Carta aos formandos

Primeiramente gostaria de ler convosco o salmo de número vinte e três.

E agora lido vos digo que preparei esse discurso de uma forma bem diferente daquela que estamos acostumados a saber.

Pode até parecer que não mas sei que há alguns aqui que neste momento de alegria não creem em Deus. Mas posso lhes garantir que Deus existe.

Talvez todos aqui presentes ou alguns somente possuem seus pais. Puderam ao longo desta jornada correr para o colo de vossa mãe quando caiu no chão. E naquele momento ralou ambas as mãos. Recebeu uma bronca de sua mãe pelo que não deveria ter feito. Ou até mesmo um puxão de orelha por alguma peraltice. Sim, vocês possuem uma mãe. E um pai para lhe chamar de herói, de um grande e verdadeiro amigo.

Quando fostes bem na escola ou no futebol um abraço era o que mais seu coração ansiava. Uma mãe para chamar de mãe e lhe dá carinho, um pai para chamar de meu pai e lhe dá aquele conselho.

Mas posso dizer que nada disso pude ter. Não tive o carinho da mãe e nem o conselho de um pai. Mas mesmo assim Deus existe. E posso te provar que sim. Não querendo lhe mudar a forma de pensar ou de ser.

Vivi as duras penas num orfanato, num internato em um lugar que dispensa apresentações.

Desde quando me entendo por um ser pensante que almeja e sonha sonhos.

Aprendi a dá as costas aos que me feriam, como dizia o poeta. E em minhas costas ficaram as marcas enterradas por debaixo da minha pele. Aprendi a chorar sem gritar, sem abrir a boca e também sem emitir som algum. Assim aprendendo a vida descobrir que Deus existe. Não me faltou amigos que se foram e outros que deixaram de ser. Mas Deus sempre foi aquele amigo que por mais que parecesse longe era o que mais estava perto. Por isso lhes digo que Deus existe.

Todos os meus dezesseis anos vividos ali foram deste jeito, cada dia Ele estava junto de nós, nas alegrias que eram poucas mas profundas e nas tristezas que eram muitas e logo se esvaíam.

Com todas as nossas brigas, nossas revoltas, tristezas, desilusões, espancamentos e surras absurdas; Deus nunca me abandonou nunca nos deixou.

Agora aqui estamos terminando uma jornada para o resto de nossas vidas alegres e contentes. Conseguimos chegar até aqui. É isso mesmo! Vamos festejar! Por favor, mas não se esqueçam que Deus sempre estará conosco.

Para aqueles que não sabem o que esperar posso lhes afirmar que Ele jamais falhará. Os amigos, os familiares os colegas de trabalho, enfim qualquer ser humano pode falhar mas Deus jamais ele é amor.

Momentos adversos, complicados e difeceis virão. Lágrimas e muitas elas virão. Faz parte da vida, é assim a vida. A vida não é um conto de fadas, ela é cheia de surpresas boas e desagradáveis. Tropeços e erros virão

Dúvidas e ansiedades chegarão. Mas tudo bem, Deus existe.

Aos formandos deste ano último, deste primeiro ano dos restos de nossas vidas. Deus existe!

Posso lhes dizer tudo isso porque hoje tenho família. Hoje sou feliz. Deus existe.

Hugo Deff
Enviado por Hugo Deff em 06/12/2019
Reeditado em 08/12/2019
Código do texto: T6812275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.