e redimidas. 37 E DEUS disse-lhe: Sai tu da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Assim foi, porque creu e obedeceu. 38 E seguiu até Canaã, onde morou. E, nos anos de sua velhice, eis que um filho lhe nasceu, e seu nome foi Isaque. 39 E Isaque foi pai de Jacó, também chamado Israel, e Jacó foi pai de doze filhos homens, 40 a um dos quais disse: Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; e dominarás os teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho; 41 encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho. 42 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló, o Ungido; e a ele se congregarão os povos. 43 Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará o seu vestido no vinho, e a sua capa, em sangue de uvas. 44 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.

45 E no tempo certo, conforme a profecia de Abraão, foram feitos escravos no Egito; e sua servidão durou quatrocentos e trinta e dois anos.

Capítulo 6

1 E NO ano trezentos e cinquenta e um do cativeiro dos filhos de Israel, DEUS suscitou no seio de seus irmãos um filho dos filhos de Jacó. 2 E se chamou seu nome Moisés. Este Moisés foi filho, pela adoção, da filha legítima de Faraó, o rei do Egito. 3 E Moisés foi treinado em toda a sorte de treinamento da corte real dos egípcios. 4 No ano quarenta de sua maturidade, Moisés defendeu seu povo, com sangue, contra seu rei e pai. E aconteceu que, tendo ferido um homem egípcio, fugiu para a terra de Midiã, onde viveu pastoreando, e casou com Zipora, filha do sacerdote de DEUS, e aprendeu o sacerdócio sagrado e a oração de DEUS, ensinada pelos antigos. Pois Midiã era filho de Abraão. 5 E DEUS apareceu a Moisés, dizendo: Vai-te da terra de tua prosperidade e volta ao Egito, e liberte os teus irmãos das garras do dominador egípcio, o Faraó, teu irmão. 6 E Moisés disse: Mas eu não sei falar alto, e sou gago, e sou tímido nas minhas ações. 7 E eis que DEUS lhe disse: Eu sou. Ponha teu braço direto em teu ventre. E ele pôs. 8 O que vês tu? Disse DEUS. E eis que seu braço se putrefez. E DEUS ordenou que tornasse a colocar o seu braço em seu ventre. E eis que tudo voltou ao normal. 9 E disse DEUS: Eu sou quem faz estas coisas; o mudo fala, e o surdo ouve, e o coxo anda. 10 E eis que uma sarça viva ardeu em chamas sem se queimar. E dela uma voz, como a voz de DEUS, disse: Santo é o lugar que pisaste; retire tuas alpercatas, curva-te ao DEUS poderoso. 11 E disse DEUS a Moisés: Eis que já se completou o tempo de o meu povo padecer em terras estranhas; erga-te, pois, Moisés, e volte ao Egito, e resgate o meu povo da servidão imposta. 12 E Moisés levantou-se e cumpriu a ordem de DEUS. E achando-se no Egito, achegou-se aos filhos de Jacó, e disse a Aarão, seu irmão: Eis que eu sou Moisés, teu irmão, segundo a ordem de Jacó; sou profeta de DEUS, eu serei para ti Deus e tu minha boca aos filhos de Israel e diante de Faraó, 13 pois disse DEUS a respeito do seu povo: Eis que libertarei o meu povo do dominador. 14 E eles enfrentaram o rei e foram rejeitados, pisados e escarneceram deles. E Moisés feriu o Egito com as mais severas pragas; dez ferimentos de pragas assolaram a terra do Egito em sua extensão. 15 E, tendo morrido todo o primogênito de toda família dos egípcios, eis que Faraó libertou a Israel, que partiu rumo ao deserto. 16 Eis que foram privados os filhos de Jacó pelo mar que se lhes impunha obstáculo na frente. 17 Voltando-se eles, viram a Faraó vindo em sua direção, em potência guerreira. E clamando eles, saiu Moisés a orar ao SENHOR, que os guiava, 18 dizendo: Miraculosamente libertaste ao teu povo; opere, segundo a ordem de tua vontade, um milagre que poupe ao teu povo a vida. 19 E o SENHOR disse: Erga o teu bastão ao mar e veja. E, tendo erguido o seu bastão, Moisés e o povo contemplaram o oceano abrir-se poderosamente. 20 E o povo adorou a DEUS na praia. E, depois disso, partiu o povo através do Mar Vermelho, em terra seca, até a outra margem. 21 Porém, Faraó, cego de vingança, seguiu os filhos de Israel pelo mar; assim, tendo os filhos de Jacó ultrapassado, eis que o mar retomou sua posição e afogou os egípcios, que morreram dura morte, e junto com eles o seu rei.

Capítulo 7

1 E ISRAEL fez quarenta anos no deserto. E murmurou Israel contra Moisés e contra o FILHO, a coisa única. 2 E DEUS os castigou muitas vezes e de diversas formas pelos seus pecados. Pois a murmuração é pior que o pecado da feitiçaria. 3 E achando-se junto ao Sinai, em Horebe, o SENHOR, o FILHO, ordenou que o povo acampasse, e se purificasse, e lavasse suas vestes, e orasse, para receber o seu DEUS. 4 Mas, quando as tempestades da glória de DEUS invadiram o monte e pedras, e fumaça, e poeiras, tomaram conta do acampamento, eles obrigaram Moisés a falar com DEUS sozinho. 5 E Moisés subiu o monte Sinai sozinho. E nele recebeu os mandamentos de DEUS para o mundo:

6 Eu sou o teu DEUS, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

7 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 8 Não te encurvarás a elas nem as servirás, porque eu, o teu DEUS, sou DEUS zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, 9 e faço misericórdia a milhares, aos que me amam, e aos que guardam os meus mandamentos.

10 Não tomarás o nome de teu Deus em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

11 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 12 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, Mas o sétimo dia é o sábado do teu DEUS; 13 não farás nenhuma obra, nem tu, nem teus filhos, nem os teus servos, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 14 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia fez o homem descansar; 15 portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

16 Honra teu pai e tua mãe, para que os teus dias se prolonguem na terra que o SENHOR te dá.

17 Não matarás.

18 Não adulterarás.

19 Não furtarás.

20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo nem contra ti mesmo.

21 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

22 E no monte DEUS deu as ordens do santuário e sua construção e separou Aarão para o sacerdócio sagrado, ele e sua descendência, até que viesse o Escolhido. 23 E definiu o SENHOR as leis do povo dos filhos de Jacó, e suas festas, e suas ofertas, e seus governos. 24 Mas Israel não obedeceu a DEUS, antes murmuraram contra ele e seu profeta.

Capítulo 8

1 E FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o vosso DEUS. 2 Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o vosso DEUS. 3 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, cumprindo o homem, viverá por eles. Eu sou o SENHOR.

4 Nenhum homem se achegará a qualquer parenta da sua carne, para desnudá-la. 5 Não desnudarás o teu pai, a tua mãe; não descobrirás a sua nudez. 6 Não desnudarás a mulher de teu pai; é nudez de teu pai. 7 A nudez de tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. 8 A nudez da filha de teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque ela é tua nudez. 9 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás. 10 A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. 11 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. 12 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não chegarás a sua mulher; ela é tua tia. 13 A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez. 14 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão. 15 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parentas são; maldade é perante o SENHOR. 16 E não tomarás uma mulher com sua irmã, para fazê-la sua rival, descobrindo a sua nudez diante dela durante a sua vida. 17 Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela. 18 E da tua semente não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante um falso deus; e não profanarás o nome de teu DEUS.

19 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; nem a mulher com mulher se deitará, como se fosse homem; abominação é. 20 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. 21 Com nenhuma dessas coisas vos contamineis, porque em todas essas coisas se contaminaram as nações. 22 Pelo que a terra está contaminada; e eu a castigarei pela sua iniquidade, e a terra vomitará os seus moradores. 23 Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma dessas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que habita em vossas casas; 24 porque todas essas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada. 25 Porém qualquer que fizer alguma dessas abominações, as almas que as fizerem serão extirpadas do meu povo. 36 Portanto, guardareis o meu mandado, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o vosso DEUS.

Capítulo 9

1 FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: 2 Santos sereis, porque Eu, o vosso DEUS, sou santo. 3 Cada um temerá sua mãe e seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o vosso DEUS. 4 Não vos voltareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. 5 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; 6 nem jurareis falsamente pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso SENHOR.

7 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até a manhã. 8 Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu DEUS. Eu sou o SENHOR. 9 Não fareis injustiça no juízo: Não favorecerás o pobre, nem honrarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo. 10 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. 11 Não odiarás teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e nele não consentirás pecado. 12 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. 13 Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem os teus animais de diferente espécie; no teu campo não semearás semente de duas espécies, e veste de dois tipos de tecido misturados não vestirás.

14 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis. 15 Pelos mortos não fareis incisões na vossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós. 16 Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se, para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade. 17 Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o SENHOR. 18 Não vos voltareis para os espíritos familiares e os encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o vosso Deus. 19 Levantar-te-ás diante dos anciãos, e honrarás a face do velho; e temerás o teu DEUS. Eu sou o SENHOR.

20 E quando o estrangeiro peregrinar contigo na vossa terra, não o oprimireis. 21 Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. 22 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida. 23 Balanças justas, pesos justos. Eu sou o vosso DEUS, que vos tirei da terra do Egito. 24 Pelo que guardareis todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e os cumprireis. Eu sou o SENHOR.

Capítulo 10

1 MAS ISRAEL NÃO obedeceu ao SENHOR nem se estabeleceu como santo, diante de DEUS. 2 Antes se corrompeu e abandonou a DEUS, não cumprindo os seus mandamentos, conforme ordenou através de Moisés. 3 E desobedeceram a lei do sábado; pois foi DEUS quem exigiu que o povo guardasse o sábado a cada semana. 4 E se prostituíram, e adoraram outros deuses, e desonraram aos seus pais e mães, e maltrataram os pobres e ao estrangeiro nas suas vivências, e deram seus filhos e suas filhas aos povos da terra, para se corromperem ante a seus costumes; e o matrimónio foi desonrado. 5 Pois DEUS determinou que, se obedecessem aos seus mandamentos, eles seriam prósperos e dignos de se chamar povo de DEUS. 6 Pois DEUS não volta com a sua palavra. E várias vezes DEUS castigou os filhos de Jacó. 7 DEUS não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? 8 Pois assim como destruiu os antigos nas águas do dilúvio, também prometeu desfazer-se do povo de Israel, porque não obedeceram a sua voz. 9 E aconteceu que, estando Moisés na idade de cento e vinte anos, caiu em falecimento, nas planícies de Moabe. 10 E foi sepultado o seu corpo; mas DEUS o tomou para si. 11 E foi escolhido, Oséias, filho de Num, para comandar o povo na posse de Canaã.

12 E foi por Moisés que todas as leis foram dadas; e não houve uma lei que não foi dada por meio dele. 13 E, quando estava para morrer, fez Moisés assentar-se o povo, e ensinou:

14 Cuidai em fazer como vos ordenou o vosso DEUS; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos ordenou o SENHOR, o vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra. 15 Ouve, Israel, o nosso DEUS é o único. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. 16 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 17 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 18 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 19 Pois, obedecendo, serão muitos os teus dias, na terra de tua prosperidade. 20 Sede, pois, cuidadosos no cumprimento de toda a lei e mandamentos que o SENHOR, por mim, vos deu no Sinai. 21 O SENHOR está no meio de vós; pois estabeleceu seus guardiões e amparadores entre vós para vos guardar e consolar nas vossas lidas. 22 Não tomeis por deuses os falsos deuses, e imagens, e ídolos fabricados por mãos humanas; 23 para que, tendo feito isso, não sejais despedaçados por DEUS. 24 E fareis o que é reto e bom aos olhos do SENHOR, para que bem vos suceda, e entreis, e possuais a boa terra, a qual o SENHOR jurou dar a vossos pais, 25 Aprendei, pois, que o SENHOR vos livrará da mão de vossos inimigos, se vos converterdes a ele em todo momento. 26 Quando, no futuro, o teu filho te perguntar, dizendo: Quais são os testemunhos, e estatutos e juízos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou? 27 Ensine as palavras que DEUS disse e os testemunhos de DEUS que ele deu aos olhos do mundo e do seu povo. 28 Não vos achegueis às casas de prostituição, e onde se vendem encantamentos, e onde se misturam bebidas, e ao vinho. 29 Antes reservai-vos puros e imaculados. 30 Nas vossas orações, no privado e no santuário, lavai-vos; lavai vossas mãos e antebraços, e vossas faces, e vossos pés; achegai-vos com vestes limpas. 31 E genuflecti-vos em vossas orações, orando ao vosso DEUS, no silêncio de vossas habitações e nos meus lugares sagrados.

Capítulo 11

1 INCLINAI os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. 2 Caia a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvarada sobre a erva e como aguaceiro sobre a relva. 3 Porque apregoarei o nome do SENHOR; engrandecei a nosso DEUS. 4 Ele é a rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; DEUS é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto ele é. 5 Corromperam-se contra ele, seus filhos eles não são, por causa da mancha deles; geração perversa e depravada é. 6 Recompensais assim ao SENHOR, povo tolo e ignorante? Não é ele teu PAI, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? 7 Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações; pergunta ao teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão. 8 Quando o FILHO do altíssimo distribuía às nações as heranças, quando dividia os filhos de Adão, estabeleceu os termos dos povos. 9 Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. 10 Achou-o na terra do deserto, e num ermo solitário cheio de uivos; acercou-o, instruiu-o, guardou-o como a menina dos seus olhos. 11 Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhotes, estende as suas asas, toma-os, e leva-os sobre as suas asas, 12 assim, só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho. 13 Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e ele comeu os frutos do campo, e o fez sugar mel da rocha e azeite da dura pederneira, 14 manteiga de vacas, e leite do rebanho, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais fino trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro. 15 E engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste; e deixou a DEUS, que o fez, e desprezou a rocha da sua salvação. 16 Com deuses estranhos o provocaram a DEUS; com abominações o irritaram. 17 Sacrifícios ofereceram ao Opositor, não a DEUS; aos deuses que não conheceram, novos deuses que apareceram há pouco, os quais vossos pais não temeram. 18 Esqueceste-te da rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o DEUS que te formou. 19 O que vendo o SENHOR, os desprezou, provocado à ira contra seus filhos e suas filhas; 20 e disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade. 21 A zelos me provocaram com aquilo que não é DEUS; com as suas vaidades me provocaram à ira; portanto, eu os provocarei a zelos com os que não são povo; com nação louca os despertarei à ira. 22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até o mais profundo do inferno, e consumirá a terra com os seus frutos, e abrasará os fundamentos dos montes. 23 Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles. 24 Exaustos ficarão de fome, consumidos de febre ardente e de peste amarga; e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpentes do pó. 25 Por fora devastará a espada, e por dentro, o pavor, ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança que mama, como ao homem ancião. 26 Eu disse que em todos os cantos os espalharia; faria cessar a sua memória dentre os homens, 27 se eu não receasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludissem, e para que não dissessem: A nossa mão está alta; o SENHOR não fez tudo isto. 28 Porque são nação falta de conselhos, e neles não há entendimento. 29 Quem dera eles fossem sábios! Que isso entendessem, e atentassem para o seu fim! 30 Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua rocha não os vendera, e o SENHOR não os entregara? 31 Porque a sua rocha não é como a nossa rocha; sendo até os nossos inimigos juízes disso. 32 Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas de fel, cachos amargosos têm. 33 O seu vinho é ardente veneno de dragões, e veneno cruel de víboras. 34 Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros? 35 Minha é a vingança e a recompensa, no devido tempo o seu pé resvalará; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar. 36 Porque o SENHOR fará justiça ao seu povo, e se arrependerá pelos seus servos; porquanto o poder deles se foi, e não há escravo nem livre. 37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? 38 A rocha em quem confiavam, de cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se eles, e vos ajudem, para que haja para vós refúgio. 39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão. 40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre. 41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão agarrar o juízo, farei tornar a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei os que me odeiam. 42 Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, das cabeças dos líderes do inimigo. 43 Jubilai, ó nações, com o seu povo, porque vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários fará tornar a vingança, e fará expiação por sua terra e por seu povo.

44 E foi Moisés, e falou as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Oséias, filho de Num. 45 E acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel, disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as ordeneis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei. 46 Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma prolongareis os dias na terra a qual passais o Jordão para a possuir. 47 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras da lei, e guardam as coisas que nela estão escritas. 48 E não tente o homem a DEUS, como fizeram os seus antepassados no deserto.

Capítulo 12

1 E MOISÉS MORREU; e foi levado para junto de DEUS. 2 E veio o tempo, depois, quando os filhos de Jacó se estabeleceram em Canaã, em que governaram juízes, e depois reis. 3 E, no tempo de Samuel, o vidente, o SENHOR levantou Davi para rei dos filhos de Jacó. 4 E Davi reinou segundo o coração de DEUS todos os dias de sua vida. 5 E DEUS prometeu o trono a Davi em todas as suas gerações; pois disse: Porque sairá um rebento do tronco de Jessé, e um Renovo crescerá das suas raízes. 6 E repousará sobre ele o adjutório de DEUS, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor de DEUS. 7 E Davi gerou Salomão. Durante o seu reinado, Salomão governou sabiamente e ergueu o templo de DEUS. 8 Foi depois, com Roboão, filho de Salomão, que Israel se dividiu em duas partes. E dez tribos, conforme o dito de Aias, profeta de DEUS, se desviaram do caminho certo. 9 E Roboão não seguiu os passos de seus pais, e reinou perversamente sobre o povo. 10 E vieram reis sobre Israel e sobre Judá. E muitos pecaram, e poucos honraram ao SENHOR, seguindo os seus caminhos. Então veio a servidão sobre os povos, vezes e mais vezes.

11 E Israel caiu sob o jugo de povos cruéis e que não adoravam a DEUS. Pois procederam errado e não buscaram aquele que fez os céus, e a terra, e o mar, e tudo que neles há. 12 Não deram ao órfão a sua porção, nem socorreram a viúva, nem o estrangeiro, nem o pobre; antes, julgaram com injustiça aos que não tinham posses, e mataram, e promoveram a prostituição, e não temeram ao SENHOR, o FILHO. 13 Pois o temor a DEUS é o princípio da sabedoria. 14 E praticaram a feitiçaria, e rituais de diabos, e andaram diante de outros deuses. E casavam e divorciavam-se. E não cessavam em suas maldades. 15 E, praticando toda a sorte de males, ofenderam ao SENHOR, porque roubavam, mentiam, tomavam a esposa um dos outros, em promiscuidade; 16 eram avarentos, indignos, invejosos, incontinentes, sem afeto, assassinos, contenciosos; não honrando ao pai e à mãe, seguindo seus corações, fornicando; seguindo suas paixões, tornaram-se piores que aqueles a quem imitaram tais coisas. 17 E, vindo-lhes profetas, eram mortos. Não amaram a lei e não a viveram. 18 Pelo que DEUS os abandonou as suas próprias paixões desenfreadas. E foram condenados ao cativeiro dos povos incircuncisos de mente e corpo.

LIVRO 2

Capítulo 1

1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda na companhia dos maus, nem percorre o caminho dos pecadores, nem se senta junto dos escarnecedores.

2 Mas sim, com aqueles que têm seu prazer na lei do SENHOR; e meditam em sua lei de dia e de noite.

3 Porque o justo será como uma árvore, plantada junto a ribeiros de águas, que dá fruto a seu tempo, e suas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará.

4 Mas os ímpios não são assim; são como a erva que o vento dispersa.

5 Por isso os maus não subsistirão no julgamento, nem os pecadores no ajuntamento dos justos.

6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos maus é de perdição.

Capítulo 2

1 GUARDA-ME, ó DEUS, porque em ti confio.

2 A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu SENHOR.

3 As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei minhas ofertas a eles, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.

4 O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.

5 As divisas caem-me em lugares deleitosos; sim, coube-me uma formosa herança.

6 Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até de noite o meu coração me ensina.

7 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por ele estar à minha mão direita, nunca vacilarei.

8 Portanto, está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne repousará segura.

9 O SENHOR não deixará a minha alma no sepulcro, nem permitirá que o seu santo veja corrupção.

10 Far-me-ás, ó SENHOR, ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Capítulo 3

1 SENHOR, NÃO me repreendas na tua ira; e não me castigues em teu furor.

2 Tem misericórdia de mim, SENHOR quando eu estou fraco; cura-me, SENHOR, quando meus ossos estão afligidos.

3 Volta, SENHOR; livra minha alma; salva-me por tua bondade.

4 Porque na morte não há lembrança de ti; no mundo dos mortos quem te louvará?

5 Já estou cansado do meu gemido; toda a noite eu inundo a minha cama; com minhas lágrimas molho meu leito.

6 Meus olhos estão desolados de mágoa, e têm se envelhecido por causa de todos os meus adversários.

7 Saí para longe de mim, ó vós praticantes de maldade! Porque o SENHOR já ouviu a voz do meu choro.

8 O SENHOR tem ouvido a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração.

9 Todos os meus inimigos se envergonharão e ficarão muito perturbados; voltarão para trás, e repentinamente se envergonharão.

Capítulo 4

1 POR QUE as nações se rebelam, e os povos planejam em vão?

2 Os reis da terra se levantam, e os governantes tomam conselhos reunidos contra DEUS, e contra seu Ungido, e dizem:

3 Rompamos as correntes deles, e lancemos fora de nós as cordas deles.

4 Aquele que está sentado nos céus rirá; DEUS zombará deles.

5 Então ele lhes falará em sua ira; em seu furor ele os assombrará, dizendo:

6 E eu ungi a meu Rei sobre Sião, o monte de minha santidade.

7 E eu declararei o decreto de DEUS: Ele me disse: Tu és meu FILHO; eu hoje te gerei.

8 Ele pede-me, e, por herança, eu darei as nações, e por sua propriedade os confins da terra.

9 Com cetro de ferro as quebrará; como vaso de oleiro as despedaçará;

10 Portanto agora, reis, sede prudentes; e vós, juízes da terra, deixai-vos instruir.

11 Servi ao SENHOR com temor; e alegrai-vos com tremor.

12 Beijai o FILHO, para que ele não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve a ira dele se acenderá.

13 Abençoados todos os que nele confiam.

Capítulo 5

1 A LEI DO SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos simples.

2 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e alumia os olhos.

3 O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos são igualmente justos.

4 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino, e mais doces do que o mel e o destilar dos favos.

5 Também por eles é admoestado o seu servo; e em guardá-los há grande recompensa.

6 Quem pode entender os seus erros, senão pela justa lei do SENHOR?

7 Purifica-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei íntegro, e ficarei limpo de grande transgressão.

8 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, rocha minha e redentor meu!

9 Os Céus proclamam a glória de DEUS, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

10 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.

11 Não há linguagem nem fala onde não se ouçam as suas vozes.

12 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras, até o fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,

13 O qual é como um noivo que sai dos seus aposentos, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.

14 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até as outras extremidades deles, e nada se esconde ao seu calor.

Capítulo 6

1 SENHOR, QUEM habitará no teu santuário? Quem morará no teu santo monte?

2 Aquele que anda com integridade, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

3 Aquele que não murmura com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma infâmia contra o seu próximo.

4 Em cujos olhos o perverso é desprezado, mas honra os que temem ao SENHOR. Aquele que jura com dano seu, e, contudo, não muda.

