O Cessar da Ventania

Na verdade calei- me um tempinho. Porque a Ventania cessou suas lamúrias e abafou os rugidos de sua passagem? Isso me perguntaram...

O que responder? Serei sincera:

- Presenciei dores sem fim em minhas trilhas, decerto que elas não eram minhas, pois Ventania é indiferente quando passa. Mas desta vez foi estranho, os gritos de socorro ecoaram muito alto e acabaram por me deter. Parece que algo de humano ainda persiste em mim pois olhei para fora de meu cerne. Olhei e vi, nítidamente o sofrimento de inúmeras pessoas. Então algo se rompeu bem dentro da minha fúria e me paralisou naquele átimo de tempo. Foi o suficiente.

Casais separados, mães chorando filhos mortos pelas drogas, pessoas entristecidas rumando ao precipício, outras em absoluto desespero pelo desamor, crianças adoecidas pelo desleixo dos pais e gritos de revolta por injustiças. Vi também os andrajos da miséria e da fome, o mal cheiro dos alcoólatras nas sarjetas e o descaso dos que tem tudo pelos que nada tem. E me horrorizei.

A Ventania que me absorveu parou por um breve instante mortificada por tanta dor. Virei chuva e por meus olhos transbordei. Quanta doença, injustiça, desamor, crueldade, aflição e dor!!!! Daí me revoltei e comecei a observar que em tudo havia uma raiz tão somente. A maldita e pérfida raiz era a culpada de tudo, de tanta desdita e desespero. Era ela amaldiçoada eternamente!!!

A descrença. A falta de fé. Esse é o ponto de onde brota todo o mal. Pois daí a força seca, extingue- se a faísca, o dínamo de energia que move os acontecimentos rumo ao progresso. Como mover moinhos sem vento, sem águas? Então é só o nada, a inação, inércia absoluta do charco pestilento. Pântano fétido de desgraças sem fim.

Tive ódio da descrença, ela representa a força represada. Busquei atacá- la mas ela foi sarcástica e irônica, não acreditava em nada, nem vitórias nem derrotas, era o vazio que a revestia. Eu tive que recuar pois perderia a minha força se mergulhasse nela com meu ódio.

E foi isso,amigos. Mas agora, que me afastei desta rival inimiga, consegui recuperar todas as forças que tinha e parecem até triplicadas!!! Por isso voltei!!!