Carta para meu eu adolescente!

Olá, como vai meu velho amigo?

Continua se vestindo de preto, perdido e achando que está no mundo sozinho? Tenho uma boa noticia, sou seu eu do futuro e gostaria de falar contigo!

Sei que é meio tarde pra falar, já se passaram quase dez anos, mas sei exatamente como se sente. Sei que você pensa seriamente em morrer, sei que você rasga seu templo pra aliviar a dor, que você se sente excluído, sentido que enquanto todos estão dentro, você está fora e quanto mais o tempo passa, mais o vazio aumenta. Afinal, não adianta mentir para os outros e para si mesmo, quando todas as noites você chora e repete para si mesmo que é um erro de Deus.

Fique calmo, não vou lidar nenhuma lição de moral, apenas dizer que tudo passa, na verdade que nem diz uma música: “tudo passará”. Na verdade, todo sofrimento pelo qual você passou, forjou o que você é, afinal, dizia um velho sábio: “aquilo que nos fere é aquilo que nos molda”.

Quero que saiba apenas, que você irá aprender muito durante a sua vida e há coisas que você vai descobrir apenas na faculdade, coisas que no momento em que você está, não consegue enxergar, então, vou dizer algumas palavras que poderiam mudar sua vida (ou a minha, Deus que confusão!):

1° coisa que tenho a dizer é que: A amizade é tudo! Sim, isso que você ouviu. Cada pessoa que passa em nossas vidas deixa uma parte dela em nós, você cresceu se isolando no quarto, escondendo-se em games e livros e acabou perdendo contato com o mundo e os sujeitos a sua volta. Queria muito ter aprendido isso na sua época, e espero que num loop temporal, você aprenda antes de mim, que não somos nada sem o apoio e amizade de outras pessoas, sejam familiares, colegas de escola/ faculdade.

2° - Você não é um erro de Deus, você é um em um milhão, todas as suas características o fazem único, sua sensibilidade é única, você sente mais o mundo, use isso a seu favor, o fato de ser tímido, não impede que as pessoas gostem de você, na verdade, é você que foge e se afasta das pessoas, derrube os muros a sua volta e abra as portas que surgem.

3° O mundo não é preto e branco, e mesmo entre essas cores, existem tons de cinza. Sei que você usa o preto como se fosse uma armadura contra sua própria angustia, como uma proteção e representação do quanto as coisas lhe afetam, mas quero que perceba: O céu é azul e é isso que constitui sua beleza e imensidão, as flores são coloridas e isso as diferencia, entenda que é o colorido que faz do mundo um lugar tão bonito.

4° - Continue escrevendo! Sei que seus textos não são lá essas coisas, mas foram eles durante todos esses anos que irão te sustentar, pode não te parecer no momento, mas você tem o dom de transformar seus sentimentos, seus amores e tristezas em palavras e as palavra em magia, não desperdice isso.

5° Leia mais! Saia mais! Sei que você ama Alvares de Azevedo e que se identifica com ele, que gosta muito de Augusuto dos Anjos, mas entenda, existe um mundo além do ultrarromantismo, da melancolia, da ironia, da tristeza e das sombras. Leia e escreva mais sobre a vida, sobre seus amigos( que você com certeza fará), assista filmes e séries de humor, sorria, entenda que o mundo é um lugar maravilhoso e não o monstro que você mesmo criou para si.

6° Perdoe, esqueça as mágoas, as outras pessoas também fazem o mesmo. Pare de ruminar o que acontece, tentando encontrar culpados para como está sua vida, entenda que o passado é passado, não pense se sofreu ao se relacionar com outras pessoas, apenas entenda que o que importa é o presente, que a cada instante e minuto que passa, é uma nova chance de fazer tudo diferente.

7° Continue ouvindo muita música, mas não use-a como forma de aumentar seu próprio sofrimento. Sei que quando você se sente mal, coloca músicas que sintonizam com esse sentimento e que só o faz aumentar sua própria dor. Sei que você ama Smiths, Cure e companhia, mas entenda, as letras deles não serão sempre verdades em sua vida. Além disso, sei que você ama bandas como o Guns n Roses, mas, por favor, não tenha o Axl como um idolo, a exemplos muito melhores a serem seguidos.

8° Quando conhecer a Cristo, por favor! Não se afaste dele e nem veja os cultos como apenas uma obrigação, entenda seu sacrifício e tudo que ele significa, viva através dele e para ele e verá uma grande diferença em sua vida.

Por último, escolha a faculdade de Psicologia! Sei que se tudo desse certo durante a minha adolescência, no momento que você está, firme com Cristo, vendo um mundo além do preto e branco e entendendo o quanto é especial, acabaria indo para engenharia, pois sei que você gosta de cálculos, mas acredite, os cálculos não se comparam a magia que é estudar Freud, Beck, Rogers e companhia, além do que, será na faculdade que irá se aproveitar ao máximo suas capacidades de leitura e escrita!

Para terminar... espero que siga o que eu lhe disse, pois assim evitaria muitas desilusões, sofrimento e não veria a morte tantas vezes quanto eu vi, falo isso por hoje ser seu amigo e querer o melhor para ti. Mas caso leia e ainda continue achando que não tem forças ou que não consegue mudar e esteja curioso pra saber como será seu futuro, como eu sou hoje...

Posso dizer que sou feliz, tenho muitos amigos, faço uma faculdade que amo, além de entender todo valor que Deus tem em minha vida. Mas para alcançar tudo que tenho hoje, como já disse, passei por muitas coisas ruins e é exatamente isso que queria evitar que lhe acontecesse, pois te amo e não gostaria passasse anos de solidão e vazio como passei.

Bom, agora você sabe tudo que levei anos para aprender, apenas bote em prática e veja no que vai dar, quem sabe surja uma outra linha temporal, uma nova dimensão em que possamos nos encontrar quando você tiver a idade que tenho hoje... É isso, tudo está em tuas mãos, basta seguir, viver ou não!

Att

Renan de 22 anos.