5 Aquele que não dá o seu dinheiro à usura, nem recebe suborno contra o inocente.

6 Quem faz isso nunca será abalado.

Capítulo 7

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranquilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do SENHOR para sempre.

Capítulo 8

1 Ó SENHOR, nosso SENHOR, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!

2 Tu suscitaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar o inimigo e o vingador.

3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que firmaste, penso:

4 Que é o homem mortal, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?

5 Pois o fizeste menor do que os anjos, mas de glória e de honra o coroaste.

6 Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:

7 Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.

8 Ó SENHOR, nosso SENHOR, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

Capítulo 9

1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?

2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

3 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisso confiarei.

4 Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: Que eu possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.

5 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu santuário me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.

6 Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; portanto, oferecerei sacrifício de júbilo no seu santuário; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR.

7 Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.

8 Não escondas de mim a tua face, não rejeites o teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.

9 Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei.

10 Quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.

11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e guia-me pela vereda reta, por causa dos meus inimigos.

12 Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram contra mim falsas testemunhas, e os que respiram crueldade.

13 Pereceria eu, sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes.

14 Espera no SENHOR, sê corajoso, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

Capítulo 10

1 AQUELE QUE habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

4 Ele te cobrirá com as suas asas, e debaixo delas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo.

5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,

6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

7 Mil homens cairão ao teu lado, e outros dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No altíssimo fizeste a tua habitação.

10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

11 Porque aos seus servidores dará ordem a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos.

12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

14 Porquanto tão encarecidamente me amou, diz o SENHOR, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

16 Fartá-lo-ei com longos dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Capítulo 11

1 SENHOR, TU me sondas, e me conheces.

2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento.

3 Vigias o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.

4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que já, ó SENHOR, tudo conheces.

5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

6 Tal conhecimento é para mim maravilhoso, tão alto que não o posso atingir.

7 Para onde me irei do teu poder, ou para onde fugirei da tua face?

8 Se eu subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

9 Se eu tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

11 Se eu disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz em redor de mim.

12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti, mas a noite para ti resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

13 Pois criaste as minhas entranhas; formaste-me no ventre de minha mãe.

14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas essas coisas foram escritas, as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

17 E quão preciosos me são, ó DEUS, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

18 Se as contasse, eis que são em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

19 Ó DEUS, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos, portanto, de mim, homens assassinos.

20 Pois falam malvadamente contra ti, e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.

21 Sonda-me, ó DEUS, e conhece o meu coração; põe-me à prova, e conhece os meus pensamentos,

22 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Capítulo 12

1 EU TE louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos justos a ti cantarei louvores.

2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade, pois engrandeceste a tua palavra sobre o alicerce do teu nome.

3 No dia em que eu clamei, me escutaste, e alentaste com força a minha alma.

4 Todos os reis da terra te louvarão, ó SENHOR, quando ouvirem as palavras da tua boca;

5 E cantarão os caminhos do SENHOR, pois grande é a glória do SENHOR.

6 Ainda que o SENHOR seja excelso, atenta todavia para o humilde, mas ao soberbo conhece-o de longe.

7 Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará.

8 O SENHOR aperfeiçoará o que me concerne; a tua benignidade, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.

Capítulo 13

1 OH, QUÃO bom e quão agradável é que os irmãos habitem em união!

2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla das suas vestes,

3 Como o orvalho de Hermom e como o orvalho que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordenou a bênção e vida para sempre.

Capítulo 14

1 LOUVAREI AO SENHOR, e engrandecerei a DEUS; pois por sua palavra veio tudo à existência, e pela palavra do seu poder, foram feitas as esferas, e os mundos e o céu, e a terra, e o mar, e todo seu exército.

2 Louvado seja DEUS, por seu poder; por sua glória exaltai-o. Bendizei-o, ó nações. Cantai louvores, ó povo de DEUS.

3 Louvai-o pois ele nos remiu. Louvai-o, pois ele deu o seu FILHO em sacrifício.

4 Que pai o faria? Mas nós pecamos, e ele nos salvou; caímos, e ele nos levantou.

5 Portanto oremos e jejuemos.

6 Inclinai-vos diante dele e orai. Alegremo-nos em nosso DEUS.

7 Glória, vitória e poder, sejam dados a DEUS poderoso.

8 Na angústia nos exaltou. Louvado seja.

9 Na dúvida nos consolou. Louvado seja.

10 Como ovelhas desgarradas, ele nos recolheu. Como a galinha ajunta os pintos sob suas asas, assim é DEUS, e a nossa salvação.

11 E fez as esferas, e os mundos, e a terra; e a terra era uma ovelha perdida. Mas o SENHOR nos achou e nos salvou do lobo devorador.

12 Portanto, exultemos nele. Adoremo-lo todos os dias, de dia e de noite.

13 Proclamemos o seu EVANGELHO e testemunhemos de suas obras. Louvemos a sua glória.

14 Eis que todo céu canta! Cantai vós também, ó cidadãos da terra!

15 Agora já veio sobre nós o reino do céu.

Capítulo 15

1 LOUVAREI AO SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.

2 A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão.

3 Engrandecei ao SENHOR comigo, e juntos exaltemos o seu nome.

4 Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

5 Olharam para ele, e foram iluminados; e o seu rosto não ficou envergonhado.

6 Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.

7 O guardião do SENHOR repousa ao redor dos que o temem, e os livra.

8 Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

9 Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

10 Os filhos dos leões passam necessidade e sofrem fome, mas aqueles que temem ao SENHOR não têm falta de coisa alguma.

11 Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.

12 Quem é o homem que deseja a vida, que quer muitos dias para ver o bem?

13 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem enganosamente.

14 Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.

15 Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

16 A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.

17 Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.

18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

20 Ele lhe preserva todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.

21 A maldade matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão desolados.

22 O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será desolado.

Capítulo 16

1 NÃO TE indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.

2 Porque cedo serão ceifados, e murcharão como a erva verde.

3 Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

4 Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.

5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo, como o meio-dia.

7 Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes, porque isso só leva ao mal.

9 Porque os malfeitores serão extirpados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.

10 Mais um pouco, e o ímpio já não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.

11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes.

13 O SENHOR se ri dele, pois vê que vem chegando o seu dia.

14 Os ímpios puxaram da espada e tornaram tenso o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta.

15 Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão.

16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.

17 Pois os braços dos ímpios se quebrarão; mas o SENHOR sustém os justos.

18 O SENHOR conhece os dias dos retos, e a herança deles permanecerá para sempre.

19 Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.

20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do SENHOR serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.

21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece, e dá.

22 Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.

23 Os passos de um homem bom são firmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho.

24 Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.

25 Fui moço, e agora sou velho, mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

26 Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.

27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.

28 Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre, mas a semente dos ímpios será desarraigada.

29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela eternamente.

30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala justiça.

31 A lei do seu DEUS está em seu coração; os seus passos não deslizarão.

32 O ímpio espreita o justo, e procura matá-lo.

33 O SENHOR não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.

34 Espera no SENHOR, e guarda o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem erradicados.

35 Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

36 Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.

37 Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.

38 A salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

39 E o SENHOR os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.

40 Mas quanto aos transgressores, serão juntamente destruídos, e o futuro dos ímpios será destruído.

Capítulo 17

1 TEM MISERICÓRDIA de mim, ó DEUS, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

2 Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.

3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mau à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

5 Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.

8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que tu quebraste.

9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.

10 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu adjutório.

11 Cria em mim, ó DEUS, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com o teu adjutório.

13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.

14 Livra-me dos crimes de sangue, ó DEUS, DEUS da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.

15 Abre, DEUS, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.

16 Pois não queres os sacrifícios que eu daria; tu não te deleitas em holocaustos.

17 Os sacrifícios para DEUS são o espírito quebrantado; a um quebrantado e contrito coração não desprezarás, ó DEUS.

18. Então te agradarás dos sacrifícios da justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

Capítulo 18

1 DEUS, TENHA misericórdia de nós, e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós.

2 Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.

3 Louvem-te a ti, ó DEUS, os povos; louvem-te os povos todos.

4 Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra.

5 Louvem-te a ti, ó DEUS, os povos; louvem-te os povos todos.

6 Então a terra dará o seu fruto, e DEUS, o nosso DEUS, nos abençoará.

7 DEUS nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.

Capítulo 19

1 VERDADEIRAMENTE bom é DEUS para com os justos, e para com os limpos de coração.

2 Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.

3 Pois eu tinha inveja dos tolos, quando via a prosperidade dos ímpios.

4 Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.

5 Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens.

6 Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.

7 Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.

8 Zombam e falam maldosamente de opressão; falam arrogantemente.

9 Põem a sua boca contra os céus, e a sua língua anda pela terra.

10 Pelo que o seu povo volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.

11 E dizem: Como o sabe DEUS? Ou: Há conhecimento no Altíssimo?

12 Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo, aumentam em riquezas.

13 Na verdade, em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.

14 Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.

15 Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.

16 Quando pensava em entender isso, foi para mim muito doloroso,

17 Até que entrei no santuário de Deus, então entendi eu o fim deles.

18 Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.

19 Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.

20 Como um sonho, quando se acorda, assim, ó SENHOR, quando acordares, desprezarás a aparência deles.

21 Assim, o meu coração se amargou, e sinto pontadas nas minhas entranhas.

22 Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.

23 Todavia estou continuamente contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.

24 Guiar-me-ás com teu conselho, e depois me receberás em glória.

25 Quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti.

26 A minha carne e o meu coração desfalecem, mas DEUS é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.

27 Pois eis que os que se afastam de ti perecerão; tu tens destruí- do todos aqueles que se desviam de ti.

28 Mas para mim, bom é aproximar-me de DEUS; pus a minha confiança no SENHOR, para anunciar todas as tuas obras.

Capítulo 20

1 DISSE DEUS ao meu SENHOR: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

2 DEUS enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos.

3 O teu povo se oferecerá voluntariamente no dia do teu poder, com ornamentos de santidade, desde a madre da alva; tu tens o orvalho da tua mocidade.

4 Jurou DEUS, e não se arrependerá; tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

5 O SENHOR, com a mão direita, ferirá os reis no dia da sua ira.

6 Julgará entre as nações; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de grandes terras.

7 Beberá do ribeiro no caminho, pelo que levantará a cabeça.

Capítulo 21

1 ACREDITEI, por isso falei; estive muito aflito.

2 Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos.

3 Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.

4 Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.

5 Ó SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas cadeias.

6 Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.

7 Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o meu povo,

8 Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.

9 Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos.

10 Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR.

Capítulo 22

1 LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.

2 Diga agora Israel que a sua benignidade dura para sempre.

3 Diga agora a casa de Aarão que a sua benignidade dura para sempre.

4 Digam agora os que temem ao SENHOR que a sua benignidade dura para sempre.

5 Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo.

6 O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.

7 O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam.

8 É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.

9 É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes.

10 Todas as nações me cercaram, mas no nome do SENHOR as despedaçarei.

11 Cercaram-me como abelhas, porém apagaram-se como o fogo de espinhos, pois no nome do SENHOR os despedaçarei.

12 Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o SENHOR me ajudou.

13 O SENHOR é a minha força e o meu cântico, e se fez a minha salvação.

14 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.

15 A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas.

16 Não morrerei, mas viverei, e contarei as obras do SENHOR.

17 O SENHOR me castigou muito, mas não me entregou à morte.

18 Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR.

19 Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão.

20 Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação.

21 A pedra que os edificadores rejeitaram se tornou a cabeça da esquina.

22 Da parte do SENHOR se fez isso; maravilhoso é aos nossos olhos.

23 Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.

24 Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos.

25 Bendito aquele que vem em nome do SENHOR; nós vos bendizemos desde a casa do SENHOR.

26 O SENHOR é Deus que nos mostrou a luz; atai o sacrifício da festa com cordas, até os chifres do altar.

27 Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.

28 Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

Capítulo 23

1 A MINHA alma engrandece ao SENHOR, e o meu espírito se alegra em DEUS, meu Salvador;

2 Porque atentou para a humildade de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada;

3 Porque me fez grandes coisas o poderoso; e santo é o seu nome.

4 E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem.

5 Com o seu braço agiu valorosamente; dispersou os que tinham pensamentos soberbos no coração.

6 Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu de mãos vazias os ricos.

7 Auxiliou Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia; como falou a nossos pais, a Abraão e à sua posteridade, para sempre.

Capítulo 24

1 ABENÇOADOS OS retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.

2 Felizes os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração, e não praticam iniquidade; andam nos seus caminhos.

3 Tu, SENHOR, ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.

4 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus estatutos!

5 Então não serei envergonhado, quando atentar a todos os teus mandamentos.

6 Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.

7 Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.

8 A tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.

9 Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.

10 Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.

11 Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó SENHOR; ensina-me os teus juízos.

12 Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até o fim.

13 Os teus testemunhos tomei por herança para sempre, pois são o regozijo do meu coração.

Capítulo 25

1 BENDITO O DEUS de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo,

2 E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo, como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;

3 Que nos livraria dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;

4 Para manifestar misericórdia a nossos pais, e lembrar-se do seu santo concerto, do juramento que fez a Abraão, nosso pai,

5 De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.

6 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir adiante da face do SENHOR, para a preparar os seus caminhos;

7 Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados;

8 Pela terna misericórdia do nosso DEUS, com que do alto nos visitará a aurora;

9 Para alumiar os que estão assentados em trevas e na sombra da morte; a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

Capítulo 26

1 LOUVAI AO SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo; e o seu louvor, na congregação dos santos.

2 Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.

3 Louvem o seu nome solenemente; cantem-lhe o seu louvor com instrumentos suaves.

4 Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.

5 Exultem os santos na glória, alegrem-se nas suas camas.

6 Estejam na sua garganta os altos louvores de DEUS; e espada de dois fios, nas suas mãos;

7 Para tomarem vingança das nações, e darem repreensões aos povos;

8 Para aprisionarem os seus reis com cadeias; e os seus nobres, com grilhões de ferro;

9 Para executarem contra eles o juízo escrito; esta será a glória de todos os santos.

10 Louvai ao SENHOR.

Capítulo 27

1 Ó MINHA ALMA, louva ao SENHOR.

2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu DEUS enquanto eu for vivo.

3 Não confieis em príncipes, nem no filho do homem, em quem não há salvação.

4 Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.

5 Bem-aventurado aquele que tem o DEUS de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR, e no seu DEUS.

6 O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto neles há, e o que guarda a verdade para sempre;

7 O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos.

8 O SENHOR solta os encarcerados; o SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos.

9 O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.

10 O SENHOR reinará para sempre; o teu DEUS, ó Sião, é de geração em geração. Louvai ao SENHOR.

Capítulo 28

1 BEM-AVENTURADO és tu que temes ao SENHOR e andas nos seus caminhos.

2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

3 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.

4 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira em redor da tua mesa.

5 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

6 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.

Capítulo 29

1 NA VERDADE, eu sou mais estúpido do que ninguém, não tenho o entendimento do homem.

2 Nem aprendi a sabedoria, nem conheci o conhecimento dos santos.

3 Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas num tecido? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu PAI, se é que o sabes?

4 Toda a palavra de DEUS é pura; escudo é para os que confiam nele.

5 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.

6 Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que eu morra:

7 Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa;

8 E, não me dês nem a pobreza nem a riqueza, mantém-me do pão da minha porção costumeira.

9 Para que porventura estando farto não te negue, e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de DEUS em vão.

10 Há uma geração que amaldiçoa seu pai, e que não bendiz sua mãe.

11 Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, e que nunca foi lavada da sua imundície.

12 Há uma geração cujos olhos são altivos, e as suas pálpebras levantadas para cima.

13 Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujos queixais são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.

Capítulo 30

1 CUIDAS POIS que alguém pode socorrer-te nas tuas lutas? A quem pois clamarás na hora da angustia?

2 Atente que a ira destrói o insensato, e o zelo mata o tolo.

3 Eu vi o insensato lançar raízes, porém logo amaldiçoei a sua habitação.

4 Seus filhos estão longe da salvação, e são despedaçados às portas, e não há quem os livre.

5 A sua colheita a devora o faminto, e até dentre os espinhos a tira; e o salteador abocanha os seus bens.

6 Porque do pó não procede a aflição, nem da terra brota a tribulação.

7 Mas o homem nasce para a vicissitude, como as faíscas das brasas se levantam para voar.

8 Porém eu, na minha aflição, buscaria a DEUS, e a ele entregaria a minha causa.

9 Ele faz coisas tão grandiosas, que não se podem esquadrinhar, e tantas maravilhas, que não se podem contar.

10 Ele dá a chuva sobre a terra, e envia águas sobre os campos,

11 Para pôr os abatidos num lugar alto, e para que os enlutados se exaltem na salvação.

12 Ele aniquila as imaginações dos astutos, para que as suas mãos não possam levar coisa alguma a efeito.

13 Ele apanha os sábios na sua própria astúcia, e o conselho dos perversos é precipitado.

14 Eles de dia encontram as trevas, e ao meio-dia andam como de noite, às apalpadelas.

15 Porém livra o necessitado da espada, e da boca deles, e da mão do forte.

16 Assim, há esperança para o pobre, e o mal tapa a sua boca.

17 Eis que bem-aventurado é o homem a quem DEUS castiga; não desprezes, pois, o castigo do todo-poderoso.

18 Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.

19 E o justo sabe que a sua tenda está em paz, e visitará a sua habitação, e não pecará.

20 Também saberá que se multiplicará a sua semente e a sua posteridade como a erva da terra.

21 Na velhice irá à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo.

Capítulo 31

1 REGOZIJAI-VOS NO SENHOR, vós, justos, pois aos retos convém o louvor.

2 Louvai suavemente ao SENHOR com harpa, cantai a ele com saltério de dez cordas.

3 Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem, e com júbilo.

4 Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis.

5 Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do SENHOR.

6 Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles, pelo sopro da sua boca.

7 Ele junta as águas do mar como num montão; põe os abismos em reservatórios.

8 Toda a terra tema ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo.

9 Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.

10 O SENHOR desfaz o conselho das nações, quebranta os intentos dos povos.

11 O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração.

12 Abençoada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.

13 O SENHOR olha desde os céus, e vê todos os filhos dos homens.

14 Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra,

15 Aquele que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.

16 Não há rei que se salve com a grandeza de um exército, nem o homem valente se livra pela muita força.

17 O cavalo é forte; mas não livra ninguém com a sua grande força.

18 Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia,

19 Para lhes livrar a alma da morte, e para os conservar vivos na fome.

20 A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.

21 Pois nele se alegra o nosso coração, porquanto confiamos no seu santo nome.

22 Seja a tua misericórdia, SENHOR, sobre nós, como em ti a esperamos. Amém!

LIVRO 3

Capítulo 1

1 POR MEIO DE Moisés, o servo do SENHOR, DEUS ordenou o seguinte: 2 Nenhuma abominação comereis. Estes são os animais que comereis: O boi, a ovelha, e a cabra, o cervo, e a gazela, e a corça, e a cabra montês, e a cabra selvagem, e o antílope, e o gamo. 3 Todo animal que tem cascos fendidos, que tem o casco dividido em dois, que remói, entre os animais, esse comereis. 4 Porém estes não comereis, dos que somente remoem, ou que têm o casco fendido: O camelo, e a lebre, e o coelho, porque remoem mas não têm o casco fendido; imundos vos serão. 5 Nem o porco, porque tem casco fendido, mas não remói; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis no seu cadáver. 6 Isto comereis de tudo o que há nas águas: Tudo o que tem barbatanas e escamas comereis. 7 Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis; imundo vos será. 8 Toda ave limpa comereis. 9 Porém estas são as de que não comereis: A águia, e o urubu, e a águia-marinha, e o abutre, e o falcão, e o milhano, segundo a sua espécie, 10 todo corvo, segundo a sua espécie, e o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie, 11 e o bufo, e a coruja, e a gralha, e o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho, a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego. 12 Também todo inseto que voa, vos será imundo; não se comerá. 13 Mas o gafanhoto e o grilo comereis; estes segundo a sua espécie; pois voam e andam, tendo pés sob as suas pernas. 14 Não comereis nenhum animal que morreu por si mesmo; ao estrangeiro, que está dentro das tuas portas, não o darás para que o coma, nem o venderás ao estranho, porquanto és povo santo a DEUS. 15 Não cozerás o cabrito com o leite da sua mãe. E não comereis o animal com o seu sangue. 16 E livrai-vos das carnes sacrificadas aos ídolos.

Capítulo 2

1 TAMBÉM, recatai-vos e vesti-vos segundo a ordem de DEUS, não exibindo os vossos encantos nem apresentando os vossos corpos ao ridículo. 2 Seja vossa roupa simples e opaca, e arejada. Pois DEUS vos deseja o melhor. 3 Cortai, vós homens, vosso cabelo e embelezai-vos com simplicidade. 4 A vossas mulheres está vedado o rapar dos cabelos. Pois, estes, por véu pôs o SENHOR para elas. 5 Que se enfeitem com enfeites lindos, para os seus maridos, sendo simples, no SENHOR. 6 Que não depositem suas vaidades nas coisas que passam, pois a vaidade é aflição para o homem, e caminho de perdição. 7 Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos teus descontentamentos, e te venha a morte e o repouso eterno. 8 Em teus dias de vigor, ame a mulher da sua mocidade, com todo amor e forças que o SENHOR te der. 9 E não te demores a casar. Se te demorares, porém, pesarão sobre ti a fatiga e o aborrecimento. Vai, tome, pois, uma mulher na tua mocidade. Auxílio e alívio do SENHOR é para o homem. 10 E o homem é para mulher frente e alívio. Portanto suportai vossas cargas um do outro. 11 Pois o homem tem suas paixões na mulher e a mulher tem suas paixões no homem; e não é a mulher sem o homem, nem o homem sem a mulher, no SENHOR. 12 Não abandoneis os vossos leitos, e não maculeis o matrimónio fornicando e adulterando. 13 O SENHOR abomina as uniões ilegítimas, e desaprova a fornicação. Pois há um tempo para tudo: Há um tempo de plantar e há um tempo de colher. 14 Ou casais ou vos dedicais à castidade; pois fora disso, tudo é abominação ao SENHOR.

Capítulo 3

1 NOS MEUS sábados convocai reunião solene no santuário de minha adoração. 2 Nenhum trabalho fareis, senão aquele que vos orienta o SENHOR. 3 No sexto dia, o que tiverdes de cozer em água, cozei-o; e o que quiserdes cozer em brasa, fazei-o logo; e o que tiver de ser cozido em óleo, cozei-o. 4 Pois o sábado é dia dedicado ao SENHOR, santa convocação fareis; do pôr-do-sol ao pôr-do-sol. 5 Mas se o frio vos irritar as entranhas, então excetue-se ao que isso fizer mal. Ou misturai-o mistura de frutas para que se delicie com as bênçãos de seu SENHOR. 6 Nos sábados descansai e orai, e congregai-vos em adoração; e nas luas novas, congregai-vos em oração, e suplicai a ajuda de vosso DEUS, e apregoai o EVANGELHO, e proclamai santo jejum.

7 Quando se vos aproximar a lua nova, proclamai santa convocação, jejum e oração; e orai ao vosso SENHOR, o FILHO, e, por ele, achegai-vos a DEUS. 8 E não transpareçais o abatimento de vosso corpo; uma noite e um dia, jejuai; antes, lavai vossos rostos, alegrai-vos de padecerdes em nome de vosso SENHOR. 9 Durante o dia, labutai; mas à noite, congregai-vos, desde o pôr-do-sol, três horas.

