Escuridão interna

É agoniante. Mas não é um agonia que todos sentem por algo que espera ou algo que está acontecendo, é uma agonia imaginável daquelas que está tanto dentro de você que já se torna algo seu. Não tem um motivo especifico, não pergunte para pessoa o motivo dessa agonia, apenas sente ao seu lado e pergunte o que ela deseja fazer, fale qualquer coisa, jogue um papo furado, isso vai a ocupar e vai ser a melhor ajuda que você pode oferecer. É bem ridículo não é? Como alguém não sabe dizer o porquê esta nesse estado, como a pessoa chega ao nível de não suportar ficar ao lado de outras pessoas, apenas querer ficar ali sozinha, deitada, chorando sem fazer nada, simplesmente vegetando? Não é uma simples escolha, um desânimo, uma preguiça. Tudo começa com um simples vazio, é um buraco dentro de si mesma que com o tempo a pessoa acredita fielmente que é seu e que vai permanecer ali para sempre, dai vai passando os dias e é possível colocar uma mascara nesse buraco com sorrisos falsos, bebida, festas e toda essas futilidades, mas a dor vai aumentando e a mascara não consegue segurar toda essa dor até que um dia, finalmente nesse dia ela cai e junto a pessoa. É quando já não se consegue explicar o que está sentindo, não consegue ao menos dizer uma palavra sem uma lágrima cair, não consegue fazer mais nada da sua rotina, você percebe que tem uma escuridão dentro de si e não sabe como iluminar ou achar uma pequena luz que a ajude com tudo isso e quando começa a perceber que está literalmente vegetando, que não consegue sair do mesmo lugar não por querer e sim por sentir que realmente não consegue e não tem forças e ai vai começar a ter crises de pânico e essas crises são incrivelmente parecidas com a morte. Nesse momento que a morte é a única saída para toda essa dor, é um egoísmo com todos que estão ali para ajudar, porém é a única porta que está ao seu alcance para que toda essa dor vá embora, quando se pensa em tirar a própria vida, não é uma questão de não querer viver e sim de se acabar com um sofrimento. Essa agonia, dor, vazio, essa escuridão são sentimentos que parecem pertencer ao meu eu, não é algo que eu entendo que é momentâneo e sim que é quem sou, e eu luto contra isso todos os dias e é uma luta que parece está perdida, mas algo lá no fundo acredita de verdade que posso contê-la, posso amenizar, só não sei como. Quando chega o ápice desses pensamentos, olho pro meu pulso e vejo a frase que tatuei, “ Provehito in altum”, é uma frase em latim que possui um significado imenso, é o mesmo que ficar repetindo incansáveis vezes “ eu estou por cima, sou forte e consigo alcançar o infinito ” e esse pequeno pensamento ínfimo até hoje não me permitiu seguir com as minhas tentativas de acabar com a dor. Então, se você se encontra no mesmo lugar, converse mesmo que não consiga com qualquer um, ache um estranho na rua e converse sobre qualquer coisa, respire fundo e repita diversas vezes, “ Eu sou mais forte, farei o amanhã ser melhor que hoje ”, eu sei que não é grande coisa, mas ajuda acredite e ache uma maneira de extravasar toda essa agonia, a minha é escrever e a sua? E para você que tem alguém próximo ou que apenas conhece alguém nessa situação, se aproxime por mais que a pessoa afaste, puxe conversas aleatórias, chame a pessoa para dar uma volta, a faça ri e nunca e nunca mesmo já chegue perguntando o que aconteceu, o motivo desse estado ou comece a fazer um interrogatório , isso não ajuda em nada, com o tempo a pessoa vai se sentir a vontade e vai conseguir se abrir, só que é na hora dela e não na sua. Aprendam que existe um tempo para a pessoa se entender e permitir que a entendam, não force, apenas crie um ambiente seguro para si ou para o outro.

Ana Trindad
Enviado por Ana Trindad em 05/06/2018
Reeditado em 05/06/2018
Código do texto: T6356607
Classificação de conteúdo: seguro