Querido Capitão Planeta
Brasil, 12 de março de 2019.
Olá amigo Capitão Planeta, tudo bem contigo? Eu tô morrendo de saudades de você e dos seus amigos inesquecíveis: Gaia, Kwane, Wheller, Linka, Gi e Ma-ti . Da última vez que nos falamos foi em meados da década de 90... Eita faz tempo hein!? Como o tempo passa rápido. Agora já sou mãe de família, tenho até um cachorro.
Escrevo-lhe esta carta para pedir ajuda pra um dos melhores heróis que o Planeta Terra já viu. O nosso meio ambiente já não é mais o mesmo desde a sua partida e de seus amigos. Nossos rios estão poluídos, quase não há mais peixes. Tenho certeza de que se a Gi estivesse aqui, iria chorar de tanta tristeza. As frutas e verduras para crescerem e frutificarem precisam de agrotóxicos, que por sua vez, deixam a terra cada vez mais improdutiva, muitas espécies de animais estão à beira da extinção e muitos já não nem existem. Kwane poderia ajudar o solo a se recuperar e salvaria a vida de inúmeros animais. Nossas frondosas árvores já não são mais capazes de filtrar o gás carbônico como antes; a chuva ácida tornou-se comum em várias regiões; as queimadas deixam vários animais desabrigados, tudo isso, por conta da ganância do homem que cada vez mais explora o campo em busca de lucro desenfreado. Se o Ma-ti estivesse por aqui, seria capaz de conscientizar os seres humanos a serem pessoas melhores. Hoje o ecossistema está totalmente desiquilibrado. Saio de manhã de casa cheia de blusas e quando retorno à noite, já passei por todas as estações do ano em um único dia.
Fico pensando como seria a minha vida e de minha família se vocês ainda estivessem por aqui. Depois que a Gaia resolveu ir morar em outro planeta, os nossos políticos ficam espalhando a plenos pulmões que está tudo bem, que isso é só uma fase, que a Terra já passou por esse processo a bilhões de anos e logo-logo, tudo voltará ao normal. Alguns humanos são mais resistentes e acreditam que o poder é nosso. Lembro-me da frase quevocê sempre dizia: “o poder é de vocês” e criam Ongs para tentarem proteger nossos rios, nossa floresta, nosso ar, enfim nossa casa. O motivo que me levou a escrever o quanto antes para vocês, foi a saída dos EUA da COP 23, isso jogou literalmente um balde de água fria nos possíveis avanços das negociações. Os países desenvolvidos não querem colocar em risco suas riquezas em troco de um futuro melhor. Até mesmo o Wheller que era o mais esquentadinho do grupo ficaria surpreso com a temperatura do planeta. Nossas geleiras estão derretendo rapidamente, correndo o risco de acabar com mais vidas no planeta.
A Linka poderia vir trabalhar comigo na produção de campanhas de propagandas para juntas conscientizarmos as crianças, os jovens, os adultos e os idosos de que precisamos cuidar da nossa casa. Como ela é craque em rede de computadores, acharia o máximo as nossas redes sociais. As notícias se espalham mais rápido do que folhas jogadas ao vento. Assim, a Gaia voltaria pra Terra e as próximas gerações poderiam até quem sabe tomar um banho num famoso rio que tem por nome Tietê, que já foi conhecido por suas águas límpidas, mas que agora é lembrado pelo odor horroroso de suas águas escuras.
Por favor, querido Capitão Planeta, volte para o Planeta Terra, eu te imploro. Reúna nossos amigos e nos ajudem a salvar a casa que eu tanto amo. Sei que a poluição deixou você fraco, mas ainda existe aqui um coração tão puro que sabe que você é o único capaz conseguir reunir todos os poderes, de juntar todos os anéis, assim você será capaz de recuperar seus poderes e ajudar a restaurar o equilíbrio na Terra.
“ Vai Planeta!”
Com amor, uma das suas fãs, admiradoras, mas acima de tudo, sua amiga de infância,
Raquel Ellen Hein
Eu cresci assistindo ao desenhos do Capitão Planeta.