10 Ao orar, lavai vossas mãos e antebraços, e vossas faces, e vossos pés; achegai-vos com vestes limpas. 11 E, prostrando-vos, adorai; e cantai suavemente louvores solenes ao vosso DEUS; e prestai testemunho das obras de DEUS, e de sua graça, e de suas bênçãos; 12 e confessai vossas falhas na congregação, e admoestai-vos, porque a vitória somente com conselhos prudentes se alcançará, e só na multidão de conselheiros há segurança. 13 Que não desprezeis as vossas mulheres. Antes, estejais passo a passo com elas; e, no santuário, ao seu lado estejais.

Capítulo 4

1 CREIA NO SENHOR Jesus e em DEUS, o PAI. 2 Pois DEUS amou a humanidade, e outorgou ao seu FILHO para salvação dos que nele crerem. 3 E, por João, o batista, o batismo de arrependimento foi pregado. 4 Portanto, quero que tenhais fé. Orai, na madrugada, mas com fé. Orai sem cessar. E DEUS vos capacitará para toda espécie de trabalhos. 5 Cumpri a lei, e amai-vos uns aos outros. Porque assim o FILHO vos amou com tanto amor, que deu sua vida em vosso favor. 6 E cultivai a esperança, e a perseverança em todas as coisas. 7 Pois o amor não desanima; tudo pode suportar; não toma pela aparência, antes se entrega e se doa. 8 E esperais pelo que não vedes. Esperais porque crestes, e crestes porque amastes, ou, antes fostes por ele amados; porque o amor não conta tempo. 9 E pacientai, e orai, e louvai, tudo em união com os outros em vossas famílias e em vossas congregações; pois ninguém é de si mesmo. E o amor não separa.

10 E não desprezeis as leis deste livro que, DEUS, cognitivamente, vos passou nestes últimos dias; pois, para que saibais, é chegado o tempo do fim. 11 E vem o tempo em que não tereis em DEUS socorro, nem socorredor, nem auxílio, nem advogado. 12 Então sereis cercados pelo terror do grande e assustador dia do SENHOR, quando ele retornar, em presença visível, pela segunda vez. 13 E sereis julgados, e sereis examinados. Pois o FILHO tem poder de exercer o juízo, porque é ele Deus sobre todos vós. 14 E não vos maravilheis disso; porque vem a hora em que até os que se acham nos sepulcros ouvirão a sua voz. 15 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação. 16 E o fogo que os queima, teima em não se apagar.

17 Portanto, achegai-vos a DEUS e fugi do Opositor. Não dês espaço a ele, e ele fugirá de vós. 18 E amai-vos uns aos outros. Outra vez, amai-vos uns aos outros. Porque quem ama conhece a DEUS; porque DEUS é amor. 19 Amarás ao SENHOR e ao teu DEUS de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 20 E amarás o teu próximo como a ti mesmo; portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles, porque esta é a lei que ensinaram Moisés e os profetas.

Capítulo 5

1 NÃO VOS destruireis a vós mesmos; e não vos embriagueis. 2 Mantende a consciência limpa e promovei a paz entre os homens. 3 Protegei a terra, e não a danifiqueis com as vossas próprias mãos. 4 Cultivai a terra; mas deixai que ela se recomponha. 5 E purificai as águas dos rios e dos mares.

6 Lembrai-vos que do pó fostes feitos, e ao pó voltareis. 7 E sucederá que certamente morrereis. Mas o que é a morte? 8 Todos os que dormem virão a vida, no grande dia do SENHOR. 9 Pois a morte é um sono profundo, do qual todos acordarão no dia do fim. 10 Então, não vos lamenteis, nem vos angustieis, quando vos falecer um irmão. 11 Antes, esperai no SENHOR, sendo pacientes, e sabendo que certamente morrereis. 12 Antes conservai-vos puros, e guardai os mandamentos de DEUS, que ele vos deu, a fim de vos apresentardes imaculados ante a sua face no último dia.

13 E quem destruir o seu corpo, que DEUS fez, DEUS também o destruirá no último dia. 14 Entregaríeis, pois, o vosso corpo em prostituição? Entregar-vos-íeis à fornicação, para vos contaminardes com nela? 15 Cuidai em manter-vos puros todos os dias. 16 E tudo quanto fizerdes, em obras e em palavras, cogitando em vosso íntimo, fazei-o em nome de Jesus, dando sempre graças a DEUS, por ele. 17 Sabei, pois, que DEUS considera vossa intenção em todos os vossos atos. Porque a salvação não vem de vós mesmo, mas da graça de DEUS, por Jesus, o Messias, através da fé que possuís. 18 Portanto, inclinai-vos em tudo o que é verdadeiro, e tudo o que é justo, e tudo o que é puro, e tudo o que é amável, e em tudo o que é de boa fama, em que há alguma virtude e algum louvor. 19 Assim, pois, inclinai-vos na meditação da palavra de DEUS, e na oração, e no louvor de DEUS, e na comunhão dos santos; 20 e na visitação, e no apoio dos necessitados, e no atendimento da viúva, e do órfão, e do enlutado. 21 E não deixeis que entre os filhos do meu povo haja quem padeça de fome, ou esteja enfermo, sem que receba incondicional apoio da Igreja. 22 Agora pois andai em retidão; e no santuário estejais como convém andar na casa de DEUS. Porque sois a Igreja do DEUS vivo, a coluna e firmeza da verdade. 23 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Em Jesus, DEUS foi manifestado na carne, foi justificado no espírito, pregado aos gentios, acreditado no mundo, e glorificado no céu.

Capítulo 6

1 VÓS PAIS amai vossos filhos. 2 Como DEUS vos amou, e Jesus deu sua vida por vós, doai-vos também por eles. 3 Os pais devem entesourar pelos filhos, garantindo que vivam bem. 4 Portanto, trabalhai arduamente, com justiça e lealdade, no justo cumprimento dos mandamentos de vosso DEUS. 5 Vós filhos, honrai a vossos pais e mães. 6 Em nada griteis com eles; mas em tudo obedecei, tendo cuidado de que por eles honrais a vosso DEUS. 7 Orai em família, e estudai os livros dos justos, no pleno conhecimento de vosso DEUS, tendo sempre amor uns aos outros, e todos vós a DEUS. 8 DEUS exige que a palavra seja pregada entre os homens, e se ache a luz entre as famílias de seu povo. 9 Assim, saí vós, pais, mães, e filhos, e filhas, e pregai a palavra em unanimidade. 10 Nos sábados de vosso descanso, trabalhai na obra de vosso DEUS, e conquistai almas para DEUS. 11 E não vos desunis; porque toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir. 12 Portanto, correi na mesma direção, como um só corpo e, se divergirdes, buscai ajuda a DEUS, que sua sabedoria a todos dá liberalmente, sem repreensão. 13 E, orando, obtereis respostas; e jejuando alcançareis a união que vos deseja o SENHOR.

14 Que vós, filhos, ameis vossos irmãos, não disputando com eles o amor de vossos pais. 15 Mas antes encorajando-vos uns aos outros para alcançardes a perfeição. 16 Casai com boas mulheres e bons maridos, cujo coração reclina-se diante do SENHOR e seja boa filha e bom filho de seus pais. 17 E não forniqueis, nem vos achegueis em intimidade sem que vosso matrimónio seja legitimado pelo líder de vossa Igreja, com a bênção de vossos pais, depois de haverdes orado e recebido aprovação de vossos DEUS. 18 E cuidai de vossos pais na sua velhice, sempre atendendo aos seus reclamos, e amando-os com amor incondicional. Porque eles também o fizeram por vós na vossa meninice.

Capítulo 7

1 VALORIZAI A AMIZADE, e não cultiveis a inimizade. 2 Excomungai dentre vós quem espalha contendas, e pratica a prostituição, e permanece mexeriqueiro, e não honra a DEUS, e não crê no SENHOR Jesus. 3 Porque as obras de iniquidade já são manifestas, as quais são: Adultério, fornicação, imundície, dissolução, 4 idolatria, feitiçarias, inimizades, polêmicas, ciúmes, iras, contendas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a essas. 5 Sabei que quem permanece nestas coisas não pode herdar o reino de DEUS.

6 Suportai as cargas uns dos outros e orai uns pelos outros. Porque a oração do justo, pode muito em seus efeitos. 7 E se orardes incessantemente, e uns pelos outros, não haverá mal nenhum que vos atinja. 8 E aquele que está no Messias é uma nova criatura; eis que DEUS fez tudo novo, e o passado é apagado. 9 E admoestai-vos, e pregai a palavra de DEUS entre vós para aconselhamento. 10 Pois a palavra de DEUS é viva e penetrante. 11 E consolai-vos nas tribulações que vos advirão. Porque sereis ofendidos e pisados, e mortos. 12 Mas lembrai-vos que ninguém pode intentar acusação contra os eleitos de DEUS. É DEUS quem os justifica. Quem os condenará? É o Messias quem intercede por eles. 13 Nada os separará do amor do Messias. Nem tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez. 14 Eis que são entregues à morte todo o dia, 15 e, por aquele que os amou, certa é a vitória todos os dias. 16 Crede que nem a morte, nem a vida, nem os poderes do espaço, nem o presente, nem o futuro, nem alguma outra criatura poderá separá-los do amor de DEUS, que está no Messias Jesus, o SENHOR.

17 Portanto suportai vossas cargas. Porque importa que a lei de DEUS seja cumprida acima de qualquer autoridade. 18 Porque vós sabeis que vos aguarda uma melhor e mais sublime recompensa: A vida eterna. 19 E a vida eterna está no conhecimento de DEUS e do seu FILHO Jesus.

20 Persisti pois nestas coisas; porque sabeis que está perto o dia. 21 Pois sabeis que, nele, comparecereis diante do tribunal do Messias; 22 e todas as obras, sejam boas ou más, serão julgadas conforme a lei do SENHOR; 23 e nele não tereis nem socorro nem socorredor, nem vos prestarão ajuda vossos líderes, e nem anciãos, e nem pai, e nem mãe.

Capítulo 8

1 E ISTO FAREIS nas vossas congregações: 2 Aquele que presidir a palavra pelo povo de DEUS, não deverá ser pessoa sem experiência; 3 antes deve ser experimentado no EVANGELHO, bom pai de seus filhos, bom esposo de sua mulher (porque não vos convém que tenhais muitas esposas; isto é abominação ao SENHOR), nem achegado ao vinho (porque aquele que o faz não pode ter parte no corpo do Messias). 4 E, se trabalhar pelo EVANGELHO, deverá viver do EVANGELHO, ele e sua família. 5 E não se lhe dê mais do que precise para viver e trabalhar na obra do SENHOR. 6 Mas quem tiver forças para trabalhar para DEUS e ainda buscar seu próprio pão, que o faça, sem contendas, nem malícias. 7 E o apóstolo é o pregador da palavra de DEUS, sem lugar estabelecido; pois seu chamado não é de homens. 8 E o ancião controla a igreja, e vela pelo rebanho que DEUS, no Messias lhe confiou. 9 E os diáconos ajudam no serviço, e na pregação, e na visitação, e no auxílio, dentro da congregação em que ministram. 10 E os mestres são dons do ensino. Ensinai as crianças nos retos caminhos do SENHOR, para que não se desviem dos preceitos de DEUS. 11 E quem não partilha um único versículo desta lei, em socorro de seu próximo, na admoestação, no conselho, na elevação, na repreensão, tal homem não pode herdar o reino do céu. 12 E quem ensinar e não praticar, será julgado no último dia. 13 E batizai vossos conversos no SENHOR em nome de Jesus, para a remissão de seus pecados. 14 E educai-os a não praticar a prostituição, mas a guardar toda a lei do SENHOR, como está registado nestes livros. 15 Orai uns pelos outros, pois assim garantireis a salvação da imaculada Igreja do DEUS vivo. 16 E tudo quanto fizerdes, quer comais, quer bebais, fazei tudo em nome do Messias Jesus. 17 E quando vos avistardes saudai-vos com viva alegria e ósculo santo. 18 E se contenderdes, reconciliai-vos na congregação. E que a conduta de um, seja lição aos justos.

Capítulo 9

1 E SE ORARDES, em congregação ou em privado, não griteis. 2 E se cantardes louvores, não griteis. 3 E se vos aliviardes em vossas necessidades, lavai-vos. Eis que o SENHOR promove o vosso bem-estar, e saúde, e harmonia entre vós. 4 E não useis de imagens, nem de figuras, quando me buscardes, e quando vos congregardes, nos vossos santuários de minha adoração. 5 Eis que o que está escrito nos livros dos justos é verdade. Nada aumenteis e nada suprimais. 6 Saudai-vos alegremente e com ósculo santo. 7 Vesti-vos com vestes alegres e decentes. E aos indecentes repreendei. E se não vos ouvir, expulsai-o do meio de vós, até que alcancem a misericórdia. 8 E nas vossas congregações não privilegiai assento ao rico, ou ao mestre, ou ao apóstolo, ou a qualquer dos irmãos. 9 Mas reservai lugar para os idosos, e para os que não podem consigo mesmos. 10 E levantai-vos em louvor; e genuflecti-vos em oração; e erguei as mãos em oração; e não exagereis em vossa adoração. 11 Cultivai pois o silêncio e a calma. E sede prontos no ouvir e tardios no falar. 12 Antes, elevai vossa alma em adoração, e louvor, e ações de graças ao DEUS todo-poderoso. 13 Que vossas mulheres não se trajem com vestimentas que limitam seus corpos; e não excedam em seus adornos. 14 Conduzi pois orações pelas famílias, entoando louvores. E buscai a ajuda de vosso SENHOR. 15 E quando orardes, crede que já recebestes. Tende fé, e recebereis. 16 Tudo pode ser conseguido com a oração e o jejum. E há males que só se vencem com oração e jejum.

Capítulo 10

1 VEDE QUÃO distantes estão os povos das nações. 2 Dizem: SENHOR, SENHOR, mas seu coração não está em mim. 3 Dizem: Em teu nome operamos milagres. Mas não possuem a virtude de DEUS. 4 Distraídos estão em suas doutrinas de homens, esquecendo-se do dia em que serão julgados. 5 E não sabem que são guiados por homens cegos. 6 Como aconteceu no tempo de Noé, todos casam e davam-se em casamento, bebiam e festejavam, e acreditavam em suas doutrinas. 7 Até o dia em que Noé entrou no navio e veio o dilúvio e consumiu a todos. 8 Assim será também na vinda do FILHO de DEUS. Todos estarão convencidos em suas doutrinas, e terão sido selados os justos, 9 e então virá fim; e todos serão consumidos.

10 Atente que não te ouvirão senão poucos. Estes que te amam falsamente te acusarão. 11 Mas estreito é o caminho e apertada é a porta que conduz à salvação. 12 Segue pois por esta senda de teu SENHOR, persevera, e obterás a vida eterna. 13 Eles estão convencidos de seus líderes, e de suas doutrinas, e de suas companhias, e de seus caminhos; 14 mas caminho de morte é; desvio é. 15 Convença-os pois do seu caminho de erro, e chama-os para o EVANGELHO. Este que te revelamos. 16 Porque há uma coisa que chamam EVANGELHO, mas não é; e outra que chamam DEUS, mas não é; e ainda outra que chamam de FILHO, mas não é. 17 Pois o FILHO verdadeiramente se fez carne, e viveu e morreu como homem, e foi ressuscitado, pois nada tinha em poder e força, como homem. 18 E oriente para que guardem os mandamentos recomendados aos justos; e os meus sábados e as minhas leis, guardai. 19 Distraíram-se em vãs filosofias e em doutrinas enganosas; escutaram a astúcia do Opositor, e caíram no erro e no engano.

Capítulo 11

1 ATENTAI POIS NAS coisas que vos digo: Vós pecais. 2 Se ouvirdes, contar-vos-ei em que tendes pecado. 3 Olhai e vede; se vos arrependerdes, o SENHOR perdoar-vos-á de todos os vossos pecados. 4 Nisto tendes pecado: Na confissão e no conhecimento. 5 Pecastes na confissão porque não derramastes vossos pesos aos pés do SENHOR. 6 A alma que se silencia e não ora ao SENHOR, confessando os seus pecados, e pedindo o socorro de DEUS, será como árvore em terra árida, e virá a secar. 7 Confessai vossos pecados entre vós nas vossas congregações, e em privado entre vós e DEUS, vosso PAI. 8 E pecais no conhecimento de DEUS, e não orais buscando a sabedoria de cima. 9 Atentai que sereis destruídos como povo se não tiverdes o conhecimento de DEUS. 10 E aqueles que sabem devem buscar instruir aqueles que nada sabem. E os que sabem, se não ensinam as crianças, serão afastados para a perdição. 11 Educai, pois, a Igreja e santificai o povo de DEUS com seu saber, e orai uns aos outros, e confessai vossos pecados perante DEUS e perante a Igreja. 12 Partilhai pelo menos um versículo dos livros da lei, se sois justos.

Capítulo 12

1 BUSCAI AO SENHOR enquanto se pode achar. 2 E o SENHOR é recompensador daqueles que o temem. 3 E, se o meu povo, diz o SENHOR, se arrepender dos seus pecados, e confessá-los diante de mim, e orar, e guardar os meus mandamentos; 4 eis que eu, o vosso Deus, virei a vós com o livramento de minha mão para vos livrar nas vossas lutas. 5 Pois ao SENHOR pertence a misericórdia e o amor. E todo aquele que não ama não conhece a DEUS. DEUS é amor. 6 Clamem a DEUS todos os povos, e bramem da terra todas as nações. 7 Eis que o SENHOR vem em livramento dos santos, e em salvação aos eleitos. 8 O choro do justo pode durar uma noite, mas na alvorada vem a alegria. 9 Adorai, pois, ao SENHOR, exaltando por ele a DEUS, o único DEUS.

Capítulo 13

1 PESO SOBRE ISRAEL. Eis que Judá foi julgado. 2 E os juízos de DEUS recaíram sobre os filhos de Jacó. E DEUS condenará a todos eles pelas suas falhas, e os castigará pelas suas transgressões. 3 E perguntais por qual pecado o SENHOR aplica suas sanções. 4 Eis que o SENHOR responde pelo seu servo: Vós abandonastes a DEUS; acaso existe pecado maior? E não honrastes ao seu FILHO; pode haver maior desvio? 5 E saístes pelo mundo e vos prostituístes com os deuses dessa terra. 6 Vinde e vede, ó moradores da terra! Observai a majestosa Jerusalém, cidade amada, a formosa e concorrida! Eis que ela foi achada nua no leito de seu amante. 7 Eis que se entregou aos reis dessa terra, não obstante ter seu próprio e legítimo esposo. 8 E inventou para si cultos, e sacrifícios, e oferendas, e cantou cânticos aos estranhos. 9 Pode haver maior pecado? Podeis fazer mais que isso? 10 E me trocastes com os bens do mundo. Pelo ouro da terra enrugaste o teu corpo; pelas coisas que perecem, te desgastaste. 11 Não foi isso que o SENHOR exigiu de ti, ó esposa amada. Ele exigiu louvor e não sacrifício; entrega e amor; obediência e não sacrifício. 12 Eis que vos enviei emissários para vos desviardes a mim, diz o SENHOR. 13 Mas vós os matastes. Vós matastes os profetas diante do altar dos sacrifícios; e com isso o manchastes eternamente. 14 E não guardastes os meus sábados, nem as festas de lua nova, nem convocastes santo jejum, nem confessastes os vossos pecados diante de vós nas vossas congregações. 15 Com o imundo vos contaminastes. E o alimento repugnado inseristes em vossas habitações. 16 E fornicastes e vos destes ao adultério. 17 Vossos filhos pecam desde a puberdade, e inovam pecados antes da idade certa. Mas vós consentistes com esta prática. 18 Pelo que DEUS vos castigará ainda em vossa vida. E vos condenará no último dia. 19 Mas se orardes a mim, e vos derramardes em oração, eis que o SENHOR virá sobre vós em socorro e vos perdoará. 20 Olhai! Eis que DEUS traz uma nova terra santa. A antiga não mais serve, pois foi manchada com o sangue de inocentes, e nela permanece a imundície resultante das más práticas. 21 E não ficará do templo pedra sobre pedra, que não seja derribada. E DEUS anulou o vosso culto, e rejeitou a vossa adoração. 22 Ó servo de DEUS, escreva este peso. É o mesmo peso de DEUS contra o mundo todo. Pois os que antes seguiam o caminho, dele estão desviados todos eles. 23 Condene as suas ofertas, e seus louvores, e suas pregações, e suas lutas vãs. 24 Eis que breve é o tempo, e curto é o prazo. Pois logo o FILHO vem em socorro dos nele creram, e dos que aceitaram o EVANGELHO que hoje te dou. 25 Vem e veja, ó servo meu! Veja como eles se vestem, e tome nota de como andam; veja ainda como os seus corpos se tocam em insulto ao seu DEUS. 26 Não tocará o varão a mulher nas partes que eu proibi: Não tocará o ventre, nem os altos dos seus peitos, nem os ombros, nem abaixo de sua cintura tocará; 27 E não promoverá proximidade exagerada dela, nem o noivo, nem homem algum que não possua parentesco, senão o esposo que seu corpo domina. 28 Respeitai os vossos corpos, pois são depositários de DEUS e de seu FILHO. 29 Se vos abrasam as paixões deste mundo, casai breve. Mas não transgridais os mandamentos do SENHOR. E eis que DEUS tudo vê e tudo ouve. Louvado seja! 30 Se um menino e uma menina se achegarem em intimidade, após a puberdade, expulsai-os da congregação, se seus atos se verificarem. 31 Se o fizerem antes da puberdade, seus pais deverão fazer oferta de agradecimento, e jejuará toda a família, e chorão pelo perdão do SENHOR; e no sábado seguinte, convocai jejum em vossa congregação. 32 Se resultar gravidez, não os expulseis. Antes exigi que se unam e paguem oferta de agradecimento, e jejuará a família de seus pais, e chorão pelo perdão do SENHOR; e no sábado seguinte, a congregação jejuará e orará a mim pedindo que este pecado seja extirpado do seio da Igreja. 33 E DEUS os perdoará, e protegerá a criança que estiver para nascer. 34 Sem casamento, portanto, não vos achegueis às mulheres do mundo, e, mais ainda, às mulheres do povo que eu amo. 35 E cuidai em não casar com as mulheres que não aceitam o EVANGELHO, como fizeram os filhos de Jacó nas terras de Canaã. 36 É por coisas semelhantes a estas que DEUS rejeitou a Israel, e depois aos seguidores do FILHO, também chamados cristãos. 37 Levanta-te e olha! Vês alguém que não se prostitua? Procure entre eles e veja: Vês alguém que ame a DEUS e que obedeça às suas leis? 38 Quem escreveu os livros que leem? E quem revelou a eles estas doutrinas? Quem prescreveu as leis que seguem? 39 Atentai, vós justos, que tudo que leem e seguem, se não for corroborado pelos livros que vos justificam a doutrina, nada aceiteis. Palavra de erro é. 40 Há algum povo na terra que não se prostitua? Há algum povo que guarda o sábado, conforme ordenei? 41 Condene-os, filho do homem! 42 As suas mulheres andam nuas pelas ruas; seus vestidos subiram a marca que lhes dei para a adoração. 43 Assim, como se dobrarão diante de mim? Como aceitarei eu as suas orações? 44 Andam com os peitos à mostra. E revelam elas seus encantos. Não vês tu isto, filho do homem? 45 Vês alguma nação que adore ao SENHOR? Vês uma mulher pura diante de mim? Esses não pertencem a minha Igreja. Não fazem parte da Igreja do DEUS vivo. 46 Prostitutos e prostitutas! Porventura escapareis do fogo do inferno que vos aguarda? 47 Quem poderá salvar esta geração de erros abomináveis? Eis que esta geração transbordou em pecado e excedeu ao pecado de Sodoma e Gomorra. 48 Cedo vem o julgamento de DEUS. 49 Olhe! Não te aproximes de suas práticas, tu e tua família, e todos que estiverem debaixo de teu teto. 50 E chamai aos que creram a não seguir caminhos tortuosos, que hoje anuncio.

