I Epístola de Jaime aos Gestores de ensino

.Antes de mais nada quero deixar bem claro que sempre defendi a tese de que "professor" não é "educador", são coisas que embora complementares são distintas e é àqueles que se dedicam ao ensino que escrevo essas linhas: acredito que o sistema de ensino deveris ter seu calendário adequado à realidade da comunidadr em que a escola estiver inserida, pra citar apenas um exemplo, a grosso modo, que em comunidades rurais houvessem recessos nas épocas de colheita e plantio.

.Em seguida acredito que a escolarização formal deveria ser composta de um único período de dez anos a iniciar-se aos seis anos, sem as terminologias como "primário" , "ginásio", "colégio", "primeiro e segundo graus" ou "ensino fundamental e médio", dez anos de ensino formal com uma quantidade mínima de créditos a serem alcançados em cada período letivo.

.E ainda defendo que apenas quatro disciplinas deveriam ser obrigatórias do primeiro ao décimo ano: lingua portuguesa, matemática, história e uma que eu não vou dar nome mas que englobaria noções de politica, economia e sociedade civil como a organizaçao politica do Brasil em relação aos três poderes, sua estrutura federativa e demais conceitos correlatos muito embora esmiuçar como acredito que seria o mais adequado para o conteudo de cada disciplina é tema para outra missiva.

.A essas quatro disciplinas seriam atribuidos 40% dos créditos necessários por período letivo e o restante seeia obtido em disciplinas optativas que a escola ofereceria em sua grade cada uma com seu devido valor para os créditos finais e as quais seriam elaboradas em um sentido generalizado das ciências às quais conhecemos nas áreas de humanas, exatas e naturais quanto disciplinas ligadas ao universo em que a escola se encontrar tanto para dar ao "aluno" condições plenas de desenvolver sua vida em sociedade quanto para que findo o período de "ensino formal" ele possa seguir sua vida escolar ao mesmo tempo que adentra no mercado de trabalho.

Jaime Cosmo pai
Enviado por Jaime Cosmo pai em 06/10/2019
Código do texto: T6762645
Classificação de conteúdo: seguro