Demasiadamente cansativo

Tenho observado algumas coisas nos ultimos tempos. E uma delas é o quanto deve ser cansativo e perigoso querer ser melhor que o outro. Digo isso porque normalmente é dificil ser melhor, isso demanda esforço e reflexão constante, estar em estado de alerta e vigia. No entanto, querer ser uma versão melhor de si mesmo é compensador.

Agora querer ser melhor que o outro pode te fazer engendrar por um caminho sem volta ou com uma volta muito longa. Visto que não te faz desempenhar o mesmo esforço de quem quer ser melhor, mas pode te levar a uma deprimente degradação.

Pessoas que tendem a querer ser melhor que outro gastam muita energia em evidenciar erros allheios. Apontam o que o outro não faz tão bem num proposito de macular a imagem oposta para que a dela não seja ruim e seja vista como uma melhor opção. Conheço uma pessoa assim, e imagino que deve ser muito dificil ser ela. É muito comum ouvir de sua boca frases como "hum olha como a outra é mais descontrolada que...", "talvez fulano não foi a melhor opção", "estão dando muito espaço pra ela ao inves de mim","ah vejo só, ela fez errado", "será se ela tem mais moral que?". Vive em constante estado de comparação com o outro.

O caminho que ela percorre nessa escalada em querer ser melhor que alguem a faz ser apenas mais uma entre tantos e até mais egoísta que a maioria. Digo isso porque é comum, pessoas com esse lema, diante de sistuações em que realmente a sua boa capacidade é necessaria acharem que ofereceram demais. Costumam deixar os outros sozinhos apenas para curtir o prazer momentaneo do desespero alheio. Esse comportamento por sua vez, faz com que os outros percebem como é dificil se relacionar com uma pessoa de pouca confiança e empatia duvidosa.

Talvez o mais grave nisso tudo é que pessoas que querem ser melhor que o outro, na verdade, podem estar se sentido muito menos que qualquer um. E é aí que mora o perigo. Na necessidade incessante de buscar artificios para se sentir melhor em frente a compreensão degradante de si mesma, a pessoa pode vir a causar danos aos outros e, por isso, logo mais se veja obrigada a encarar sua real situação, e sozinha.

Bem, meu ponto de vista não cabe generalização, pois apenas são pensamentos e observações pessoais. Mas acredito que o melhor ainda seja ser melhor que si proprio, e não viver em constante comparação, querendo ser melhor que o outro.

Edu Magalhaes
Enviado por Edu Magalhaes em 21/11/2018
Código do texto: T6508345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.