Capítulo 14

1 AVISTAI NO HORIZONTE estas coisas. 2 Sede vigilantes, pois o despertar está bem próximo. 3 E se não fordes vigilantes eis que o ladrão virá e não o percebereis. 4 E assim virá sobre vós o juízo e a perdição do último dia. 5 Vede que estes homens das nações não cumprem o que o SENHOR lhes ordena. 6 Como foi com Noé, e em Sodoma, e Jericó, assim, o mal virá sobre eles, porque não vigiaram, antes adormeceram nas suas más obras, 7 e não olharam para o SENHOR, e não seguiram a voz de DEUS. 8 Se, pois, vos absterdes de seguir o costume destas nações, bem-aventurados sereis. 9 E DEUS abomina os filhos dos homens, pois eles não deram ouvidos a sua voz. 10 E estes que te cercam, ó filho do homem, eles seguem o que não conhecem. 11 Eles mesmos fecharam os seus olhos e se estabeleceram cegos; eis que vão ao precipício. 12 Eu não lhes dei mensagens, e não lhes suscitei mensageiros. Então, responda: Com que autoridade divulgam a palavra que sustentam? 13 Vede, se o SENHOR não lhes deu, mensagem de erro é. 14 Louvai, pois, ao SENHOR dando sempre por ele graças a DEUS. 15 E não imiteis os que se desviaram, pois, caminho de cego e senda de perdição é.

16 Rápido é o tempo; e breve vem Jesus. 17 Acautelai-vos! Cedo vem! E todo olho o verá. 18 O mesmo Messias que foi recebido no céu para realização da obra redentora, virá outra vez. E vos manifestará a DEUS, único rei dos reis e SENHOR dos senhores. 19 Se adormecerdes, sereis deixados para trás, no dia em que todas as potências do céu serão abaladas. 20 Neste dia, aqueles que se purificaram no sangue do cordeiro, jamais ficarão impuros; e aqueles que não deram ouvidos ao som de sua voz, jamais verão a alva. 21 E sucederá que, tendo o SENHOR vindo nas nuvens do céu, com glória, em torno dos guerreiros e serventes celestiais, a trombeta soará três vezes. 22 E quando tocar a primeira trombeta, eis que os vivos serão reunidos no vale, também chamado Armagedon, e todo olho verá ao SENHOR. 23 E quando tocar a segunda trombeta, eis que os justos mortos, desde Adão, ressuscitarão, e serão reunidos aos justos transformados. 24 E então soará a terceira trombeta, e os ímpios mortos sairão dos túmulos para a condenação. 25 E descerá do céu a cidade amada, majestosa e gloriosa, enfeitada para o Messias, e descerá de DEUS. 26 E quando tiver descido, eis que todos, grandes e pequenos, justos e injustos, serão julgados. E do céu será testificada a justiça de DEUS e do SENHOR. 27 E aquele que motivou a rebelião será finalmente apresentado e condenado, e depois os que o seguiram. 28 E descerá fogo do céu, fogo aquecido sete vezes debaixo do trono de DEUS. 29 E serão consumidos. Mas os justos se salvarão na cidade amada. 30 E quando houverem sido consumidos, eis que a terra será repovoada com todo tipo de erva verde e árvores de frutos, e vegetais e hortaliça, segundo as suas espécies. 31 E os animais, abrigados na cidade, sairão para vida, e os homens depois deles, para a vida eterna. E os mares também serão preenchidos de novo. 32 Eu juro, diz o SENHOR, o mal não se levantará duas vezes. 33 E os que creram no Messias Jesus, e por ele em DEUS seu PAI, jamais chorarão; nem a morte, nem o frio, nem o calor, nem a fome, nem a sede, nem preocupação alguma os moverá. 34 Jamais o mal se levantará.

LIVRO 4

Capítulo 1

1 E SUCEDEU que, devido aos pesos de DEUS contra Judá e Israel, veio o cativeiro romano sobre eles. 2 E eis que, no tempo em que Herodes era rei, um mensageiro de DEUS veio até José, descendente de Davi, ordenando que este tomasse Maria como sua mulher. 3 E aconteceu que, o mesmo mensageiro, apareceu a Maria, dizendo: Maria, és bendita de DEUS, pois de ti nascerá o FILHO de DEUS, que tira o pecado do mundo. 4 A sombra do DEUS Altíssimo te alcançará e te cobrirá, e conceberás um menino, no seu tempo, e seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 5 E José tomou-a por mulher. E não fez caso de ela ter concebido pelo poder de DEUS. Pois era temente a DEUS. 6 E sucedeu que José e Maria saíram em direção à Judeia, no povoado de Belém. E lá, em uma quinta, Maria deu à luz o menino. E José pôs nele o nome de Jesus, que significa DEUS salva. 7 E, naquele tempo, Herodes enfurecido, mandou matar muitas crianças. José, porém, levou o menino e sua mãe ao Egito, onde permaneceu durante sete anos. 8 Depois disso, o mesmo mensageiro retornou a José em sonho e disse-lhe: José, toma a criança e sua mãe, e volta a terra de tua paternidade; pois os que tentavam matar o menino, já dormem. 9 Assim eles retornaram ao seu local, em Galileia, no vilarejo de Nazaré; pois importava que o menino fosse chamado nazareno. 10 E o menino crescia em estatura, e em sabedoria, e em graça para com DEUS e os homens. 11 Ele é o esperado, o FILHO de DEUS, a coisa única; ele mesmo que tudo fez; o verbo de DEUS. 12 Ele era o verbo que estava no princípio com DEUS, e o verbo é Deus na plenitude de seu ser e na expansão de seu poder. 13 Ele estava no princípio com DEUS e por ele e para ele as coisas, em todas as esferas, e em todos os mundos, foram feitas, e sem ele nada do que foi feito se fez. 14 Nele estava a vida, e ele era a luz para os homens; é uma luz que resplandece em meio as trevas. Porém, as trevas não a compreenderam. Pois estavam entregues em seus pecados e obstruídos pela sua perversidade.

15 E Jesus tinha um primo, cujo nome era João. Ele era um homem enviado por DEUS, anunciado pelo profeta, quando disse: 16 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso DEUS. 17 Todo vale será exaltado, e todo monte e todo outeiro serão abatidos, e o caminho tortuoso se endireitará, e o áspero se aplainará. 18 E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente verá que a boca de DEUS o disse. 19 Voz que diz: Clama; e disse ele: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua benignidade como as flores do campo. 20 Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o adjutório do SENHOR. Na verdade, o povo é erva. 21 Seca-se a erva, e caem as flores, porém a palavra de nosso DEUS subsiste eternamente. 22 Ah! Sião, anunciadora do EVANGELHO, sobe tu a um monte alto. Ah! Jerusalém, anunciadora do EVANGELHO, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: EIS AQUI O VOSSO DEUS. 23 Eis que o SENHOR virá com poder, e o seu abraço dominará por ele; eis que o seu galardão vem com ele, e a sua recompensa diante da sua face. 24 Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente.

25 Este João veio para dar testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por intermédio dele. 26 Não era ele a luz; mas veio para que testificasse que era a luz verdadeira, que alumia todo homem que veio ao mundo. 27 E a luz estava no mundo, e o mundo foi feito por ela, e o mundo não a conheceu. 28 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS; a estes: Os que creem no seu nome; 29 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS. 30 E o verbo, a coisa única, se fez carne, e habitou entre nós, 31 e vimos a sua glória, que é a glória do Unigênito do PAI, cheio de graça e de verdade.

32 E veio, não para si mesmo, mas pelos que haviam de se salvar, a saber, àqueles que o haveriam de aceitá-lo como o FILHO de DEUS. 33 E veio em sacrifício remissório de pecados, sacrifício de si mesmo, pelos filhos dos homens; pois estes haviam se desgarrado das mãos de DEUS; 34 e para ensinar a verdade de DEUS aos homens, pois estes haviam trocado a verdade pela mentira. 35 DEUS desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações, e todos os confins da terra verão a SALVAÇÃO DE DEUS. 36 Pois o Messias veio. E, por ele, são conhecidas as obras da carne e as obras de DEUS. E justificou os justos e denunciou os iníquos. 37 Pois toda árvore que não dá frutas será cortada pela raiz; será cortada e jogada ao fogo ardente. 38 Arrependei-vos, pois, de vossos pecados, e cada um de vós seja batizado, para a remissão dos pecados; pois é vindo a vós o reino de DEUS.

Capítulo 2

1 E JOÃO DEU testemunho destas coisas perante os judeus e estrangeiros na margem do Jordão. 2 E, aos que aceitaram o seu testemunho, batizou com água. E, anunciava: Depois de mim, vem aquele que é sobre todos nós; do qual não sou digno de desamarrar as cordas de suas alpercatas. Ele batizará em água e com o fogo de seu poder, o adjutório.

3 Um dia, enquanto pregava, apareceu-lhe Jesus. 4 Eis que Jesus era de cerca de trinta anos. Jovem, cuja presença arrebatava os olhares. Era perfeito em sua alegria, e perfeito em suas palavras, e perfeito em suas ações, e perfeito em seu atender, e perfeito em seu ensinar. 5 E, quando o viu, João gritou: Eis aí o cordeiro imaculado, sacrifício de DEUS, que tira o pecado do mundo. É ele que batiza, não somente com água, mas com água e poder. 6 E, achegando-se a João, Jesus pediu que fosse batizado. Mas João, relutante, disse: Que pecado cometeu o SENHOR e Deus, para que esse teu servo o batizasse? 7 E Jesus respondeu: Por nenhum, bom e fiel servo; importa que se cumpra a ordem de meu PAI, que eu seja exemplo aos que vêm depois de mim. 8 E, entrando Jesus nas águas do Jordão, e foi mergulhado. 9 Imediatamente, abriu-se-lhe o céu e o adjutório, o poder de DEUS, desceu a ele em forma de pomba resplandecente. 10 E do alto, uma voz: Este é o meu FILHO amado, que alegra o meu coração. 11 Tendo sido batizado, saiu das águas e dirigiu-se ao deserto, onde foi tentado.

12 E aconteceu que, tendo Jesus permanecido no deserto, entre bestas e feras, durante quarenta dias e quarenta noites, enfraqueceu-se o seu organismo. 13 Apareceu-lhe então o Opositor, para desviá-lo de seus propósitos. 14 Disse: Se tu és o FILHO de DEUS, a coisa única, tome estas pedras, e transforme-as em pão. 15 Respondendo Jesus, disse-lhe: O homem deve viver mais da palavra de DEUS do que do pão de seu trabalho. 16 Nisto o Opositor não obteve sucesso. 17 E sucedeu que o Opositor levou Jesus ao alto do templo de Jerusalém, e disse-lhe: 18 Precipita-se, FILHO de DEUS, para baixo, que os teus servos guardiões não te deixarão tocar o solo, pois te resgatarão e te socorrerão. 19 E Jesus respondeu-lhe dizendo: Não ponha à prova o SENHOR, teu Deus. Nisso não teve sucesso o Opositor. 20 E, finalmente, carregando-o para o pico de um monte, disse-lhe: Olhe, todos os reinos deste mundo são meus; genuflecte-te, pois, e me adora, e nas tuas mãos os colocarei. 21 Sai-te de perto, tentador! – Disse Jesus. Pois, Moisés ensinou: Ama a DEUS, e adora somente a ele. 22 E vieram os servidores e serviram-no.

Capítulo 3

1 E COMEÇOU o seu ministério na Galileia. E anunciou o reino de DEUS aos que o ouviram. 2 E, na praia de Tiberíades, onde João estava pregando, achou a André, discípulo de João, e disse-lhe: Vem e segue-me! E André seguiu a Jesus, deixando para trás o seu mestre. 3 E André chamou Pedro, seu irmão. 4 E Jesus achou Filipe. E Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Eis aí aquele de quem Moisés ensinou que viria, Jesus, o nazareno. 5 E Natanael seguiu a Jesus. 6 E Jesus chamou doze homens piedosos. Estes: André e Simão, também chamado Pedro; Filipe e Natanael; Tiago, irmão do SENHOR, e João; Tiago, filho de Alfeu, e Judas; Tomé e Mateus; Simão e Judas Iscariotes, aquele que o havia de trair. 7 A estes, chamou apóstolos.

8 E aconteceu que, certo dia, Jesus, vendo-se empossado de uma grande multidão, subiu a um monte, ele e os seus discípulos. 9 E começou a ensinar:

10 Abençoados os pobres, mas ricos de espírito, porque deles é o reino dos céus. 11 Abençoados os que choram, porque eles serão consolados. 12 Abençoados os mansos, porque eles herdarão a terra. 13 Abençoados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. 14 Abençoados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 15 Abençoados os puros de coração, porque eles verão a Deus. 16 Abençoados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de DEUS. 17 Abençoados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 18 Abençoados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, falarem todo mal contra vós por minha causa. 19 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. 20 E a mim também perseguirão. Portanto, tende bom ânimo, eu já venci o mundo.

21 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, 22 nem se acende o candeeiro para colocá-lo debaixo do cômodo, mas no lustre, e dá luz a todos que estão na casa. 23 Assim também resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso PAI, que está nos céus.

24 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruir, mas para cumprir. 25 Porque em verdade vos digo que, o céu e a terra passarão, e tudo será cumprido, só então a lei será ab-rogada. 26 Qualquer, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar os homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 27 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

28 Moisés ensinou: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 29 Eu, porém, acrescento: Qualquer que se encolerizar contra seu irmão, sem motivo, será réu de juízo; 30 e qualquer que disser a seu irmão: Idiota; será réu; e qualquer que lhe disser: Louco; será réu do fogo do inferno. 31 Que não digais palavras de torpeza, nem tenhais conversas tolas, nem gracejos indecentes, pois não vos convêm; mas antes, praticai ações de graças.

32 Não leveis vossas ofertas ao ofertório se tiverdes culpas contra alguém, ou se fordes culpados de alguém. 33 Portanto, resolvei não ter dívidas com ninguém, para que ninguém vos acuse diante da congregação dos fiéis. 34 Reconciliai-vos depressa com o vosso adversário, com quem tiverdes dívida, antes que vos chegue o juízo. 35 E a melhor dívida é o amor.

36 Moisés ensinou mais: Não cometerás adultério. 37 Eu, porém, acrescento: Qualquer homem casado ou solteiro que olhar para uma mulher casada para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 38 E qualquer homem casado que olhar para uma mulher solteira para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério. 39 E também, qualquer homem solteiro que desejar possuir uma mulher solteira, sem a legitimar, já em seu coração comete fornicação. 40 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 41 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, sem ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

42 Em todas as vossas ações e palavras, seja sempre o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disso é de procedência maligna.

43 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 44 Eu vos digo, porém, que não resistais ao homem mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 45 e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 46 e se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

47 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

48 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 49 Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; 50 para que sejais filhos do vosso PAI que está nos céus; ele mesmo vos dá o seu exemplo, quando faz que o seu sol se levante sobre os maus e os bons, e a chuva desça sobre os justos e os injustos. 51 Pois, se amardes somente os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os maus também o mesmo? 52 E se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os maus também assim?

53 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso PAI que está nos céus.

Capítulo 4

1 GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola com exibição diante dos homens, para serdes vistos por eles. 2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que fez a tua direita; 4 Para que a tua esmola seja dada em oculto; e teu PAI, que vê em oculto, te recompensará publicamente.

5 E quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas suas congregações, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 6 Mas tu, quando orares, entra no oratório de tua congregação, ou no teu aposento, limpo, e fechando a tua porta, ora a teu PAI que está em oculto; e teu PAI, que vê em oculto, te recompensará publicamente. 7 E orando, não useis vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso PAI sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

9 Portanto, vós orareis assim: PAI nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino sobre nós, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 dá-nos hoje o pão nosso de cada dia; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13 e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; 14 porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

15 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas entre vós, também vosso PAI celestial vos perdoará a vós; 16 se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso PAI vos perdoará as vossas ofensas.

17 Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene. 18 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. 19 Chorem os líderes, ministros do SENHOR, junto ao altar, e digam: Poupa teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança à ignomínia, para que as nações façam escárnio dele; porque diriam entre os povos: Onde está o seu DEUS? 20 Então o SENHOR terá zelo de seus eleitos, e se compadecerá do seu povo.

21 E quando jejuardes vossos jejuns voluntários, não vos mostreis contristados como os hipócritas; 22 porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 23 Porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 24 para não parecer aos homens que jejuas, mas a teu PAI, que está em oculto; e teu PAI, que vê em oculto, te recompensará publicamente.

25 Não vos preocupeis em ajuntar tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 26 mas em ajuntar tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 27 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 28 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que o vestuário? 29 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso PAI celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

30 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 31 se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão as trevas! 32 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 33 Pois vosso PAI celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; 34 mas buscai primeiro o reino de DEUS, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 35 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

36 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a DEUS e ao Opositor.

37 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 38 E quanto ao vestuário, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam. 39 Pois, se DEUS veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Capítulo 5

1 NÃO JULGUEIS injustamente, para que, do mesmo modo, não sejais julgados. 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido hão de medir a vós. 3 E por que reparas tu no cisco que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; e eis uma trave no teu olho? 5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

6 Não deis aos cães as coisas santas, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e voltando-se, vos despedacem. 7 Eis que vos digo isto: Eles, os povos desviados, não terão piedade de vós quando vos pisarem. 8 Atentai em não confiar neles; mas no SENHOR, e nos justos dele.

9 Se tiverdes fé para pedir, o que pedirdes dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre. 11 E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 12 Se vós, pois, mesmo sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso PAI, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?

13 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles, porque esta é a lei que ensinaram Moisés e os profetas, a qual não pode ser abolida, sem que tudo seja cumprido.

14 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ele; 15 e vede que sua doutrina é como o vinho; são entorpecidos os seus sentidos, e se desvanecem como neblina ao raiar do sol. 16 Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que o encontrem.

17 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm a vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 18 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 19 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. 20 Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. 21 Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 22 E assim, pelos seus frutos os conhecereis. 23 Eu sou a videira verdadeira, e meu PAI é o lavrador. 24 Todo ramo que está em mim, que não dá fruto, ele o tira; e limpa todo ramo que dá fruto, para que dê mais fruto. 26 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. 26 Estai em mim, e eu em vós; como o ramo de si mesmo não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim nem vós, se não estiverdes em mim. 27 Eu sou a videira, vós, os ramos; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 28 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará; e são colhidos, e lançados no fogo, e ardem. 29 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 30 Nisto é glorificado meu PAI: Que deis muito fruto; e somente assim sereis meus discípulos. 31 Como o PAI me amou, também eu vos amei a vós; permanecei neste meu amor. 32 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; como eu tenho guardado os mandamentos de meu PAI, e permaneço no seu amor.

33 Nem todo o que me diz: SENHOR, SENHOR! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu PAI, que está nos céus. 34 Muitos me dirão naquele dia: SENHOR, SENHOR, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 35 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. 36 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 37 e desceu a chuva, e correram os rios, e sopraram os ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 38 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as pratica, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; 39 e desceu a chuva, e correram os rios, e sopraram os ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Capítulo 6

1 E JESUS, o Messias, o FILHO de DEUS, ensinou por três anos, em toda a terra de Judá e Israel. 2 E fez discípulos em toda a parte; e fez também muitos inimigos em toda a sua vida. 3 Mas ele ensinou o amor, e a entrega de si mesmo. Ele disse: Há mais bênçãos no dar do que no receber. 4 E outra vez disse: O meu mandamento é este: 5 Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: De dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 6 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 7 Neste dia já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas vos tenho chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu PAI vos tenho feito conhecer. 8 Não me escolhestes vós a mim, porém eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; 9 para que tudo quanto em meu nome pedirdes ao PAI ele vo-lo conceda. 10 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

11 E nisso, compreendereis o amor de DEUS por vós: Que ele deu a Jesus, seu FILHO, como sacrifício por vós todos, quando não merecíeis sua graça e amor. 12 E para que produzais frutos de avivamento, ordenou-vos a dar tudo em bondade, e a falar em beleza, e a agir em verdade. 13 E ordenou que o EVANGELHO do reino fosse pregado a todas as nações do mundo, em testemunho a todas as nações, e tribos, e línguas, e povos. 14 E todos quanto aceitassem a palavra de poder, fossem batizados em meu nome para a remissão dos seus pecados. 15 Porque o que crê e é batizado em meu nome, diz o SENHOR, tem a salvação. Mas quem não creu, já recebeu a condenação. 16 E para que opereis em unidade de fé, e para que sejais limpos e selados de DEUS, no Messias Jesus, recebeis o adjutório de sua presença, que vos concede dons e vos capacita no ministério.

17 E da Igreja, a congregação dos fiéis, estabeleceu apóstolos, anciãos, diáconos; e 18 operadores de dons: Na partilha, e na visitação, e na hospitalidade, e no entendimento de línguas, e na medicina, e na cura pela fé, e na palavra de profecia; 19 e doutores no ensino. Para que a Igreja se una como os membros de um corpo, e se afaste a heresia e a apostasia.

Capítulo 7

1 NOS SEUS TRÊS anos de ministério, Jesus fez mais pela humanidade do que qualquer outro fizera. 2 Pois eis que ele curou os enfermos, ressuscitou os mortos, e ensinou o EVANGELHO, depôs as forças do mal, denunciou o erro, operou milagres, e sinais e prodígios. 3 Nenhum livro poderá conter tudo que ele fez.

4 E sucedeu que, sendo odiado pelos principais dos judeus, eis que corromperam a Judas Iscariotes, subornando-o com o peso de trinta moedas de prata. 5 E, sucedeu que, estando Jesus sobre o monte chamado das Oliveiras, em Jerusalém, veio Judas e o exército dos guardas do templo. 6 E, dando um beijo, entregou a Jesus aos seus inimigos. 7 E Jesus foi conduzido ao julgamento, pois era acusado de levantar contendas por entre o povo. E era véspera do dia da páscoa.

8 Jesus, pois, ensinou seus discípulos que era importante que o FILHO padecesse por todos os homens. 9 Pois disse: Eis que foi dito: Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de DEUS, e oprimido. 10 Porém ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

11 Como se disse: Todos nós como ovelhas andávamos desgarrados; cada um se desviava pelo seu caminho, porém DEUS fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. 12 Ele foi oprimido, e ele foi afligido, porém não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim não abriu a sua boca. 13 E importava que depois de três noites e três dias ele ressuscitasse para alcançar a glória, que é a redenção dos que nele creem.

