Mãe de um AUTISTA... Desabafo!
Quando descobrimos uma gravidez colocamos tantas expectativas e planos, ficamos pensando qual será nosso mundo rosa ou azul?
Será menino ou menina…
Assim paramos e agrademos a Deus pela dadiva de ser mãe, não importa se seja menino ou menina, mas que venha com saúde e seja amado por todos.
Meu pensamento foi esse…
Ao nascimento do meu filho veio aquele amor incondicional e ao mesmo tempo aquela insegurança e responsabilidade de como cuidar de um ser tão pequeno e indefeso, apesar dele ter nascido um bebe bem grande.
Mas com o passar dos dias meu instinto materno fez com que eu cuidasse direitinho e entendesse cada olhar dele.
Fui percebendo que o olhar dele era diferente, mas sempre guardava isso para mim, por querer protegê-lo não sei de que.
Mas eu achava que era uma forma de proteção…
Então percebemos que ele não ouvia nosso chamado, se comunicava com pequenos gestos, ai com o passar dos meses veio à primeira palavra… “PAPA”.
Isso foi como festa em minha vida, pois ouvir a voz de um pequeno bebe estava sendo maravilhoso… Cada Som era uma pequena dança, mesmo que ele se balançava pra mim era uma dança.
Então ao descobrir que meu pequeno tinha perda auditiva, foi um choque, foi um sentimento que não consigo explicar. Foi como se meu mundo perdesse o sentido, porém me mantive forte e de pé…
Então fui à busca do melhor para meu filho, procurei uma forma de fazer com ele pudesse ouvir, queria poder sentir a emoção dele ao ouvir o som da minha voz.
E assim foram meus dias de luta…
Mas, enfim veio aquela noticia que desaba que nos faz desistir de tudo.
Vem o medo, a fraqueza e os desafios.
Autismo…
Foi como arrancar meu coração e dizer “mamãe seu filho é doente”.
Assim comecei a me sentir estranha, sem chão, sem reconhecer aquela criança que pra mim havia se tornado estranha…
Mas, veio a vontade de pesquisar e entender o que seria isso…
Esse sentimento estranho ao receber um diagnostico tão difícil, compreendi que eu estava em estado de luto. Pois não aceitava meu filho como ele é.
Hoje, há o hoje é diferente, consigo compreender cada passo, cada conquista e cada momento de sua vida.
Vejo com outros olhos e comecei a enxergar o quanto ele é especial e o quanto eu tenho aprendido com cada fase e cada vitória alcançada…
Aquela criança que não falava nada, hoje se tornou falante e comunicativo, difícil entender… Mas eu como MÂE o entendo. Mesmo ele não olhando em meus olhos, eu procuro fazer com que ele me olhe nem que seja por alguns segundos, e isso me enche de orgulho pois sai daquele luto horrível e vivo no MUNDO dele…
Sou mãe de autista e isso me faz sentir que sou uma pessoa de sorte, pois Deus me deu o dom de poder lutar junto com ele para que possa cada dia vencer cada desafio e cada preconceito.
Mesmo sem apoio e continuo lutando, lutando e lutando…
Sou mãe!