O INSS NO "PAÍS DOS LADRÕES"

(OBS: carta-aberta ao Presidente MICHEL TEMER)

ILMO SR. MINISTRO da

CASA CIVIL / Brasília

Ref.: pedido ao PRESIDENTE

Senhores da CASA CIVIL.. desde 2005/6 me dirijo a esta Casa, sem que nenhum dos meus pleitos tenha sido atendido satisfatoriamente. Será que desta vez terei um final feliz ?! Gostaria que o Presidente autorizasse a "MEIA APOSENTADORIA", de acordo com a carta abaixo ! (NATOAZEVEDO)

O INSS NO "PAÍS DOS LADRÕES"

"(...) de tanto ver triunfar a iniquidade

dá vergonha de ser honesto".

RUI BARBOSA (trecho), 1800 e tal

Desde os meus primeiros meses como trabalhador (de carteira assinada / 1969) ouço falar os "desvios" de dinheiro do INSS, sem que se consiga estancar essa "sangria", já lá se vão quase 50 ANOS. Atuei no Depto financeiro de mineradora multinacional ligada a CVRD, nos anos 80, hoje VALE. Não saía 1 centavo da empresa para nada sem um "empenho" -- que virava duplicata em 3 vias -- assinada por diretor administrativo, mais o financeiro, creio até que pelo presidente (dependendo da quantia), passando por mim, "officeboy de luxo" pagando-a em Banco e arquivando-a no Depto de Contabilidade, onde tudo começava e findava. Com um controle semelhante certamente, a CAIXA conseguiu pagar um "prêmio-fantasma" de Loteria de R$ 73 milhões de reais (em 2015?) sem bilhete algum, sem que o favorecido "desse as caras" ou sequer fosse filmado / identificado ao transferir o montante de um Banco para outro. Assim, em quase meio século, ladrões muito espertos precisam contar com essa mesma "desatenção" de setores do INSS para continuar a "roubá-lo"... "ora, me comprem um bode", diria um velho paraense qualquer, ao ser espoliado em seus direitos.

Minha mãe se foi ao 92 anos, em 2005, sem conseguir se aposentar, empregada doméstica por quase 50 anos, 22 ANOS apenas numa residência. Tentei aposentá-la a partir de 1973 ainda no Rio, sem sucesso, por 2 impedimentos: 1) não tina certidão de nascimento, só "batistéu", a de batismo, de 29/jan. de 1913, e 2) nunca contribuíra e eram necessários 24 meses, naquela época. Resta saber como tinha título de eleitor ("nascida" em 9/fevereiro) e como abriu conta na CEF em 1950 sem ter documento algum, quando hoje esse "ex-Banco do Povo" só falta exigir exame de sangue apenas para se adentrar em suas Agências... quando cheguei ao Pará em 1984 -- morando num sítio sem luz nem nada, no interior -- ornei a tentar aposentá-la e, novamente por volta de 1990/92, agora residindo na Capital, desta vez por intermédio desses "terceirizados" que tem aos montes na região.

Fracassos retumbantes... meu irmão mais velho "partiu" em março pp., aos 70 anos, jovem ainda, sem ter se aposentado e, ao que parece, meu irmão gêmeo e eu tomaremos o "mesmo caminho". Tenho 9 ANOS E 8 MESES de contribuição registrada,mas sou eu que tenho que provar ISSO COM PAPÉIS, no INSS não parece constar anotação alguma. O que é isso ?! "A casa da Mãe Joana"?! Em 14/out. 1993, passando dificuldades, relacionei pra CAIXA-Belém 9 empresas nas quais meu irmão Renato trabalhara, com os códigos de depósito do FGTS de cada uma, isso quando a CTPS dele ainda existia. A CEF só localizou 2 depósitos... então, é assim: nesse "país de ladrões", SEM FISCALIZAÇÃO alguma, NOS DESCONTAM o Fundo, mas se não o depositarem no INSS, a culpa é nossa, o Instituto"lava as mãos". Que Democracia nojenta essa do Brasil, onde o povo perde sempre ! (Embora todos SEJAM IGUAIS (perante algumas leis) agricultor e pescador NÃO CONTRIBUEM nem precisam provar coisa alguma.)

Vou ter que esperar 4 MESES E MEIO apenas para agendar a futuríssima "aposentadoria" de 300 ou 400 reais e, pior, ,eu irmão gêmeo ainda terá que tirar nova Carteira e título de eleitor, que não vai usar, tudo POR CAPRICHO de um burocrata qualquer, pois nenhum dos 2 documentos é realmente necessário. Anunciou-se "ao 4 ventos" que as Regras de aposentadoria NÃO MUDARIAM para quem tinha/tem MAIS DE 50 anos... tudo indica que mudaram !

Presidente TEMER, faça alguma coisa -- antes de sair -- pelos idosos desse país: institua a "aposentadoria por porcentagem", "driblando" essa lei injusta de 15 anos de contribuição. Assim, um velho (como eu) sem mais chances no mercado de trabalho mas com 2, 5 ou 7 ANOS de contribuição para o FGTS receberia 25% ou 1/3 ou talvez a metade do valor final e não seria IMPEDIDO de e aposentar, como acontece agora, até onde sei ! E ainda tendo que providenciar CTPS e título novos que sequer irá usar ! Nesse "hospício" que parece ser o Brasil eu prefiro receber 80 ou cem reais mensais "de ajuda" (como aposentadoria) a ver meu dinheiro "escoando" para as mãos de vigaristas que o tiram como e quando querem ! Haja paciência !

CINCINATO PALMAS AZEVEDO

(Ananindeua, PARÁ - em 28/junho 2018)