Contos *Pequeno grande controlado*.

Um dia estamos bem, no outro nem tanto.

Disse o menino. O seu Vô, não esperava que ele lhe dissesse isso.

Começou quando uma mulher viu um avô e seu estranho neto, mal criado no supermercado.

Ela observou que enquanto o avô estava ocupado separando as compras, falava com o neto que ele mesmo a olhava e parecia ser pequeno, de apenas, três anos. Ele estava pedindo doces.

Chegava nas gôndolas de biscoitos e gritava pedindo biscoitos.

Ele repetia tudo nas outras gondolas que chegava, enquanto caminhava pelas outras gôndolas, começava gritando muito alto, pedindo frutas, cereais e tudo que via. A mulher via via que o homem estava inquieto e ao mesmo tempo

o avô permanecia calmo o tempo todo. Dizia: Relaxe Wili, não vamos demorar. Calma garoto.

Mas o pequeno continuou chorando.. Esta bem garoto. Dizia o avô.

Apenas mais alguns minutos e você estará fora daqui. Espere garoto.

Chegando no caixa para fazer o pagamento da mercadoria, o pequeno arteiro começou jogar as coisas fora do carrinho.

Quando seu avô disse em voz controlada.

Wili ,Wili, relaxe, amigo não se zangado.

Estaremos em casa em cinco minutos.

A mulher achou a cena impressionante e os seguiu até o estacionamento e olhou para o avô e disse:

Não é da minha conta, mas você foi incrível.

Eu não sei como fez isso.

Wili tem sorte de ter um vovó como você.

O vovô simplesmente respondeu: Obrigado ,mas eu sou Wili, e ele é o Liann

A mulher ficou agradavelmente surpresa,, espantada, quando percebeu que ele tentava acalmar seu neto? ou ele tentou se controlar lembrando de quando ele era uma criança?.

O homem tentava o autocontrole, o domínio dos seus pensamentos.

Se você não consegue controlar o que pensa, não consegue controlar o que faz.

Moral

As pessoas julgam por suposições.

Onde diz que esse avô é o responsável pela falta de educação dessa criança?

Como é possível supor que uma criança com esse nível de pirraça esteja fazendo isso pela primeira vez, e pior, achar que alguém seria capaz de educá-lo ali...

O o texto mostra apenas um avô fazendo compras com um neto acostumado a ganhar tudo no choro, no grito, tendo portanto, que manter o autocontrole para não perder a paciência, para não tornar as coisas piores, como gritar, bater, sacudir, beliscar, e tantas outras atitudes inúteis em situações como essa.

O texto procura mostrar a sabedoria do pensar antes de agir, de contermos uma atitude que pode ser tomada no calor das emoções e, por mais que estejamos certos, acabam por nos prejudicar ao invés de resolver o problema.

escritorafatimacoelhosoar
Enviado por escritorafatimacoelhosoar em 05/11/2018
Reeditado em 15/09/2024
Código do texto: T6495387
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.