Carta ao jornal "O Dia", 11 de julho de 1989 (sobre troco)
CARTA AO JORNAL “O DIA”, 11/7/1989
Miguel Carqueija
Nota: esta carta saiu no jornal carioca “O Dia” e creio que também em “O Globo” e “Jornal do Brasil”, mas não localizei os outros recortes.
Ela talvez esteja ultrapassada ao sugerir a adoção do cheque-troco, pois de lá para cá o cartão magnético passou a dominar, e poucas compras são feitas com dinheiro vivo. Entretanto, nesse último caso, o troco ainda pode ser um problema.
“Numa época em que se multiplicam os chamados “cheques sociais” venho sugerir a criação do “cheque-troco”, visando facilitar o pagamento nos supermercados e outros estabelecimentos que fazem uso de caixas registradoras.
As caixas deverão estar abastecidas de formulários que serão autenticados no ato, com o valor da diferença, sempre que houver dificuldade no troco. Esse cheque-troco poderá ser depositado em contas-corrente e cadernetas de poupança, ou trocado por dinheiro nos bancos.
Dessa maneira os consumidores deixarão de ser prejudicados, recebendo a menos nas compras de valores quebrados, principalmente quando existem centavos.”