14 E era madrugada do dia quarto quando Judas traiu Jesus, seu Deus e Mestre. 15 E, sendo ainda escuro, foi levado às autoridades onde foi julgado por Herodes, e depois por Pilatos, que o condenou. 16 E, sendo ainda miúda a manhã, tomaram-no e o conduziram ao ponto de sua execução. 17 E aconteceu que, enquanto o iam levando, acharam um certo homem chamado Simão, cidadão de Cirene, que vinha do campo, e obrigaram-no a transportar o madeiro às costas, para que a levasse após Jesus. 18 E seguia-o uma grande multidão de mulheres que se lamentavam dele. 19 Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. 20 Porque eis que sobrevirão dias difíceis em que direis: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! 21 Então começareis a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos! Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?

22 E aconteceu que também conduziram outros dois homens, que eram malfeitores, para com ele serem mortos. 23 E quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro, à esquerda.

24 E dizia Jesus: PAI, perdoa-lhes, porque são ignorantes no que fazem. E repartindo as vestes dele, lançaram sortes. 25 E o povo estava olhando; e juntamente com eles também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Eleito de DEUS. 26 E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre, 27 e dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. 28 E também por cima dele estava um título, escrito em letras gregas, romanas e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS. 29 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele nas mesmas palavras. 30 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a DEUS, estando na mesma condenação? 31 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. 32 E disse a Jesus: SENHOR, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. 33 E disse-lhe Jesus: Hoje te digo que, na consumação dos tempos, estarás comigo no Paraíso. Esta palavra é verdadeira. 34 E aconteceu que era já quase o meio-dia, do dia quarto, e houve trevas em toda a terra até o meio da tarde. 35 E o sol escureceu, e rasgou-se ao meio o véu do templo. 36 Pois Jesus rompia com os judeus e aniquilava o antigo concerto, firmando o novo. 37 E clamando Jesus com grande voz, disse: PAI, eu estou em tuas mãos. E expirou.

38 E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galileia, estavam de longe vendo essas coisas. 39 E eis que um homem por nome José, de Arimateia, membro do Sinédrio, homem de bem e justo, crente em Jesus, que não tinha consentido no desígnio dos judeus, nem participou em seus atos; eis que ele também esperava o reino de DEUS, e cria em Jesus. 40 Este, chegando a Pilatos, pediu o corpo de Jesus. 41 E havendo-o tirado, envolveu-o num lençol, e pô-lo num sepulcro lavrado numa penha, onde ninguém ainda havia sido posto.

42 E era o dia da preparação, e se seguia o sábado. Pois o dia seguinte era páscoa e dia de descanso. 43 Então as mulheres, que tinham saído com ele da Galileia, o seguiram, e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado da páscoa repousaram, conforme o mandamento.

44 E sucedeu que, passada a páscoa, no dia quinto da semana, veio o dia sexto, que pronunciava o sétimo dia. 45 Eis que elas repousaram e, no findo o sábado do sétimo dia, no primeiro dia da semana, quando ainda escuro, saíram para embalsamar o corpo de Jesus. 46 E sucedeu que acharam a pedra removida. 47 E entrando, pois, viram e eis que o corpo tinha desaparecido. Porém Maria, também chamada Madalena, não entrou, optando por repousar da caminhada no jardim adjacente, voltada contra o sepulcro. 48 E eram elas: Maria, de quem Jesus expulsara demônios, Joana, Salomé, Maria, irmã de Lázaro, e outras. 49 E sucedeu-se que, entrando elas, eis que, um mensageiro se lhes apareceu. 50 Este disse-lhes: Por que procurais entre os mortos quem vivo está? Este Jesus que procurais ressuscitou, como havia anunciado. 51 E elas prantearam pelo Mestre, pois não tinham entendido a escritura e o poder de DEUS; pelo que saíram, deixando para trás Maria Madalena. 52 E sucedeu que, entrando ela, eis que dois, mensageiros se lhe apareceram, um à cabeceira e outro aos pés, de onde o corpo de Jesus repousara. 53 E perguntaram-lhe: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu SENHOR, e não sei onde o puseram. 54 E aconteceu que, retirando-se ela para fora, eis que Jesus, ressurreto, apareceu à Maria Madalena ao pé do jardim. 55 Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? E ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. 56 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Mestre! 57 Disse-lhe Jesus: Não me toques, porque ainda não subi para meu PAI, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes: 58 Subo para meu Pai e vosso Pai, e para meu DEUS e vosso DEUS.

59 E Maria saiu e contou o que vira aos apóstolos. Eis que eles não acreditaram no primeiro testemunho das mulheres, que tinham dado.

Capítulo 8

1 E SUCEDEU que, congregados, em dia de pentecostes, depois daqueles eventos, recaiu sobre os apóstolos o poder do adjutório, que lhes concedeu dons variados. 2 E desde aquele dia, espalhou-se a palavra do SENHOR pelo mundo, em testemunho a todas as nações. 3 E testificaram do Messias, na sua morte e ressureição. 4 Pois, tendo o Messias morrido na páscoa, ressurgiu depois de três noites e três dias. 5 E, tendo ressuscitado, apareceu primeiro às mulheres, depois a Pedro e João, e depois aos onze, e depois a Matias, e também a quinhentos apóstolos, e a Saulo, e a João novamente. 6 Assim, hoje tendes testemunhos, por viva fé.

7 E sucedeu que eles escreveram o que testificaram com os próprios olhos, 8 e ouviram com os próprios ouvidos, para que crêsseis. 9 Mas o espírito do erro corrompeu a humanidade, que transformou a verdade em mentira. 10 E confundiu o bem com o mal, e espalhou a confusão. Pois Jesus disse que nos dias de sua vinda, pouca fé haveria sobre a face da terra. 11 E não conheceram os homens a verdade sobre DEUS, e sobre Jesus, o SENHOR, e sobre a sua lei, e não entenderam o EVANGELHO do Messias, que anunciou. 12 Antes construíram ideias, e foram enganados pelo Opositor em suas doutrinas. 13 E vieram profetas falsos e desviaram a muitos.

14 E não vos achegueis às coisas das trevas. Andai na luz e não vos escondais. 15 Porque nas trevas opera o Opositor, e é ele mesmo que vos leva ao pecado. 16 Procurai com zelo a luz do dia, e sede obedientes ao vosso DEUS. 17 E DEUS tem grande paga para os que transgredem. 18 E é nas trevas que se praticam as imoralidades, e as fornicações, e os adultérios, e os homicídios, e as feitiçarias, e toda a sorte de males. 19 Atentai que tudo que é encoberto cedo DEUS revela. E é grande a sua vergonha. 20 Se vós ocultais vossas obras, obras de transgressão elas são. Revelai-vos e sede vistos pelos homens, transparecendo a bondade de vosso SENHOR, e sua verdade, e sua beleza. Amém.

Capítulo 9

1 E SUCEDEU que, na noite em que Jesus foi traído, tomou uma bacia com água e uma tolha. 2 E chamando para si os apóstolos, lavou seus pés, um a um, e disse: 3 O líder é aquele que serve; sede pois humildes; e sirvam uns aos outros, como eu servi entre vós. 4 Fazei isso nas vossas gerações.

5 Igualmente, à mesa, tomou o cálice de suco de vide, e tendo dado graças, e disse: Eis que este é o meu sangue, que é derramado em favor de vós, para a salvação da humanidade. 6 E tomando um pouco deu-o aos apóstolos para dele compartilhar. 7 E disse: Fazei isso em memória de mim, nas vossas gerações, até que eu venha. 8 Semelhantemente, tomou um pouco de pão não levedado, e tendo dado graças, disse: Este é o meu corpo, que é dado a padecer em favor de vós; tomai-o. 9 E eis que eles tomaram do pão, cada um na sua medida. 10 E disse: Fazei isso em memória de mim nas vossas gerações.

11 E, portanto, quem dele toma de modo indigno, ofende ao Messias, ao sacrifício de redenção que vos trouxe a paz com DEUS, reconciliando-vos com ele. 12 Cuidai em não exercitar o mal em vossos corações, todos os dias da vossa vida, para que não sejais indignos de participar do vinho e do pão, como testemunho de vossa redenção no Messias Jesus. 13 E aquele que ousadamente tomar dele em pecado, que ore, e jejue, e se debata de seus pecados perante DEUS, a ver se obtenha seu perdão. 14 A ceia do SENHOR seja para vós louvor e vida. E perdoai-vos uns aos outros, para que o PAI perdoe os vossos pecados.

15 E se vos julgais servos de DEUS, acreditai nos profetas e mensageiros que vos trazem a palavra da salvação. 16 Porém, tende cuidado em provar se são conforme os livros que vos justificam a doutrina. 17 E se concordarem com isto, então aceitai-os; mas não vos deixeis desviar, nem para a direita nem para a esquerda. 18 Antes, cada mensageiro que virá após ti, deve confortar os irmãos naquilo que se desviam, ou se esquecem, ou negligenciam. 19 Para que, seja salvo o que entre vós der ouvidos a eles, e condenado aquele que não ouvir a palavra de DEUS. 20 E esta profecia é verdadeira, pois é correção para as vossas doutrinas de mentira, e para vossas tradições de homens, e para correção de vossos caminhos de perdição.

Capítulo 10

1 E ACONTECERÁ que, nos últimos dias, muitos se esquecerão da fé, e não mais adorarão ao SENHOR. 2 E, como ladrão no alto da noite, virá o SENHOR em defesa dos que nele creram e para condenação dos que nele não creram. 3 E a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os servidores celestiais, nem o FILHO, senão somente o PAI. 4 E será como relâmpago, quando sai do oriente e se mostra no ocidente. Porque todo o olho o verá, e os mortos serão ressuscitados. 5 E os que morreram crendo no SENHOR acordarão em primeira instância, para a salvação; e aqueles que viveram em iniquidade, ressuscitarão para a condenação do fogo. 6 E o Opositor e seus seguidores: Estes que não seguiram ao Cordeiro onde quer que fosse, padecerão no fogo aquecido sete vezes. 7 E DEUS restabelecerá o Éden, e Jerusalém brilhará outra vez. 8 Esta, a celestial, que desce de DEUS, adornada como noiva. 9 E, depois que a cidade tiver descido, todos, primeiro os justos, e depois os injustos, serão julgados segundo as suas obras. 10 Assim, o que no Messias se justificou, continuará justo; pois o limpo continua limpo. 11 E o que do Messias se desviou, permanecerá impuro, para a perdição. Porque a porca sempre volta ao lamaçal de sua imundície. 12 E todos testificarão de que DEUS é justo e bom, pois a todos deu segundo os seus feitos, no cumprimento da lei que hoje vos dá o SENHOR. 13 Logo os justos tomarão parte da cidade, que possui doze portas. 14 E fogo choverá do céu, em condenação dos que não quiseram cumprir os mandamentos do PAI. 15 E por muito tempo queimarão até que se extinga o pecado e sua raiz. 16 E após isso, as ilhas serão reunidas, e os reinos unificados. E a terra dará pasto verde. 17 E sucederá que, assim como Noé salvou os animais no navio da morte do dilúvio, todo animal voltará a terra e se reproduzirá, e encherá a terra, segundo a ordem de DEUS. 18 E os homens hão de espalhar-se pela terra, e terão famílias para se multiplicar. 19 E de Jerusalém, a cidade amada, governará o SENHOR. 20 E todos os homens justos louvarão eternamente a redenção de DEUS e de seu Messias. Amém! 21 E receberão um novo nome, e seus corpos serão transformados. 22 Porque convém que, aquilo que é mortal, se revista da imortalidade, e aquilo que é corruptível, se revista da incorruptibilidade. 23 E a morte terá sido vencida. E o mal, diz o SENHOR, não se levantará pela segunda vez. Amém!

Capítulo 11

1 E SUCEDERÁ que, tendo alçado a voz, eles caçoarão de ti dizendo: DEUS não levantou mais profetas. 2 E se rirão de ti, dizendo: Nós o conhecemos; não é este menino de nossa terra? 3 Assim eles levantarão paredes que os isolarão do céu. 4 Creiam todos os justos; acreditem os santos de DEUS. Não reneguem este meu mensageiro. 5 Erga-te e veja. Veja como os povos se desviaram. Veja como estão organizados em seus grupos. 6 Cegos! Tolos! Não sabem que estão indo logo ao precipício. 7 Eles dizem: Temos Moisés e os profetas; temos a lei, e os escritos, e os livros. 8 Tolos! Não sabeis vós que os escribas mudaram a lei e a verdade em mentira? 9 Eis que vos suscito um homem, para que vos oriente no conhecimento que vossos mestres ignoraram. 10 Eles dizem: Veio o Messias e aboliu as leis; somos livres da lei de Moisés. 11 Eis que eles escreveram mentiras. Mudaram a verdade pela mentira. 12 Eis que DEUS anulou o sacrifício, porque um mais e melhor sacrifício foi dado, uma única vez, para sempre. 13 Mas hoje, a lei é evidenciada, e o que ignoraram é revelado. Arrependei-vos, pois, de vossos pecados, e cumpri a lei do SENHOR. 14 Se não te aceitarem, ore ao teu DEUS. Eles estão presos em suas doutrinas; e não conheceram a verdade e a verdade não os libertou. 15 Persevera nestas coisas, tu e tua família que DEUS te deu.

16 E eles andam nus, como os povos das nações, e oram em pé nas suas congregações. 17 E discutem as profecias, achando ter nelas a vida eterna; não cogitam, pois, que são elas que testificam do Messias e de sua lei. 18 Quem pois deixar de cumprir essas coisas, e de crer em Jesus, o FILHO, e de crer em DEUS, não poderá alcançar a salvação. 19 Suas escrituras são mentira; pois a palavra de DEUS não pode ser manchada, e sua doutrina não pode ser maculada. 20 E os justos volverão os seus olhos aos livros que os caracterizam. E sua atenção será para ti. 21 Porque entenderam a verdade, e discerniram o conhecimento. 22 Essas palavras disse o SENHOR. E se nelas haver impropriedade, afeta somente ao homem. 23 Não te lamentarás pelo desprezo das nações. Eles nada sabem. Cegos estão em seus caminhos.

Capítulo 12

1 HIGIENIZAI-VOS. 2 Que cada um seja puro em sua carne e em seu espírito. 3 Mantenhais a consciência limpa; não duvideis das coisas de DEUS. A dúvida conduz ao pecado. 4 E se duvidardes, cuidai em buscar o auxílio do SENHOR, nas vossas orações. 5 E se vierem os filhos dos homens duvidando esclarecei-os. 6 Porém, se suas dúvidas estiverem além do que te revelou o SENHOR, dize: Segredo do SENHOR é. O SENHOR reservou-o para si. 7 E nos santuários de minha adoração desnudai os vossos pés, pois lugar sagrado é; impureza nenhuma levareis a minha casa. 8 Higienizai vossos lugares, e vossas habitações, e vossos campos; e enfeitai vossas casas, e arborizai vossos sítios. 9 Não deixeis que as enfermidades vos assolem, nem a praga, nem a moléstia, nem as dores. 10 Antes, promovei para vós atmosfera salutar, e paz, e alegria, e saúde, em todas as vossas habitações.

11 E nas vossas congregações não imitareis os que se desviaram. 12 Antes, cultuai segundo vos revelou o SENHOR. Limitai-vos no partir do pão, e na pregação do EVANGELHO, e na oração incessante, e na confissão dos pecados, e no testemunho das obras de DEUS, 13 e apresentai a palavra aos que DEUS quer salvar. E aos que crerem batizai em meu nome, mergulhando-os nas águas do rio, para a remissão de seus pecados. 14 E imponde as mãos sobre eles, e receberão o dom de DEUS. 15 Quero, pois, que visiteis aos enfermos entre vós, e aqueles, também, que não seguem ao SENHOR. 16 E aos pobres, o seu alimento, e à viúva a consolação, e ao órfão a amizade e a consolação. 17 Que vossas viúvas jovens se casem outra vez. Assim o peso sobre a congregação se retirará.

18 Trazei vossas ofertas ao lugar de minha adoração. Edificai a minha Igreja. 19 Coletai em nome do necessitado, e dos que sofrem, e doai-o imediatamente, mesmo diante da congregação. 20 Edificai os meus santuários, e não vos engradecereis de vós mesmos. 21 E não divulgareis o quanto contribuirdes; não saberá a mão esquerda o que fez a direita. 22 Depositai vossas ofertas no ofertório, e orai ao SENHOR, que ele vos abençoará. 23 E erguereis o santuário de uma mesma forma, nos vossos sítios. 24 Ou edificai ou vos congregai nos lugares das vossas habitações.

Capítulo 13

1 NÃO SE TURBE o vosso coração. 2 Crede em DEUS e em mim também. 3 E guardai os mandamentos de DEUS e sereis prósperos na terra. 4 E DEUS vos dará muitos filhos. 5 E acontecerá que, tendo vos nascido uma criança, homem ou mulher, ao terceiro dia, apresentai-a diante da congregação, e abençoai-a e dedicai-a ao SENHOR. 6 E recitareis as palavras de fé aos seus ouvidos, para que não se desvie delas. 7 Se for filho homem, dedicai-o e circuncidai-o ao oitavo dia, ou ao sexto mês, ou aos dois anos. 8 E as filhas, quando meninas, educai-as na arte doméstica, ensinando-as nos seus deveres, como convém às filhas de DEUS. 9 E os filhos, quando meninos, educai-os nas artes paternas, como convém aos filhos de DEUS. 10 E mostrai o caminho do SENHOR desde tenra idade, e ensinai-os a orar, e ler os livros, e a guardar a doutrina do EVANGELHO, conforme o SENHOR te dá hoje. 11 E educai-os na piedade e no amor, e na solidariedade, e na fé, e na amizade entre os justos e santos de DEUS. 12 Que visitem uns aos outros e aprendam a hospitalidade. 13 E nenhuma casa dos crentes há que não seja visitada. 14 E se fordes exemplo, exemplo passareis. E se guardardes os mandamentos, eles o farão. 15 Guardareis os sábados e não desviareis vosso pé no meu santo dia. E na lua nova, e nos jejuns, não vos desvieis. 16 Educai-os nisto; e ensinai-os a guardar a lei, e a amar o SENHOR.

Capítulo 14

1 EIS QUE te digo um mistério; escreva-o conforme te disse. 2 E adore ao teu SENHOR onde quer que estejas. 3 Cogitaste pois não cumprir o que o SENHOR tem te revelado? E repousaste em teu coração o mesmo espírito de Jonas, quando fugiu ante a presença do SENHOR? 4 Atente, pois, que ninguém pode fugir de diante da presença do SENHOR, pois todo o mundo pertence a DEUS; e todas as coisas são suas. 5 Aonde fugirás, ó filho de Adão? E para onde irás tu, ó homem frágil? 6 Reclina-te e ora. Peça o perdão de teu SENHOR; e espera nele. Pois DEUS é a tua força e poder. 7 Aqueles que te crerem, batize-os se creram em meu nome. E imponha tuas mãos sobre eles e confira sobre eles o dom. 8 Mas não lhes consinta os pecados. E se não o abandonarem, abandone-os. 9 E não se turbe o teu coração. Repouse em DEUS e no SENHOR. 10 Atente que onde estiverem dois ou três em nome do SENHOR, aí DEUS estará. 11 Eles se rirão de ti, dizendo: Aposta ele que DEUS lhe falara? Por que DEUS não fala a nós? Por que não comunicou aos nossos pais esta verdade?

12 Não! DEUS não está com eles, e o adjutório do todo-poderoso não pode estar neles. 13 Porque não creram em Jesus e no seu PAI, 14 antes criaram para si uma forma diferente de Jesus e de DEUS. E o deus deles é deus segundo o seu coração e segue os seus instintos. 15 Pois DEUS é um só e seu FILHO é Jesus, o SENHOR.

Capítulo 15

1 EIS QUE VOS digo isto: Nada podereis fazer por vós mesmos; 2 e o SENHOR está atento ao que procedeis. 3 Não vos enganeis, ó homens perversos; pois chegará a hora em que tudo que está oculto será revelado, e aquilo que do mundo escondestes, será conhecido. 4 E se não vos guardardes de pecar, certamente virá o castigo de DEUS sobre vós no último dia. 5 Esquivai-vos, pois, do pecado, e convertei-vos ao vosso DEUS, que por vós enviou a seu FILHO como sacrifício. 6 E não desvieis vosso pensamento da lei de DEUS, nem vosso coração do cumprimento de suas ordens. 7 Pois o SENHOR não se deixa escarnecer. E aqueles em quem o pecado se revelar, por pecado receberão maldição. 8 Sete vezes cairá o justo, e a mão de DEUS o levantará. 9 Errará e o SENHOR o perdoará. 10 Pode um pai deixar de se compadecer de seu filho? Atentai, o justo vive de sua fé.

11 E assentando-se sobre a relva verde do monte, também chamado das Oliveiras, reuniu em torno de si os seus apóstolos, e disse: 12 Não vos deixarei órfãos; o consolador, virá para vós. E quando vier o adjutório de DEUS sobre vós e em vós, então conhecerão toda a verdade. 13 Porque este não procede do mundo, mas de DEUS, por meio de mim. 14 E tudo quanto pedirdes ao PAI em meu nome, certamente o farei. 15 Pois DEUS me deu o poder sobre todas as coisas, nos céus e na terra. É-me dado todo o poder sobre tudo. 16 Alegrai-vos pois em perseverar nestas coisas; e viremos, o PAI e eu, e faremos morada em vós. 17 Essas coisas são marcas dos que são meus discípulos: Aquele que guarda os meus mandamentos, e ama ao próximo como a si mesmo, e não duvida das coisas de DEUS; estes tais são bem-aventurados no que fazem. 18 E aquele cujo coração descai em DEUS, e cujo joelho se curva diante do salvador, e cujo coração não se afasta da lei do SENHOR, este tal herdará a vida eterna. 19 Bem-aventurado sois vós quando vos vier o mensageiro de DEUS e aceitares a sua revelação. 20 Porque malditos foram os filhos de Jacó, quando se revoltaram contra os profetas de DEUS. 21 Porque DEUS os castigou muito severamente, e não houve um só prevaricador que não fosse amaldiçoado. 22 Houve mensagem de DEUS senão por seus mensageiros? Acaso não levantaria para vós homens que vos manifestariam a sua vontade? 23 Não pode haver mudança em DEUS, nem sombra de variação no todo-poderoso.

24 Atentai e vede. Vossos líderes vos desviaram, uns para esquerda, outros para direita. E vós não distinguistes as suas mentiras. 25 Cogitais pois porquê? 26 Não! Fostes desviados porque não tendes revelação. E o que chamais lei, para o SENHOR não é.

