ETENDA O FIM DO EXAME DA OAB 2019
ENTENDA O FIM DO EXAME DA OAB 2019
A Ordem dos Advogados do Brasil tenta induzir os leigos a acreditarem que a prova chamada Exame da OAB serve para medir a capacidade de defesa do novo Advogado e é mentira.
Se fosse mesmo a fim de garantir qualidade de defesa teria que aplicar várias provas, sendo uma para cada ramo do Direito. E isso não acontece.
Ocorre que, todos os Bacharéis fazem a primeira fase do Exame (prova objetiva de múltipla escolha) sem diferença alguma.
Porém, no momento da inscrição para o respectivo exame, o candidato pode escolher em qual ramo do Direito ele pretende ser examinado pela OAB por meio da prova subjetiva ( peça escrita a punho - manuscrita), e assim o candidato pode afunilar seus estudos para a segunda fase.
Pensem comigo:
O Bacharel Sabinaldo Derley Brazileno sempre teve muita dificuldade para compreender avmateria de Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal. Então ele escolheu ser examinado pela OAB, na segunda fase, em Direito Previdenciário.
E deu certo. Observe a farsa da OAB. Como todos sabem que a primeira fase é constituída de 80 questões objetivas, tendo que acertar no mínimo 50% (40 questões), não importando se zerou em alguma matéria, foi exatamente isso que aconteceu com nosso amigo Sabinaldo Derley Brazileno.
Depois de 10 anos fazendo a prova da OAB, ou seja, depois de 30 tentativas, pois são 3 por ano, ele conseguiu atingir o mínimo exigido pela OAB, ou seja, apesar de ter zerado em Direito Penal, Direito Civil, e Direito Administrativo, ele ainda conseguiu passar para a segunda fase, pois, acertou quarenta (40) questões de marcar xis (x).
Até que enfim conseguiu. Provou pra OAB que é inteligente e que merece disputar a segunda fase que é a que mais mete medo nos estudiosos e Bacharéis em Direito.
A partir daí Sabinaldo Derley Brazileno se dedicou aos estudos de Direito Previdenciário, pois já havia se libertado das demais matérias, e foi reprovado na segunda fase, portando a OAB, como havia inovado criando a tal repescagem - direito do candidato pagar para refazer a segunda fase sem ter que fazer novamente a primeira - não ficou tão decepcionado.
Ele se sacrificou e gastou sua reserva financeira pagando mais cursinhos e conseguiu passar na segunda fase pela segunda chance. Ufa! Que alívio! Sabinada de Lei Brasileira mas passou na OAB. Isso mesmo.
Agora pode ser chamado de Doutor Advogado, examinado e aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil, tem o direito de ser tratado com o mesmo grau de hierarquia que Juízes, Desembargadores e Ministros . Deve ser chamado de "Excelência".
A OAB então, por meio de Certificado de Aprovação Incontestável, lhe garante o direito de pagar e se inscrever na OAB, bem como o direito de pagar para obter a Carteirinha de Advogado, mais o direito de pagar e abrir um Escritório de Advocacia, mais o direito de pagar anuidade para então atuar exercendo a atividade advocatícia em qualquer Ramo do Direito, inclusive Direito Penal, Direito Civil e Direito Administrativo que ele sempre detestou e até pagou propina para o Coordenador de Práticas Jurídicas da Faculdade para permitir que ele fizesse os trabalhos em dupla.
No primeiro dia que seu humilde escritório abril a porta ao público chega uma mãe desesperada pedindo ao Advogado que ocorresse seu filho de 18 anos que foi acusado de estupro.
Ele pediu que a cliente se acalmaram e lhe contasse com detalhe os fatos. Ela então prosseguiu:
-- Doutor Sabinada, meu filho é inocente.
Ele namora Espertina faz 3 anos, desde que ela tinha 12 anos, mas nunca moraram juntos.
Ela suspeitou que meu filho estava traindo ela daí quis vingar e Arnoud essa pra acabar com ele.
Como sempre acontecia dele ficar com ela na casa dos pais dela quando eles dormiam no sítio, então ontem a noite ele foi dormir com ela.
Ela estava brava querendo que ele assumisse a suposta traição. Xingou ele de tudo quanto é nome humilhante, depois quis transar.
Na hora do sexo ela pediu que ele batesse de tapa no rosto e nas nádegas, e assim que ela se deu por satisfeita ela começou a gritar feito louca pedindo socorro.
Os vizinhos ligaram para a Polícia Militar que chegou rapidamente e prende meu filho Inocenso e levou Espertina no médico que comprovou a acusação de sexo forçado com menina de menor idade, apesar do laudo atestar que o himem foi rompido há anos.
Vossa Excelência pode tirar Inocenso da cadeia?
-- Minha Senhora, seu filho foi acusado do pior crime. Ele corre sério risco de morte na cadeia porque os outros presos não aceitam estupradores entre eles, e os Agentes, parecem gostar do movimento desta natureza e acabam colocando juntos mesmo a Lei não permitindo.
É uma causa complexa. Vamos tentar libertar seu filho das agressões.
O preço é trinta mil reais (R$30.000,00) avista.
MORAL da história: Crime de estupro é matéria de Direito Penal.
Resultado: Isso ocorreu faz mais de 3 anos. Inocenso continua preso inocente.
A mãe descobriu que o advogado era fraco de notas em Direito Penal na Faculdade e que zerou nessa matéria no exame da OAB. Ela contratou outro advogado para processar a OAB , e exige indenização gorda.
Rondônia, agosto 2019
Eliozani Miranda Costa