27 E disse Jesus: E eis que virão muitos falsos mestres, e falsos messias, e falsos profetas. 28 Aquele que não trouxer este ensinamento, não pode ser recebido de vós. 29 E o meu ensino é este: O FILHO veio ao mundo, e o mundo foi feito por ele e para ele; mas o mundo não o aceitou. 30 E eis que o mesmo FILHO de DEUS se fez carne, e assumiu a plenitude das coisas de baixo; 31 e, sendo homem, viveu e morreu como homem, e aprendeu como homem. 32 E não houve pecado em Jesus, todos os dias da sua vida, que DEUS lhe deu debaixo do sol. 33 E quem ensina mandamentos de homens, e rouba de vós, e explora o pobre e não serve à Igreja, este tal é mentiroso. 34 No mundo tereis aflições. Lamentai-vos, chorai perante DEUS, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. 35 E aos que crerem nestas coisas, e perseverarem na prática de boas obras, e tiverem fé, ser-lhes-á dado o poder de serem chamados filhos de DEUS. 36 Se orardes, e jejuardes (porque há males que só se vencem com oração e jejum), em meu nome, pedindo com fervor ao PAI celestial, crendo que já recebestes, certamente o farei. 37 Aquele que recebe é menor que aquele que dá, mas ambos são filhos de DEUS, vosso PAI. 38 Não deixeis que o clamor de vossos necessitados chegue aos meus ouvidos, antes acudi uns aos outros nas vossas necessidades, e DEUS vos acudirá no tempo da angústia.

39 Quando orardes, não griteis. Isso já fazem os povos da terra. 40 Chorai em silêncio, e pacientai. Aquele que sofrer, busque auxílio em DEUS e achará. 41 Orai nas vossas congregações, e chorai todos pelas vossas falhas, e pacientai. 42 Atentai e vede. Sobrevir-vos-á a angústia e a perseguição, e a tentação; porém não desanimeis. 43 Não há tentação que não seja suportável, e não há provação sem que DEUS dê o escape.

44 Nisso se revela o amor de DEUS.

Capítulo 16

1 APRESENTAI VOSSOS corpos como sacrifício vivo no altar do SENHOR, todos os dias da vossa vida. 2 Vosso corpo é pertença do SENHOR para a sua glória. 3 Não vos apresenteis como pessoas sem lei, isto fazem os homens da terra. 4 E santo é o vosso corpo. Não o entregueis à prostituição, nem ao adultério, nem à fornicação, nem ás coisas que DEUS abomina. 5 Antes, sede justos como é justo DEUS, o vosso PAI. 6 DEUS não aprova as obras de prostituição, nem de idolatria, nem de feitiçaria. E aquele que segue estas coisas, não pode herdar o reino do céu. 7 E se não derdes ouvidos a DEUS, guardando os seus mandamentos, servindo-o com toda a diligência do vosso coração, então não resta sacrifício que possa apagar-vos os pecados.

Capítulo 17

1 E NAS VOSSAS congregações, ó justos de DEUS, não imiteis os que se desviaram. 2 Eles cantam, e dançam, e oram alto, pensando que é por gritar que DEUS os ouvirá. 3 Nos meus sábados, socorrei ao pobre, e em todos os dias, alimentai-os. 4 As religiões da terra se curvam diante do que não é DEUS. 5 Eles inventaram uma adoração que não lhes dei. E DEUS não aceita suas oferendas, nem seus sacrifícios de louvor. 6 No santuário, ordeno que disponhais uma bacia, um tanque, para que o povo se purifique; 7 um salão, também chamado santuário, onde orareis, e vos admoestareis uns aos outros, e vossos líderes falarão do que o SENHOR lhes houver dito; 8 e outro salão, também chamado oratório, para vos inclinardes em serena oração, e apresentardes, no meu lugar, os vossos pesos diante de mim. 9 Inclinai-vos diante do rei, e genuflecti-vos perante o poderoso. 10 Não griteis, nem faleis alto; se falar um, calai-vos vós outros. 11 E não promovais a recreação no meu lugar, nem risadas, nem danças, nem gritarias. 12 Mas, se quiserdes recrear vosso espírito, fazei-o no átrio; e não imiteis os que se desviaram. 13 Jejuai e orai, e anunciai a palavra do EVANGELHO. E na lua nova e nos meus sábados, glorificai-me, diz o SENHOR. Amém! 14 E saudai-vos com ósculo santo e com terna simpatia, no SENHOR.

Capítulo 18

1 E QUANDO ESTAVA na iminência de ser morto, Jesus reuniu os seus apóstolos e ensinou-lhes: 2 Se alguém vos insultar, não pagueis pela mesma medida, porque aquele que trata com estas medidas não pode ser parte do meu rebanho. 3 Antes, amai-vos uns aos outros, e não destrateis aos que de vós se aproximam. 4 Se não tratardes as pessoas com terna simpatia, então como esperais que vosso PAI que está no céu vos trate com simpatia? 5 Eis que vos dou o meu mandamento: Ama ao próximo como a ti mesmo. Pois o amor é a plenitude da lei e dos profetas que vieram antes de vós. 6 Mas se não crerdes, nem guardardes estes mandamentos, sobre vós virá o juízo.

7 Crede e mantenhais-vos firmes em vossa fé. 8 Em verdade vos digo que, qualquer de vós que, tendo fé no tamanho de um grão de semente, e nela permanecer, não será abalado, e o que pedir, certamente o farei. 9 E os milagres que fiz, em nome de meu PAI, vós também, se crerdes, fareis em meu nome. 10 E o que orar receberá imediatamente, ou depois, ou nunca. 11 Pois existe uma enfermidade para a morte do justo, e esta não terá a cura do SENHOR. 12 Mas a enfermidade que não for de morte, esta o SENHOR dará escape imediato, ou depois. 13 Suportai vossas cargas, e não murmureis contra DEUS que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. 14 E se fizerdes, em meu nome, milagre, não o apresenteis como sinal de vanglória. E lembrai-vos: Os milagres e operações de cura, são um sinal aos incrédulos; não vos inclineis nisto. 15 O SENHOR curará os vossos enfermos, e dará pão aos vossos famintos, e fará no meio de vossa congregação milagres incontáveis. 16 Certamente o farei. Mas não por vós; sim, não por vós, mas pelos que não creem. 17 Para vós importa que vosso corpo mortal seja exercitado na tribulação e participante do Messias.

Capítulo 19

1 ÀS VEZES, na solidão dos meus pensamentos, penso em desistir. 2 Pois não tenho forças em mim mesmo para cumprir esta obra. 3 Passe de mim este cálice SENHOR. 4 O SENHOR apareceu a mim e me deu a sua palavra. 5 Ele mesmo me deu. 6 E o peso do seu jugo quebra os meus ossos, e abate o meu corpo. 7 Como posso cumprir a tua missão, ó DEUS? Quem me ouvirá? Mas é-me dito: Não temas; eis que estou contigo. Não te afogues em águas rasas. Persista, para que na enchente do Jordão também tenhas forças. 8 Mas, ó DEUS, eu não posso. Sou tão fraco. Não sei falar, e a timidez toma conta de mim. 9 Mas faça-se a tua vontade em mim. 10 E não desmereças este teu servo. Antes, perdoa-me as falhas e redime-me, ó DEUS do céu. 11 Minha oração é pelos que se desviam, e meu clamor é pelos que se perdem. 12 Acode-os SENHOR, e não permita que os sinceros sejam devorados pelo Opositor. Amém. 13 Eis que está aflito o meu coração, e meu corpo fragilizou-se pelo meu abatimento. 14 Socorre-me, ó DEUS! E salva-me da morte e do Opositor que me cerca. 15 Porque duvidei de ti, e disse: Pode o SENHOR falar com os homens hoje em dia? Por que, pois, o SENHOR fala com o mais pecador dos homens? 16 Não entendo a tua sabedoria, nem o teu juízo. A mente do SENHOR é tão alta; ninguém consegue mensurá-la. E quem conheceu os seus pensamentos? E quem pode dar-lhe conselhos? 17 Busquei eu ao SENHOR? Não! Ele mesmo me achou. Orei eu a ele? Não! DEUS mesmo se revelou a mim. 18 Agora pois ore ao SENHOR, a minha alma. Cante a ele os louvores de agradecimento e engrandecimento de DEUS. 19 Ai de mim pecador, se não cumprir o que o SENHOR meu deu! 20 E maldito aquele que não ouvir as palavras do SENHOR.

Capítulo 20

1 O SENHOR DIZ: Hoje completei para vós a religião do Messias. E restaurei o EVANGELHO. 2 E servirá esta palavra de bússola ao vosso caminho. 3 É revelação do SENHOR e não ouseis contorná-la. 4 Virão os escárnios e os insultos, mas mantende-vos firmes, que cedo vem o vosso socorro. 5 As religiões da terra, e também os que se chamam cristãos, seguem luz que não ilumina. 6 Eles estão distantes. Agora pois convocai-os ao caminho do SENHOR. 7 E o que foi dito aqui é verdade e salvação aos que crerem. 8 Não imiteis os que se desviam, mas somente ao SENHOR e a quem ele levantou. 9 Ó filho do homem, se não te crerem, ore por eles, e perdoai-lhes os pecados. 10 E exorte aos fiéis a manter firme a amizade. E confieis somente em DEUS e nos justos do povo. 11 Unificai-vos e mantende a unidade de fé. E não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda. Antes mantende o vosso curso em direção ao vosso SENHOR. 12 Todos os mandamentos que vos dei, cuidai em cumpri-los com zelo e firmeza, mantendo firme a vossa fé, firmando-vos no amor e na esperança. 13 Eis que hoje vos dou a religião, e as chaves do ministério do Messias. 14 E não seja achado ponto algum neste livro, que manche a doutrina.

LIVRO 5

Capítulo 1

1 EM QUE DIVERGEM as religiões da terra? E em que se opõem os que se chamam cristãos? 2 Vede: Não leem eles os mesmos livros? Não creem eles que eu, o SENHOR, lhes falara? 3 Onde pois divergem estes povos? 4 Inquira-os, filho do homem, e veja que eles estão desviados do caminho que lhes orientei pelos apóstolos que lhes deixei. 5 Eles não seguem aquele caminho, e inventaram doutrinas de homens para seguir. 6 E se repartiram em grupos e grupelhos. Quão insignificantes são seus esforços! 7 Afinal, entre eles todos, em que divergem? 8 Escreva isto que te ordeno hoje: 9 Seus livros não são meus, não lhes dei estas revelações, eles tomaram as palavras dos meus servos, e, distorcendo-as, viraram as almas pobres contra mim, o SENHOR. 10 E erraram no caminho; e sua descendência foi afetada. 11 Veja que eles não podem achar respostas; estão calados; não possuem sabedoria; tendo boca não falam; o deus que buscam é mudo para não falar, ou surdo para não ouvir, ou cego para não ver. 12 Mas DEUS tudo vê, tudo ouve, tudo sabe, e te faz saber estas coisas, porque fala. 13 E creram que DEUS pode ser três, e que o FILHO não morreu. Eles não sabem o que adoram. 14 Eis que vos digo isto: DEUS é um só, adorai-o em espírito e em verdade. 15 E o FILHO é o SENHOR, Deus sobre vós. 16 E não há DEUS senão um, este é o PAI, que é tudo em todos; e há um só SENHOR, Jesus, o Messias, 17 este que se deu em sacrifício por vós, despindo-se de sua divindade, tomando a forma de homem, para sempre; para que em sua glorificação, vós também pudésseis participar das coisas de cima, da qual estáveis desligados. 18 E DEUS não erra. Ele não chamou estes grupelhos e não lhes deu estas palavras que pregam. 19 Ele não lhes deu a adoração que adoram, nem consagrou os seus líderes, nem ungiu os seus pastores, nem estabeleceu os seus apóstolos. 20 Caiu, caiu Babilónia, a grande. Saí dela, para não incorrerdes em suas pragas. 21 Pois Babilónia é confusão; seus cultos são de confusão. 22 Eis que hoje a denuncio. Digo-te isso, filho do homem: Não te alies a ela, e prega a que saiam dela os homens pios.

23 O Opositor desviou o homem usando a verdade contra eles próprios. Não vedes? 24 Ele sabia que só a verdade podia ser usada contra a Igreja. 25 Pois a Igreja do DEUS vivo crê no testemunho de DEUS e tem a fé de Jesus, o Messias. 26 E se há outro deus além disso, este é o Opositor que os desvia. 27 E seus crentes são batizados em nome que não é meu, e são ordenados em ordenanças que não ordenei. 28 Cumprem as leis em parte. Veja, filho do homem, quem ordenou a guardar os mandamentos em parte? Quem orientou as suas mulheres a vestirem desse modo? Ou a usar implantes? 29 E seus homens, quem orientou-lhes a criar cabelo? 30 Eles se prostituem, e fornicam entre si, e não são tementes. 31 Até nos meus sábados, me desonram; e não guardam as estações da lua nova; e não jejuam, e não choram por seus pecados; e não acodem ao pobre, e ao órfão, e à viúva. 32 Antes vendem em meu santuário, tornaram a casa do SENHOR num covil de lobos. 33 Retirai as mulheres de meus púlpitos! Quem vos orientou a falar na Igreja, ó mulheres? Veio a palavra de DEUS por meio de vós? 34 Povos de perdição! O SENHOR condenar-vos-á se não vos arrependerdes. 35 Que as mulheres se limitem a ouvir, e a ensinar as crianças, e a servir, junto aos homens ou sós, e a visitar, e a praticar benignidade, e caridade. 36 E tomai por exemplo as mulheres que apoiaram a mim, o SENHOR, quando viajava por toda a Judeia e por Jerusalém. 37 E não aceiteis posição que o SENHOR não vos outorgou. Mas pregai a palavra entre vós, e orientai os vossos filhos no caminho que vos ordeno hoje.

38 Eles batizam em um nome que não é meu. Vós, pois, batizai em nome de Jesus, o SENHOR; 39 e ordenai ao apóstolo, e ao ancião, e ao diácono; e conferi dons aos fiéis para o ensino, e para a partilha, e para a visitação, e para a hospitalidade; e outros dons somente eu, o SENHOR, outorgo. 40 Estes povos não são meus. Não os chamei, de certo. Pois não há um só povo que guarda os meus mandamentos. E os sábados, quem guarda? 41 Atentai, vós justos: Se o mal afetar os povos no dia do SENHOR, o sábado santo, ajudai-os. 42 Pois importa que se salvem almas no dia de sábado. 43 Desnudai vossos pés nos vossos santuários de minha adoração, pois lugar santo é. 44 E lavai-vos antes de entrar, se em casa, se no meu local, importa somente a vós. Porém o SENHOR exige isso de vós. 45 E não leveis diversões ao meu santo lugar, nem comércio, nem lucro das coisas de baixo, nem faleis de vossos assuntos. 46 E se alguém se desviar, e falar do que lhe é próprio, e não com o propósito de admoestar, ou de aconselhar, ou de repreender, dizei-lhe: O SENHOR não se agrada disso, e retirai-vos de diante dele. 47 Expulsai do meio de vós o adúltero, e a adúltera, e o homicida, e o beberrão, e comilão, e o extravagante, e pelo suicida não choreis. 48 E se um fiel não orar, repreendei-o; e se não partilhar os versículos desta lei, repreendei-o; e se se desviar, repreendei-o. E se não ouvir, repreendei-o mais uma, e mais duas; e se mesmo assim não ouvir, expulsai-o do meio de vós.

Capítulo 2

1 QUE VOSSA mensagem seja o conhecimento de DEUS e do seu FILHO, Jesus, o Messias. 2 Que os homens sejam conduzidos, com amor e ternura de palavra, a conhecer e a aceitar o verdadeiro, o único e o soberano DEUS, que não tem igual, que nunca foi visto e não pode ser visto, 3 pois somente o FILHO, que é a imagem de DEUS, pode vê-lo. 4 E pregai que o FILHO de DEUS morreu, e ao terceiro dia ressuscitou, e permaneceu junto aos apóstolos durante trinta dias, ensinando-os a doutrina que hoje recebeis. 5 E foi elevado aos céus, para junto do PAI, para a sua glorificação. 6 Sendo, porém homem, uma vez, permanece homem para sempre para a glorificação do ser humano, criado à semelhança da imagem de DEUS. 7 Mas, como homem, à direita de DEUS, Jesus foi glorificado, e recebeu o poder sobre todos as esferas, e sobre todos os mundos; 8 e um mais sublime nome. Para que, somente ao seu nome, toda a adoração fosse feita, e somente em seu nome, todo joelho, no céu e na terra, se dobrasse em adoração. 9 E se crerdes que Jesus é o FILHO de DEUS, e que ele e o PAI estão unidos, então DEUS vos aceitará na vida que vos aguarda. 10 E quem crer que Jesus é o FILHO de DEUS, o Messias que tinha de vir, e se batizar em seu nome, receberá o galardão de se chamar filho de DEUS. 11 Mas quem não crer já está condenado. 12 E orientai-vos a DEUS, o único, e não desvieis os olhos dele, como fizeram os povos das nações, e também os que se chamam cristãos. 13 Antes, obedecei a DEUS com zelo, e amai-o, de todo o vosso coração e de todo o vosso entendimento. 14 Se guardardes todos os seus mandamentos que hoje vos dá o SENHOR, não vos sobrevirá o temor e o terror do último dia.

15 Pregai, pois, o arrependimento; que os homens das nações se arrependam, e creiam em Jesus, o Messias, o FILHO do PAI. 16 E sejam instruídos a crer que as nações adoram um Jesus diferente; e não há um só povo que prega a Jesus. 17 E ensinai-os a crer que Jesus veio em carne, e se tornou homem, nascido de mulher, e morreu. 18 Pelo seu sacrifício, abriram-se as portas dos céus aos homens. Pois andavam como ovelhas desgarradas, sem pastor. 19 Mas eis que o Messias, que é Deus sobre vós, morreu, e ao terceiro dia ressurgiu do mundo dos mortos, para a redenção dos homens. 20 E todo aquele que nele crê não perecerá, antes se salvará e terá a vida eterna. 21 Crede nele, e não invoqueis outro nome que não seja o dele. Louvado seja!

22 E ensinai as nações a viver segundo vos ordena o SENHOR, e não imiteis as nações em sua adoração. 23 Olhai e vede. Quem não tem o FILHO, não tem o PAI; e quem no FILHO não crê, não aceita a DEUS, o criador de tudo e de todos. Que seja anátema! 24 Credes vós também em um deus trino, como fazem os que se desviaram? 25 Cuidai em não fazer tal. 26 Em que nome ministram? Eis que chegará o tempo em que dirão: SENHOR, SENHOR, nós profetizamos em teu nome. Ou: SENHOR, SENHOR, em teu nome operamos milagres. 27 Eis que eu lhes direi: Saí de minha presença, porque não vos conheço. 28 Agora vede quão tristes estarão. E irão para o fogo da morte eterna. 29 Pois o deus que adoram não é o DEUS de tudo, e o senhor deles não é o SENHOR Jesus. 30 Eles seguiram outros caminhos. 31 O SENHOR olhou para a sua Igreja e não os viu, e então lhes disse: Não vos conheço. 32 E não aceitou o sacrifício de suas bocas, nem o seu batismo, nem ouviu as suas orações. E, se não se arrependerem de seus pecados, eis que virá a maldição de DEUS sobre eles. 33 Eles colocaram no trono de DEUS o que não era deus, e adoraram ao Opositor. E tomaram por senhor quem não tem senhorio. 34 Pode haver apostasia maior que esta?

Capítulo 3

1 E ELES adulteram e fornicam. Não vês? 2 E não purificam seus olhares. Os olhos são a entrada da alma, e a lâmpada para o corpo. Se não os purificardes, não vereis a alva. 3 E focalizai-vos no que é puro, e nisso dirigi vossos olhares. 4 E não consintais entre vós o pecado e seu promotor. As nações não repreendem o erro e acostumaram-se com ele. 5 E cuidai em não tomar conversa de desvio, em que se fala, em tom de gracejo, das coisas que DEUS proibiu. Que o pecado não seja matéria de vossa conversa.

6 No dia da preparação, cozei o que quiserdes cozer; e preparai o que quiserdes preparar. 7 E no dia de sábado não fareis nenhuma obra, senão aquela que vos ordena o SENHOR que façais, 8 e não cozinhareis nada nas vossas habitações, exceto aquilo que for urgente e não premeditado. 9 No sábado, levantai-vos dos vossos leitos, e higienizai-vos, e buscai ao SENHOR; desde a hora segunda do dia, três horas contareis para vos congregardes. 10 E orai, e cantai louvores, e admoestai-vos entre vós, e prestai testemunho, e confessai os vossos pecados, e julgai as vossas causas entre vós, e reconcilia-vos entre vós. 11 E aconteça que, ao entrardes, deixai vossas ofertas no ofertório. 12 E participai da ceia do SENHOR, e pregai no púlpito a palavra de salvação. 13 Saí e alimentai-vos em vossas habitações ou no santuário de minha adoração. 14 E não vos demoreis neste ato. Na hora sétima retornai ao vosso santuário de minha adoração e, no oratório, orai a mim. 15 E tendo orado, distribuí-vos pela terra e pregai a palavra do SENHOR, e visitai os enfermos, e fazei as obras que vos recomenda o SENHOR, até a hora undécima. 16 E retornai ao santuário para vos congregardes em adoração, e convosco aqueles que crerem na vossa palavra. 17 E aos que crerem, no tempo certo, batizai-os em nome de Jesus, e imponhais as mãos sobre suas cabeças e atribuí-lhes os dons. 18 E quando vossa adoração estiver concluída no vosso santuário de minha adoração, dispersai-vos para as vossas habitações, tendo terminado o sábado. 19 E nas vossas habitações, confeccionai alimento quente e chamai os que nada têm e, tendo dado graças a DEUS, por meio do SENHOR, comei com bom agrado. 20 E partilhai da palavra de DEUS, entre vós.

Capítulo 4

1 E TODOS os dias de vossa vida, partilhai a palavra. E quem partilhar um só versículo dos livros que vos justificam a doutrina receberá o poder de se chamar filho de DEUS. 2 Praticai boas obras, e não vos inclineis em contendas. 3 Não roubeis; nem um grão de mostarda roubeis. Que cada um trabalhe com honestidade e viva do suor do seu rosto. 4 E se não produzir nada em seus negócios, que peça auxílio da Igreja do DEUS vivo. 5 E aqueles que nada possuem devem trabalhar arduamente pelo pão. E DEUS sabe de vossas lutas. 6 Ajudai-vos mutuamente; e não haja entre vós quem padeça, nem quem mendigue pão. Isso é pecado perante DEUS. 7 Nada desperdiceis. O que sobejar de vossa mesa, guardai-o bem, e conservai-o para doardes aos que nada têm. E se impróprio for para doar, transformai para fins variados. 8 Eis que o SENHOR vos deseja que prospereis.

9 E não vos glorieis de vossas ações. DEUS detesta os que se valem de seus dons, para com eles se exaltarem. 10 E quem dentre vós se exaltar, será humilhado; e aquele que se humilhar, será exaltado. 11 E aquele que quiser ser líder, deverá servir a Igreja. 12 E saiba, pois, o homem que a salvação não vem das obras da carne, mas da graça de DEUS, por meio do SENHOR Jesus, através da fé. 13 Porque as obras não são nada sem a fé; mas, também, a fé nada é sem as obras; mas ambas dependem da graça de DEUS.

Capítulo 5

1 DENUNCIA-LHES as suas músicas, ó filho do homem. 2 Com a mesma boca que cantam louvores, cantam também estas canções que eu desaprovo. 3 Anuncia-lhes os meus castigos. Apresente-lhes os meus juízos, pois estas canções profanas que ouvem são pecado perante a minha face. 4 E são estas canções profanas que os distanciam de mim. 5 E quem são estes que as entoam? Julga-os, filho do homem. E determine se são dignos de vós. 6 E não vos contamineis com coisas como estas, se o fizerdes estareis promovendo quem se dedica ao mal. 7 Eles promovem a promiscuidade e a prostituição, e os que se aliam a eles, não podem herdar o reino do céu. 8 Agora pois revesti-vos das coisas de DEUS e não vos desvieis do são caminho da graça. 9 Condene suas canções e seus instrumentos, e seus instrumentistas, e seus cantores. 10 Considerai, ó justos, que DEUS abomina tais coisas.

11 E não pratiqueis a feitiçaria, nem conjureis, nem clameis aos mortos, ou aos espíritos imundos, nem vos aproximareis dos seus sítios onde invocam para si a maldição de DEUS. 12 E sabei que aquele que se dedica aos atos de magia, DEUS o condenará no último dia. 13 A feitiçaria nada é senão manipulação, e engano, e astúcia do Opositor. Afastai-vos, ó vós que crestes. 14 Pois é certo que o mal pode tomar a face de bem para vos corromper. 15 E há os que predizem o futuro, sabei que visão turva é, e não pode ser verdade, porque somente DEUS sabe o porvir. 16 E há os que adivinham coisas; estes também vão à perdição. 17 Afastai-vos deles. Isso é o que hoje vos indica o SENHOR.

Capítulo 6

1 ENTRE OS POVOS há os que adoram o conhecimento; 2 e outros as forças das coisas que DEUS criou. 3 E há os que simularam revelação, e os que discutem as datas, genealogias e coisas a essas relacionadas. 4 E há os que são chamados cristãos, estes, que se curvam diante do falso Messias e adoram o falso DEUS. 5 E há os que rejeitaram ao Messias na sua vida, e o mataram, e espalharam mentiras sobre o FILHO de DEUS. 6 E há os que se assentam no nada, estes, que nada têm. E há os dançam; e os que se fazem passar pelo fogo; e os que fustigam os seus corpos; e os que negam a DEUS. 7 Entre as nações são visíveis os que estão no erro. A estes, DEUS preparou o fogo do inferno para os queimar. 8 Há os que se curvam diante de imagens e esculturas, e outros aos antepassados, e outros aos espíritos. 9 Denuncia-lhes os erros, filho do homem. Diga-lhes que DEUS os acusa de se afastarem do caminho da graça.

10 E foi por isso que DEUS levantou Abraão entre os seus parentes da terra de Ur. 11 Porque os homens começaram a adorar as obras das suas mãos, e a suplicar para os que já morreram, e a especular sobre a doutrina que herdaram dos antigos. 12 Por isso DEUS tomou Abraão por meio de restauração da verdade, quando lhe disse: Por ti serão benditas todas as nações da terra. 13 E eis que por meio dele veio Israel, e veio o Messias, e pelo Messias sois vós também. 14 E neste tempo, já a alma de Abraão se intrigava com os ímpios, pois não queriam saber de DEUS, e as nações se perderam nos seus negócios e suas artes. 15 E assim, com o passar dos séculos, a verdade fugiu deles.

16 Assim: Eis que morreu um ancião em Ur, na Caldéia; e os povos se lamentaram sobre ele. 17 E, quando foi a sepultar, eis que lhe esculpiram uma figura por memória. 18 Porém, pelo passar dos tempos, sucedeu que os homens o tomaram por meio de se alcançar a DEUS. 19 E mais ainda, depois de muitos anos, seus descendentes tomaram-no como um deus; e depois por DEUS mesmo. 20 Assim o mal se apoderou dos homens. E quanto maior fosse a distância entre eles, na contagem do tempo ou da terra, mais as doutrinas diferiam e mais as nações se corrompiam.

21 Assim também, estes mesmos que são chamados cristãos, tomaram Jesus por DEUS e o adoraram no lugar de DEUS e desviaram-se do caminho. 22 E o tempo permitiu-lhes o costume no mal. 23 Veja, filho do homem, como as nações se fundiram entre si e juntas se afastaram de mim. 24 E acostumaram-se no erro, e promoveram a maldade entre si. Denuncia-lhes os erros, filho do homem. 25 E se adoram imagens, ou se adoram deus que não sou eu, ou se tomam imagens na minha adoração, ou se tomam outros deuses comigo na minha adoração; denuncia-lhes o erro.

26 Eis que vem o tempo em que os livros do juízo serão abertos. 27 E aquele que não tiver o nome no livro da vida não poderá entrar na cidade amada; mas será consumido pelo fogo aquecido sete vezes.

Capítulo 7

1 NÃO TE DESVIES. 2 Não seja tua mulher por impedimento, nem teu filho, nem tua filha, nem teu pai, nem tua mãe, nem teu parente, nem teu semelhante. 3 Se estes te impedirem, saiba que bem-aventurados são aqueles que deixam pai e mãe, mulher e filhos, por amor de mim, o SENHOR. 4 Eis que DEUS castigará a todos quanto não aceitarem sua palavra, e os que perseguirem o seu servo, e negligenciarem a sua advertência. 5 E saibas tu que DEUS é para ti auxílio e braço forte. 6 E estes que se distanciam para longe, DEUS os julgará. 7 Admoeste a tua família, para que permaneçam no meu amor e cumpram os meus mandamentos. 8 Sede exemplo e servi a Igreja do DEUS vivo.

Capítulo 8

1 E NO DIA em que jejuardes não vos mostrareis entristecidos aos homens das nações. 2 Que seja feito de um pôr-do-sol ao outro. E nada comereis e nada bebereis. Dia de adoração é. 3 E congregar-vos-eis no oratório vós todos, e orareis ao vosso DEUS que está no céu. 4 E orareis pelo vosso pecado.

5 E se um de vós adulterar, e vier e confessá-lo, perdoai-lhe a falta. Porém, se não confessar, e ser-lhe descoberto o pecado, expulsai-o do meio de vós. 6 E orará ele e sua família, e chorará diante de mim, e jejuará um dia. 7 E no sábado seguinte, a Igreja toda jejuará e se derramará diante de mim, para que eu perdoe esta falha da Igreja. 8 Mas se resultar em gravidez, expulsai-o mesmo assim. E a Igreja jejuará e o SENHOR purificará o seu povo. 9 Se os adúlteros, homem e mulher, forem do povo de DEUS, expulsai-os, mesmo que confessem. 10 Se o que pecar for líder, este tal será expulso, mesmo que confesse. 11 Assim fareis quando o pecado manchar a Igreja: Jejuareis, e orareis e vos lamentareis diante de DEUS para que ele vos perdoe e vos purifique. 12 E entoareis salmos; e direis palavras de advertência, e de consolo, e abaixareis vossas cabeças para que o mal passe por vós e não vos afete.

13 E quando findar o jejum, no dia seguinte, no pôr-do-sol, reuni-vos nas vossas habitações, para aconselhardes uns aos outros e aos mais jovens a não praticar atos que desagradem a DEUS. 14 E aquele a quem o pecado for perdoado deverá doar ao SENHOR muito do seu tempo e alguns de seus bens na sua obra, e na caridade, e no espalhar do EVANGELHO que hoje recebeis.

Capítulo 9

1 E NO DIA de sábado, conforme o meu mandamento, não acendereis fogo nas vossas habitações. 2 E não transporteis muitas cargas nos vossos braços, a não ser que seja em ação de caridade aos que não podem consigo mesmos. 3 E se adoecerdes, curai-vos; e curai também quem vos procurar em sua enfermidade de morte. 4 Orai para que o vosso descanso seja aceite por DEUS. E não andeis no caminho dos filhos de Jacó quando não descansaram neste dia dos seus trabalhos diários. 5 Eis que vos dá o SENHOR seis dias para trabalhar e um para descansardes de todas as vossas ações. 6 E o sábado foi feito para o benefício do homem. É, pois, uma bênção para vós. Não vos enfadeis nesse dia, e não o coloqueis como peso nos ombros dos homens. 7 Seja pois a vossa mão para o bem e para a paz dos que vos ouvem. E não imponhais peso que não vos recomendou o SENHOR. 8 E visitai aos que estão distantes, e aos que estão enfermos, e aos que naufragaram e àqueles que não sabem a verdade. 9 E apresentai-vos puros desde o dia da preparação. Assim, preparai-vos.

10 Admoeste as nações, filho do homem. Se não guardarem os meus mandamentos conforme o que indico, sobre vós virá a mão do SENHOR em juízo. 11 E está chegando o tempo em que lhes falarás do que em segredo te dá o SENHOR. 12 Fala-lhes e exorta-os no que está certo, e chama-os ao arrependimento dos seus maus atos, 13 e, porque não conheceram o verdadeiro DEUS, nem o seu FILHO, o SENHOR Jesus, 14 chama-os à luz da verdade. Para que se santifiquem nesta verdade e sejam libertos. 15 E o que te vier dizendo: Falou o SENHOR por meio de ti? Dize-lhe: Eis que o SENHOR não encurvou a sua mão para apoiar o seu povo, nem o seu ouvido se agravou para ouvir as suas súplicas, nem a sua boca se pregou para falar em advertência dos justos. 16 Eles não creram em mim, por isso pesa-lhes a verdade que lhes dás. 17 E como o tempo se passou sobre eles, não aceitam que lhes venha mensageiro, nem profeta, nem admoestador. 18 Houve um mensageiro a quem não perseguissem? Não! Não te crerão estes homens iníquos. Mas tu, ore ao teu SENHOR e espere nele. 19 Quando cessar a palavra do SENHOR fale às nações da terra e grite aos quatro ventos do céu: 20 Eis que cedo vem o SENHOR, e com ele o seu juízo, para dar às nações segundo as suas obras, e a cada um segundo o que houver intencionado em seu coração. 21 Portanto, arrependei-vos dos vossos pecados, e voltai para o DEUS que vos fez do pó da terra e inspirou em vós o seu adjutório; e reconhecei que Jesus é o FILHO de DEUS, o único e verdadeiro DEUS, que morreu por vós quando ainda estáveis em vossos pecados e perdidos em vossas más ações. 22 Se, pois, vos arrependerdes e vos voltardes para DEUS, e reconhecerdes que não há outro deus senão ele, e que Jesus é o FILHO de DEUS, e guardardes os seus mandamentos, conforme está registado nos livros dos justos; sobre vós virá a mão de DEUS em livramento e vos purificará de todas as falhas. 23 Dize: Ainda que vossos pecados sejam vermelhos como escarlate e negros como a terra, eis que o SENHOR vos lava com o seu sangue, para que vos torneis mais alvos que a fina neve.

24 Não ignoreis pois este meu servo. Ele vos será por boca diante de vós. 25 E já é chegado o tempo da restauração. Eis que breve venho. 26 Mas se não vos desapegardes da Babilónia, que é a Europa, então não escapareis do fogo do inferno. 27 Pois assim como Sodoma e Gomorra não escaparam da destruição pela mão do SENHOR, também vós não escapareis da punição. 28 Pois a Babilónia infectou o mundo inteiro com as coisas que conheceis como verdade, mas que não são. 29 E o peso de DEUS virá sobre ela.

Capítulo 10

1 PESO DE DEUS contra a Europa. 2 Escreva este peso do teu SENHOR contra a Europa. 3 Eis que tu, ó Europa, és a fonte de toda a perversidade; sobre ti virão os juízos do SENHOR. 4 Tu pregaste uma coisa que não ordenei, e desviaste os que te dei para pastorear. 5 E não aceitastes os mensageiros que te sobrevieram, e corrompeste-os com tão pesada corrupção. 6 E para as terras do ocidente carregastes as tuas falhas, ali, onde livremente governaste em profanação do meu santo nome. 7 Isto te virá, Europa, como peso, pois não poupaste àqueles a quem impuseste peso de escravidão. 8 Pois eu disse paz, mas tu guerreaste; eu disse amor e irmandade, mas impuseste canga de escravidão sobre os pescoços dos que não podiam contra ti. 9 E impuseste este erro que hoje denuncio. Assim como mataste a miríades de miríades, e espalhaste a corrupção na terra, eis que o SENHOR, com vara de ferro te punirá. 10 Europa, mãe de todas as abominações, quão terrível é a carga de DEUS sobre ti! Europa, mãe dos ídolos e dos deuses falsos, eis que não te sobrarão ossos que não sejam quebrados. 11 Tu e tua filha, onde livremente se perpetua o mal, serão castigadas.

12 Servos do SENHOR, escutai! Eis aqui a besta, ela mesma, a Europa, onde reside o mal, e a sua imagem, de que vos falei. 13 Não vos inclineis a elas, e não segui as suas veredas, nem guardeis os seus mandamentos, nem acrediteis em suas doutrinas, que vos perverteram o entendimento e vos trouxeram a perdição. 14 Este é pois o peso do SENHOR contra ela, e contra a sua filha, e contra todos os que com elas se aliaram. 15 E sucederá que, vindo a consumação dos tempos, cairá o fogo do céu e consumirá aos que não creram em mim, e em meus mensageiros, e nesta palavra, conforme vos digo hoje. 16 E a besta e a sua imagem, e todos os que receberem a sua marca, serão precipitados na fornalha que DEUS aqueceu sete vezes. 17 Mas antes que venham os últimos dias, elas sofrerão os castigos do SENHOR.

18 Mas qual foi o pecado da Europa? 19 Assim diz o SENHOR: Ela ensinou outro deus que não é o PAI, e outro senhor que não é o FILHO de DEUS. 20 E adoraram outra divindade, e não quiseram conhecer-me. Antes, conduziram as nações a crer no que não é DEUS e a seguir a religião que não dei. 21 E não guardou os meus mandamentos e não adorou segundo a minha ordem. Antes inventou para si doutrina, e prescreveu-se um culto que não lhe dei.

22 Mas tu, filho do homem, permaneça nesta doutrina, e admoeste as nações do mundo, e dize-lhes: Saí delas, para não incorrerdes nas pragas que breve cairão sobre a Europa e sua filha. 23 Se não seguirdes os seus passos, não haverá temor em vós, e poderão mil cair ao vosso lado e dez mil a sua esquerda, mas não sereis atingidos. 24 Louvai, pois, ao SENHOR dando sempre glórias a DEUS, que é tudo em todos, hoje, amanhã e eternamente. Amém!

Capítulo 11

1 EU JURO POR minha alma, que estes povos não verão a alva. 2 Eles chamaram ao doce amargo e ao amargo doce. 3 Alteraram a revelação que lhes dei e a escritura, e a mudaram por algo que não é verdade, e a trocaram por algo que lhes agrada o coração. 4 E eis que Europa era ímpia quando reuniu o que lhe aprouve, e alterou o que lhe conveio. 5 E se mesclou a verdade com o erro. Misturareis, pois, o trigo e a palha? Haverá comunhão entre as trevas e a luz? E o pagão misturareis com o solene concerto de vosso DEUS? 6 Mas eles o fizeram. E o que detestei eles aprovaram. 7 E criaram, ou antes, adotaram para si um deus pagão, que eu proibira. E se voltaram contra mim. 8 Se não se arrependerem, eis que sobre eles virá o castigo do SENHOR.

10 Atentai vós, que vos reclinais no vazio. Vede que não tendes a DEUS, pois rejeitastes o seu FILHO. 11 E perguntais em que o rejeitastes. Eis que rejeitastes a sua posição, e rejeitaste o meu trono, e onde não se assenta o FILHO puseste-o. 12 E DEUS vos condenará por isso.

13 E inventaram leis para si. E abominaram-se com comidas que eu proibi. E tomaram por impuro aqui que ordenei que comessem. 14 Eis que eu vos dou os manjares da terra por benefício. Nada rejeiteis do que vos ordenei comer, e nada tomeis por alimento senão o que vos ordenei. 15 E se sobre uma comida for invocado nome que não o do SENHOR, não comais. 16 Sabereis pois que nome se invocou sobre um alimento quando souberdes a quem adora o que o invocou. 17 Pois pelos seus frutos os conhecereis. 18 E se não conhecerdes as orientações de alguém, comei; mas antes, dai graças a DEUS que pode vos purificar. 19 E sabei que nem todo aquele que diz: Jesus, invocou sobre o alimento o nome do SENHOR. Porque eles invocam um Jesus diferente do que vos revelamos hoje.

20 E quem se impurificar com o imundo pela manhã, impuro ficará até à tarde. Depois disso, banhar-se-á em água e tomará veste limpa, e orará a DEUS pelo seu perdão. 21 Mas se for pela noite, ficará impuro até à alvorada. Depois disso, banhar-se-á em água e tomará veste limpa, e orará a DEUS pelo seu perdão.

Capítulo 12

1 EIS QUE eu te dou a certeza destas coisas. 2 E não seja a dúvida sobre ti em tuas ações, em teu coração, 3 pois a fé é certeza. 4 E se duvidares, quem dentre os homens vai acreditar em DEUS? 5 Eis que as pessoas se corromperam sobremaneira, que não sabem o bem, nem a palavra de DEUS, nem a piedade de DEUS, nem o seu amor. 6 O SENHOR é contigo para tudo isso que te incumbiu. Cuida! Não te desvies.

7 E aos que crerem peça o seu voto. 8 Pois o SENHOR firmou concerto novo com as nações, no madeiro. 9 E se eles creem, que firmem concerto diante de DEUS, apresentando seus votos. 10 E cada um seja batizado em meu nome, em sinal de arrependimento, para remissão dos seus pecados. 11 E cada um firme concerto solene e eterno com DEUS; pois a aliança só é válida se os dois lados a autenticarem. 12 Eis que o Messias firmou um novo e melhor concerto, em sua morte no madeiro; fazei, pois, com que vigore em vós aquilo que vos desejou o SENHOR.

13 Peça os votos de teus parentes, e de teus próximos, e de teus semelhantes, se creram em DEUS e no SENHOR. 14 E diga a eles: Se não seguirem as palavras do SENHOR, eis que cedo vem o tempo em que o seu castigo vos sobrevirá; e não tereis quem interceda por vós. 15 Aliai-vos pois ao vosso DEUS, e ele mais e melhor força possui para vos salvar de todo mal, e do temor do último dia. 16 E se não ouvirem a voz de DEUS, então serão visitados com os pesos que estão escritos nesse livro.

17 Votai, pois, um voto sagrado ao vosso DEUS, ó filhos dos homens. 18 Comprometei-vos diante do SENHOR, que é para vós o caminho, a verdade e a vida. 19 Ah, sim! Eu sou o SENHOR, e cedo venho com barra de ferro para trazer juízo às nações, e julgar os que se desviaram desta lei. 20 E apresentai-vos diante dele, com coração puro e votai votos sagrados diante dele. Se guardardes os mandamentos do SENHOR, recompensa maior e melhor tereis nele.

Capítulo 13

1 E ISSO FAREIS quando orardes nas vossas congregações: 2 Achegai-vos uns aos outros. 3 Se achardes um irmão orando, achegai-vos a ele na sua oração. 4 E se ele estiver orando oração de confissão, orai com ele na sua oração. E se estiver orando oração de petição, achegai-vos a ele na sua oração. E digais amém. 5 E não vos desunais em nada. Antes, se um chorar, chorai vós com ele. E se um cair, levantai-o com terna compaixão e amor. 6 E achegai-vos uns dos outros e fortalecei-vos nas vossas orações. 7 E se orardes juntos, associando-vos em comunhão, então mal nenhum sobrevirá à Igreja do DEUS vivo. E virá o SENHOR em salvamento da sua Igreja em todos momentos. 8 E se perdoardes as vossas faltas entre vós, quão pura será a Igreja do DEUS vivo! 9 E se orardes juntos, confessando os vossos pecados; e se vos achegardes aos outros nas suas orações, buscando apoiar e ser apoiados; e se, de todo o coração, dizerdes amém quando um orar; eis que o Opositor nada terá contra vós. 10 E vossas faltas pequenas diante de mim não estarão. Serão perdoados os vossos pecados, e o povo será purificado do mal. 11 Agora pois não vos desunais. Não se esqueça cada um de vós de prestar ajuda ao irmão. Pois o justo por pilar DEUS pôs na Igreja para fortalecimento dos fracos na fé. 12 Entrai, ó vós que crestes, nas orações uns dos outros, mas não desprezeis os pobres, nem vos achegueis somente aos que vos convêm. 13 Antes, procurai tomar parte dos sofrimentos de todos. E não distingais entre vós, o pobre e o rico nem o grande e o pequeno. Achegai-vos uns dos outros nas vossas lutas e fortalecei-vos, no vosso SENHOR. 14 E visitai-vos, e orai nas vossas habitações quando vos visitardes. 15 E não deixeis casa que não seja visitada. Isto vos ordena o SENHOR. 16 E nas vossas habitações, não recebais fogo estranho, nem doutrina de homens, mas estejais firmes no EVANGELHO que vos dá o SENHOR.

Capítulo 14

1 QUE VOSSAS famílias estejam unidas no EVAGENLHO e no SENHOR. 2 Se vos desunis, como poderá a Igreja persistir? 3 Amai-vos com mútuo amor, vós cônjuges. E não deixeis que o Opositor esteja entre vós para o mal. 4 E orai juntos, de dia e de noite, e suplicai a DEUS o seu perdão e seu livramento. 5 E não haja casa dividida, sem que seja reconciliada. Se contenderdes entre vós, reconciliai-vos no Messias Jesus. 6 E não tomeis entre vós o que o SENHOR proibiu. E não vos inclineis em prostituição, ou adultério, ou fornicação, ou imundície, ou desvio. 7 Jejuai em família para vos fortalecerdes. E se um de vós pecar, jejuai e orai ao SENHOR que vos concede o seu perdão de graça. 8 E sucederá que entre vós um seja expulso de vossa congregação. Orai e jejuai, e chorai diante de mim, no mesmo dia, no sábado seguinte, na lua nova. 9 Jejuai por esse pecador. Talvez DEUS se compadeça dele e lhe dê o seu perdão e se volte para ele e o restitua à Igreja. 10 Repreendei-o duramente pelo seu pecado, castigai-o duramente com sanções. 11 Porque talvez ainda haja porta aberta para essa pessoa. Mas se não ouvir, abandonai-a em seus caprichos. 12 E o que se manchar ficará imundo até a tarde. Mesmo tendo orado, e recebido o perdão, ficará imundo até a tarde, e banhar-se-á em água, e tomará vestes limpas e orará a DEUS por seu perdão. 13 E sede perfeitos como é perfeito DEUS que os chamou. 14 E não vos contamineis com o que vos proibiu o SENHOR. Antes mantende-vos limpos e imaculados, pois são visíveis as vossas obras diante dos que não creem nessa palavra. 15 E nos meus sábados, e nos dias de lua nova, e quando convocardes santa convocação e santo jejum, cumpri o que vos ordena o SENHOR.

Capítulo 15

1 O PESO do SENHOR será sobre vós, apóstolos, pois ele vos incumbiu espalhar esta doutrina. 2 E maldito sois vós se não o fizerdes. 3 Ide, portanto, a todos os povos, e tribos, e línguas, e fazei discípulos, e batizai-os em meu nome. 4 E se não o fizerdes, o peso do SENHOR sobre vós virá. 5 Vós fieis respeitai os que vos dirigem. Orai por eles, e admoestai-os em vossas congregações quando houverem falhado. E segui as suas palavras quando vos repreender. 6 Atentai nisto: Não tereis perdão se não honrardes aos vossos líderes como honrais a vossos pais. 7 E que os diáconos sejam por escudo da Igreja, na oração e no serviço. Purificai o lugar, e lavai-o, e mantende o meu lugar limpo. 8 E pregue a palavra, e batize, e visite, e sirva, e admoeste. 9 Vindo o apóstolo, eis que ele impõe as mãos sobre o justo nas suas ordenanças. E o ancião é o apóstolo do SENHOR, eleito entre os seus irmãos para o serviço na Igreja.

Capítulo 16

1 EIS QUE DEUS vos diz isto: O céu é o meu trono, e a terra por herança vos dei. 2 Quem pois guardar os mandamentos do Senhor e os cumprir, este será digno da vida que vos espera. 3 E herdareis a terra, sim, vós que crestes que DEUS é um só, o PAI, de quem descendeis, e em Jesus o FILHO do PAI. 4 Se crerdes nele, e se seguirdes o que hoje vos ordena, tereis a aprovação de DEUS e alcançareis a vida que não acaba. 5 E sucederá que, os justos, aqueles que seguiram o cordeiro, povoarão a terra, e terão família e filhos, e produzirão, segundo a ordem de DEUS. 6 Sabei pois isto: Não haverá salvação para os que se desviam, e aos que negam o verdadeiro EVANGELHO, e aos que negam que Jesus é gerado de DEUS, e aos que se prostituem, 7 e aos que adulteram, e aos que fornicam, e aos indecentes, e aos que se curvam diante de deus que não é o DEUS, e aos beberrões, e aos comilões, e aos fanfarrões, e aos que praticam a magia, 8 e aos que desonram pai e mãe, e aos homicidas, e aos que incitam contendas.

9 Assim, segui com diligência a palavra de DEUS, todos os dias. E a palavra de DEUS é esta que vos dá hoje. 10 Justificai-vos na lei do SENHOR, todos os dias, e sabei que breve vem o dia em que os maus serão extirpados da face da terra, mas o justo herdará a terra. 11 E se não desviardes o vosso olhar de DEUS, o único DEUS, e do seu FILHO, e se guardardes tudo quanto vos ordena, bem ireis. 12 Eis que eu sou a ressurreição e a vida; se crerdes que eu sou o SENHOR, o FILHO de DEUS, não resta acusação contra vós, e o Opositor nada terá contra vós. 13 E há aqueles que não sabem a verdade, e adoram um deus que não sou eu, e buscam por um deus que é três e por um filho que não existe. 14 Eis que eles estão perdidos e distantes de mim. E, se não se voltarem, e se não reconhecerem que DEUS é um só, e que Jesus é o único SENHOR, não obterão a salvação. 15 Assim como o dilúvio extinguiu os homens no tempo de Noé, eis que virá o castigo de DEUS sobre vós, se não crerdes.

Capítulo 17

1 PESO DO SENHOR contra os que se chamam cristãos. 2 Dize, filho do homem, aos que se chamam cristãos: Vós me desonrais. 3 Eis que a verdade pesará sobre vós no grande e glorioso dia do SENHOR como uma rocha gigantesca sobre vossas cabeças. 4 Porque tomaste nome que não vos dei. 5 Ó vós justos, não tomeis sobre vós este nome. Eles não são do meu povo. 6 Dizem: Nós seguimos ao Messias, por isso somos cristãos. 7 Dize-lhes: Que Messias? E veja se são dignos de mim. Eles tomaram doutrinas de homens e se corromperam grandemente. 8 Eu não lhes mandei tomar-me por DEUS. Eis que o PAI é maior do que eu. 9 A ele somente honra e glória sempiternamente. Amém. 10 E se não soubestes conhecer a DEUS, o único e verdadeiro, e a Jesus, seu FILHO; então, que Messias? 11 E veja, filho do homem: Eles não conhecem a mim, nem ao meu PAI, nem conhecem os meus mandamentos, nem guardam a minha lei. 12 Por isso virei sobre eles para condená-los severamente. 13 E tomaram, junto com o PAI, e comigo, falso deus, que chamaram pelo nome de espírito. 14 Eles o fabricaram, ou antes, deram ouvidos ao Opositor, e se prostituíram quando seguiram os deuses pagãos. 15 E são batizados em nome que não é meu. E adoram deus que não conheço.

16 Eis que vos digo: DEUS é uma só pessoa. E eu, o SENHOR, sou o FILHO de DEUS. 17 Se não reconhecerdes que isto é verdade, jamais alcançareis a salvação que vos garante a vida eterna.

18 Assim, filho do homem, os cristãos seguiram a besta, e a sua imagem, e se curvaram diante de deuses falsos, 19 e, desse modo, são selados com o selo da perdição. 20 Ai de vós que crestes num deus falso e num Messias falso, e que seguistes caminhos de perdição, e que guardastes mandamentos de homens! 21 Estes são os cristãos. 22 Denuncia os seus cultos, exponha as suas obras. Quem os inspirou nesses atos? Quem consagrou os seus bispos, e seus pastores, e seus apóstolos, e seus anciãos? Decerto que não sou eu, o SENHOR. 23 E denuncia os seus livros; aqueles que eles dizem que eu inspirei. Não! Decerto que não os inspirei. 24 O SENHOR inspirou os apóstolos que ouviram a voz de DEUS e estes escreveram conforme hoje te ordena o SENHOR. Estes livros que leem não são meus. Porque eles, com pena fraudulenta, adulteraram o texto. E aumentaram no que lhes era necessário e retiram o que lhes convinha. 25 Diga, filho do homem: Estes livros não são do SENHOR, não trazem a verdade sobre DEUS, nem sobre o seu Messias, nem sobre os seus mandamentos.

26 É pois nisso que o SENHOR punirá os que se chamam cristãos. 27 Eis que as suas mulheres andam nuas, e seus filhos se prostituíram grandemente dando-se em fornicação excessiva, e não temeram a minha mão, e em seus cultos usaram imagens e figuras, e coisas semelhantes, 28 e houve abominação atrás de abominações, e os homens deixaram o uso normal da mulher para se deitar entre si, e também as mulheres, e tomaram animais por parceiro, e não purificaram os seus olhos, nem os seus ouvidos, nem as suas bocas, 29 e suas mulheres usaram de implantes para se embelezar, e para se envaidecer, e usaram vestes transparentes, e delimitaram os seus corpos, e perfuraram suas peles. 30 Por isso abominei os seus cultos, e eles foram enganados pelo Opositor, e falaram do que lhe era próprio e não souberam a verdade. 31 Olha, filho do homem! Veja como se congregam! Assista e veja. 32 Suas músicas me perturbam os ouvidos, e suas orações me aborrecem. São barulhentas como a trombeta, e não sabem que eu os vejo, e que breve vem o juízo sobre eles. 33 E não escaparão da condenação estes infiéis.

34 Eis que a Europa os enganou e os desviou do caminho da graça de seu SENHOR. 35 E depois se repartiram em seus grupelhos, e se intitularam verdadeiros, e forjaram verdades, e arranjaram artifícios de verdade, e embelezaram seus discursos. 36 E foram desviados porque lhes faltou entendimento, e se destruíram porque lhes faltou conhecimento. 37 É isso, filho do homem. Fala-lhes a verdade sobre o teu SENHOR. 38 E exorte aos que crerem: Afastai-vos dos lugares dos que se chamam cristãos, e não vos congregueis com eles, e não vos contamineis com eles. 39 Se credes que DEUS é um só e que o SENHOR é seu FILHO, e se guardais os seus mandamentos, não tomeis por DEUS três deuses, nem o SENHOR no trono de DEUS, nem guardeis mandamento que não vos foi ordenado.

40 Eles inventaram festas, e comemoraram o nascimento do SENHOR; quem pois orientou esta celebração? Decerto não sou eu. 41 E celebram festas que nunca orientei. Mesmo nas suas congregações, eles se apadrinham entre si. 42 E festejam e se esquecem que sobre eles virá o juízo do SENHOR. 43 Assim como foi no tempo de Noé, as pessoas festejavam e se esqueciam de DEUS, estes também estão perdidos em seus festins. 44 E em suas congregações promovem recreações que não orientei. E se misturam homens e mulheres em intimidade e com tamanha abominação. 45 Olha e veja, filho do homem! Que fazem eles? Intencionam, pois, elevar a minha ira? Eis que o dia vem em que chorarão. 46 Vós, justos, não imiteis este povo em sua apostasia. Não vos reclineis em seus males. 47 Onde acharam tal doutrina? Ah, sim! A Europa envenenou as águas do mundo; eis que elas se tornaram insalubres. 48 Não são dos pagãos estes costumes? Eis que para o Egito retornaram os filhos de Jacó, e também estes que se chamam cristãos. E fizeram isso para se contaminar com eles. 49 E seguiram a Europa em suas coisas do mal, que hoje vos proíbe o SENHOR. 50 Diga isso a eles para que ouçam. E abençoado é aquele que ouve as palavras do SENHOR.

51 E se enriqueceram com o que não produziram. Sim, roubaram dos fracos e dos que nada têm. 52 Estes que estabeleceram doutrina de enriquecimento, e cobraram pela salvação do SENHOR, porque são gananciosos. 53 E vós justos, não vos dês ao dinheiro; sabei que o dinheiro corrompe os bons hábitos. 54 E o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. 55 E vossas ofertas que recolherdes nas vossas congregações, não leveis em vossos corações. Da Igreja do DEUS vivo pertença é. 56 E utilizai-as conforme vos revelou o SENHOR. Ajudai ao pobre, e à viúva, e ao órfão, e na edificação do santuário de minha adoração, e no auxílio dos que padecem necessidades, primeiro entre vós, e depois entre os homens das nações.

Capítulo 18

1 NAQUELE TEMPO nas terras de Canaã, estava Abraão em sua tenda, em família, ele e sua esposa Sara, e seu filho Isaque. 2 E DEUS disse a Abraão: Sai-te de tua tenda, toma os preparativos de sacrifício, tu e teu filho, e vai-te ao monte que te hei de mostrar. 3 E Abraão tomou, pois, os preparativos de sacrifício e também o seu filho Isaque e saiu para o lugar que o SENHOR lhe mostrara. 4 Porque DEUS lhe dissera: Dê em sacrifício o teu único filho. É a ordem de teu SENHOR. 5 Chegando ele ao monte, eis que Isaque perguntou: Onde está o cordeiro sacrifical, meu pai? 6 Estendendo as mãos para ele, disse: Eis aqui o cordeiro que DEUS exigiu. 7 Porque era temente e justo, Isaque deu-se em sacrifício. Mas DEUS veio em socorro de Isaque e apresentou o cordeiro. 8 E era época em que transcorreria a páscoa. 9 E Abraão ouviu a voz de DEUS que disse: Justo és, Abraão, pois crestes e não hesitaste nas minhas ordenanças. Por ti serão benditas todas as nações da terra.

10 Eis que isto vos vem por comparação: Que DEUS deu seu único FILHO em sacrifício por todos vós. 11 E por Jesus, o FILHO de DEUS, todas as nações da terra podem alcançar a bênção de DEUS. 12 E não sejais como os que se chamam cristãos, que não aceitaram o FILHO de DEUS e não honraram ao PAI. Antes, em sua idolatria, tomaram por DEUS três deuses. 13 Mas eis que eu, o SENHOR, vos digo isto: Uma é a pessoa do PAI e outra é a pessoa do FILHO. 14 Portanto, não tomeis conosco deus nenhum. 15 Pode haver maior pecado? 16 E eis que o PAI é maior do que eu. E nada do que faço é por mim mesmo, mas faço o que vejo meu PAI fazer, naquilo que ele permite que o FILHO veja.

17 E não desobedeçais aos mandamentos de DEUS que hoje vos dou; e segui o exemplo de Abraão, quando não desobedeceu a ordem de DEUS, sacrificando o seu único filho. 18 Assim vós também, sendo diligentes na palavra, não mensureis esforços na causa de vosso SENHOR.

Capítulo 19

1 O SENHOR vos dá a conhecer a sua palavra hoje. 2 Vossas casas são vossos fortes; vossos lares, fortalezas. 3 Protegei-os com garras e fortificai-os com armaduras resistentes. 4 E a fé em DEUS e seu FILHO, a oração, e a guarda dos mandamentos, são armaduras resistentes do justo no seu combate. 5 A mulher que honra ao SENHOR terá sua casa edificada. 6 E o varão que obedece a DEUS tem sua casa protegida, e a salvação do SENHOR dela não se arredará. 7 Amai-vos, ó justos! Amai-vos. Esta é a ordem de vosso SENHOR. 8 Que a esposa ame o seu marido. E, em todo momento, pague a ele a devida benevolência. 9 Sim, achegue-se dele em sua intimidade. 10 Pois não tem a mulher poder nem direito sobre o seu corpo. Mas o homem o tem. 11 Que o homem ame a sua esposa com vivo amor, tendo cuidado em sacrificar-se por ela todos os dias. 12 E não tem o homem domínio nem direito sobre o seu corpo, mas sim a mulher. 13 Ora, se cada um tem poder e direito sobre o corpo do outro, então protegei-vos com vivo amor, tendo cuidado em não ferir o corpo que vos foi dado. 14 Que o homem não negue a mulher o seu direito; que se achegue a ela na sua intimidade. 15 Fazei isto, e considerai a santidade de vossos corpos, e a força de vossa vitalidade. 16 E no dia em que orardes oração de arrependimento, nas vossas congregações, ou nas vossas famílias; 17 e no dia em que jejuardes, e após o pôr-do-sol do santo sábado; neste caso, não vos achegueis em vossa intimidade. 18 E após haverdes vos achegado em vossa intimidade, higienizai-vos em vossas partes pudendas.

19 Ah, sim! Filho do homem, exorte tua mulher e tua família a permanecer no SENHOR. 20 Se ela não adorar somente a DEUS, conforme te anuncio hoje, dize-lhe: O SENHOR te repreende. Guarda pois o que te ordena, e não adore outro deus nem outro senhor. 21 Que vós esposas dos justos apoieis a vossos maridos em suas missões que o SENHOR lhes deu. 22 E melhor é que sejais breves no vosso apoio, porque o castigo do SENHOR não tarda em cair sobre os que negligenciam as suas palavras. 23 Porque melhor era não terem ouvido estas palavras e lido estes livros que vos justificam a doutrina, do que, tendo ouvido e lido, vos afastardes para a perdição. 24 Eis que vos digo: Pesos terríveis cairão sobre vós e não suportareis os juízos do SENHOR. 25 E também vós esposos das mulheres justas, facilitai-as em suas missões ao serviço do povo e da família que lhes deu o SENHOR. 26 E DEUS louvado seja. Amém.

Capítulo 20

1 EIS QUE HOJE DEUS vos dá o EVANGELHO; e esta palavra é verdadeira. 2 Atai-a pois aos vossos pulsos para não vos esquecerdes dela. 3 E lede, e meditai e partilhai os seus versículos todos os dias de vossa vida, que vos dá o SENHOR. 4 E eis que Moisés subiu ao monte Sinai para encontrar-se com DEUS através do mensageiro do SENHOR. E Moisés recebeu de DEUS as leis conforme hoje te é dado. 5 E Moisés escreveu a lei em tábuas e em pergaminhos, conforme a ordem de DEUS. 6 E ele ensinou ao povo esta lei e o povo a escutou. E DEUS ordenou que ensinassem aos seus filhos e aos filhos e seus filhos. 7 E tudo quanto foi escrito é verdade; tudo, conforme os livros que vos justificam a doutrina. 8 E também Oséias, filho de Num, que sucedeu a Moisés; este também escreveu do que viu e ouviu. 9 Quando Moisés esteve no limiar, escreveu Oséias, filho de Num, tudo quanto ele disse, quando leu para o povo toda a lei mais uma vez. 10 E DEUS confirma a lei conforme deu ao povo por meio de Moisés e de Oséias, filho de Num. 11 Após Moisés vieram os profetas que profetizaram segundo a ordem de DEUS. 12 Estes escreveram segundo o que DEUS ordenou: Esdras, e Neemias, e Davi, e Salomão, e Jeremias, por meio de Baruque, e Isaias, e Daniel, e Ezequiel, e Zacarias e Ageu, no tempo de Zorobabel, e Malaquias, 13 e os profetas que chamaram menores. 14 E outros de quem se escreveu: Samuel, e os reis, e Jó, e as mulheres, e sobre Oséias, filho de Num.

15 Eis que eu, o SENHOR, vos digo isto hoje: Os homens adulteraram o texto. Por isso DEUS não está entre eles nas suas congregações. Nem com os que se chamam cristãos. 16 Olhai: Se não foi a doutrina justificada pelos livros que hoje te ordeno, não tomeis como verdade. Pela autoridade de teu SENHOR, avalie os livros da lei e dos profetas. 17 Sim, segundo o que DEUS te revela hoje, avalie-os. 18 E doutrina alguma tomeis senão aquela que vos dou hoje. 19 Eis que tomo novo concerto convosco. Sim, o velho já passou. Porque não tinha força para salvar o homem. 20 Eis que hoje vos dou a doutrina: Crede em DEUS e em Jesus, seu FILHO amado. 21 Justificai-vos através da fé que tendes em mim e pelo exercício na prática da lei de DEUS. 22 Pois a fé não subsiste sem as obras do corpo. 23 Se isso fizerdes, então nenhum mal vos cercará na terra, e obtereis a vida eterna.

24 E estes que se chamam cristãos, filho do homem, condene os seus livros. 25 Não são meus. Eles adulteraram a doutrina e a lei de DEUS; são abomináveis estes livros perante mim. 26 Repudie-os com voz forte. E, se o que leem não for segundo os livros que vos justificam a doutrina, nada tomeis como verdade. É a ordem do teu SENHOR.

Capítulo 21

1 HOJE O SENHOR te dá por terminada esta palavra que te revelou. 2 Não se volte o teu coração contra esta palavra, nem hesites em transmiti-la aos teus semelhantes. 3 Dize-lhes: A DEUS somente rendei toda a glória e toda a adoração, eternamente. Amém. 4 E adorai também ao FILHO, por meio de quem tudo veio à existência, o qual é Deus sobre vós; e não há nome em que podeis ser salvos senão o seu nome. 5 E guardai as leis de DEUS em sua plenitude, não em parte, mas no todo. E guardai o sábado, e a lua nova, e jejuai, e confessai os vossos pecados perante DEUS que vos perdoa e entre vós nas vossas congregações. 6 E Jesus morreu, anulando os sacrifícios, para que obtivésseis a garantia da salvação. 7 E eis que a salvação veio até vós por meio do Messias, o SENHOR; importa somente que creiais e guardeis os seus mandamentos. 8 E não vos dês à prostituição, nem à fornicação, nem à feitiçaria, nem ao culto de deuses estranhos, nem à imitação dos que se desviaram. 9 Esta é, pois, a restauração do que disseram os profetas antes de vós. 10 E quem duvida e rejeita estas coisas saiba que jamais será salvo. 11 E aos que crerem, batizai-os em meu nome, para remissão dos seus pecados. 12 E não tomeis DEUS por três deuses, como fizeram os que se chamam cristãos. E não tomeis o nome de cristão sobre vós.

13 E o Messias, o SENHOR, chamou doze apóstolos, e depois, setenta, e depois, por meio destes, muitos creram nele e em DEUS. 14 E, depois que Judas traiu Jesus, foi chamado Matias, e depois, Saulo. Este pregou até à Europa e espalhou a palavra aos pagãos. 15 Mas os homens não creram em DEUS, nem no seu FILHO; antes, distorceram as palavras que lhes chegaram e não fizeram conforme lhes foi ordenado. 16 Se guardardes com zelo as palavras que hoje vos dou, então permanecereis na Igreja do DEUS vivo, e tereis o direito de se chamar filhos de DEUS. 17 Então, permanecei no amor de DEUS, por meio de Jesus, o Messias. 18 Exorte os homens nas suas práticas. Sim, chame os homens à luz que traz a salvação. 19 Cedo o fim vem. E o juízo de DEUS cairá sobre os maus; e os que não creram serão punidos severamente.

20 Hoje se completa a religião de DEUS, a que delineou através dos seus servos, os profetas. 21 Este é o caminho que não seguiram. Porta estreita é. Quantos são os que querem entrar por ela? 22 Mas não desanime em teu coração; creia em DEUS e também em mim. 23 Nada tens se creem ou se não creem. Exorte, segundo a ordem do seu SENHOR. Se crerem, serão bem-aventurados; se não crerem serão condenados. 24 Crede, ó homens da terra; segui este meu servo. 25 O SENHOR o provou e achou-o digno dele. 26 Eis que cedo o tomou o SENHOR entre os seus irmãos para a grande obra, esta que hoje vedes. 27 E o fez andar pelos caminhos do mundo, e pelas religiões da terra. 28 E conheceu as coisas dos homens, e sua maldade, e suas doutrinas, e entendeu suas faces, e seus rostos. 29 Ei-lo aqui, o meu servo. Crede nele. Isto ordena o SENHOR que creiais. 30 Hoje é chamado todo homem, e toda a mulher, e toda a criança, e todo velho, para alcançar a salvação de vosso SENHOR. 31 Pois o SENHOR doou-se em sacrifício em morte tão dolorosa, que não podeis vós suportar morrer. Pois tinha o inferno aberto em tentação aos seus pés, e o peso de vossos pecados se apoderou dele. 32 Isso vos garantiu a vitória sobre o pecado, através da graça, pela fé e pela obediência à lei de DEUS.

33 Agora pois, filho do homem, reúna os homens em prol da obra do SENHOR; sim, estes que estão contigo. 34 Chame-os ao caminho da salvação, estes que andaram pelo deserto contigo. 35 Se crerem, batize-os em nome de teu SENHOR, e imponha as mãos sobre eles em consagração de seu apostolado. 36 E tua esposa também. E não se ache pecado em tua casa, nem impureza. 37 E o que entre vós promover a iniquidade, repreendei-o com determinação, e com amor profundo. Se deixar o seu pecado, recebei-o entre vós. Mas se não abandonar o seu mau caminho, abandonai-o em sua perdição, até que DEUS lhe dê a sentença dos seus atos. 38 E faça com que preguem a palavra. E batizem os que crerem em DEUS e no seu Messias, e confiram os dons que estão escritos nos livros. 39 Não temais, filhos meus! Eis que é chegado o tempo do refrigero pela palavra do SENHOR. Sim, aquilo que sempre vos nasceu no coração para seguirdes. 40 Aquilo que o SENHOR vos chamou desde o início de vossa missão. Não hesiteis agora, nem vos desfaleçais. Tende, pois, certeza de que o SENHOR vos fortificará com o seu adjutório todos os dias de vossas vidas. 41 Mas lembrai-vos: Aquele que desobedecer às ordens de DEUS, conforme hoje vos dou, DEUS o condenará, e não terá intercessor no dia de juízo que interceda por ele, mas será jogado no lago de fogo aquecido sete vezes. 42 Não vos demovais deste posto, pois o SENHOR vos pôs por coluna na Igreja do DEUS vivo em sua dispensação. 43 Eis que vos desafia o SENHOR dizendo: Olhai para trás; volvei os olhos ao passado, e vede. Meditai nestas palavras. Não vos guiou o SENHOR pelos caminhos que percorrestes? Sim. Certamente o SENHOR vos conduziu pelo deserto até a terra que mana leite e mel. 44 Sim, louvai ao SENHOR e adorai-o, e guardai os seus mandamentos. Louvai-o vós homens de puro coração. Louvai-o. Amém. 45 Sele os livros e nada acrescentes e nada retires. 46 Ninguém pode adulterar a escritura sem arcar com a maldição escrita nela.