Carta de um Egresso do Mestrado

Prezado Sr.,

Fico feliz em ser procurado pela coordenação do Mestrado, após tantos anos, para relatar minha opinião acerca do curso e os caminhos que trilhei após a defesa da Dissertação.

Tive o privilégio de participar da 1ª Turma de Mestrado da UFT. E confesso que ser aluno pioneiro do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente (PGCIAMB) foi muito difícil. Fiquei bastante sobrecarregado.

Por ser o 1º Mestrado da UFT, o curso estava cercado de expectativas e ansiedade. A concorrência na seleção foi altíssima. A pressão no desempenho dos alunos era intensa. Os selecionados de modo geral tinham um nível bastante elevado e também cobravam muito. Havia enorme preocupação com a qualidade do curso.

A UFT estava estruturando-se como instituição, e como o curso de Mestrado era o primeiro não havia muitas referências de trabalhos e os próprios grupos de pesquisa estavam se estruturando também.

A dedicação e empenho dos professores e da coordenação do Mestrado eram enormes, mas alguns problemas de datas e horários surgiram.

Tive dificuldade com inúmeras disciplinas, pois no primeiro semestre da 1ª turma não havia um calendário pré-definido. Isso logo foi corrigido no semestre seguinte. No entanto, a minha falta de tempo atrapalhou bastante.

Aos poucos foram estruturando as salas de aula, coordenação, laboratórios etc.

De modo geral, o resultado foi muito bom. O curso se tornou uma referência e abriu as portas para muitos outros Programas de Pós-graduação da Universidade.

Pude acompanhar outras turmas e percebi o quanto foram melhorados os trabalhos da Coordenação do curso, além do aperfeiçoamento dos grupos de trabalho e suas respectivas pesquisas/ dissertações apresentadas.

Mesmo com todas as dificuldades, tive enorme satisfação pela conclusão desse importante curso. Felizmente, pude concluir o curso dentro de prazo, tendo a satisfação de apresentar uma Dissertação de alto nível

Nos anos seguintes colhi frutos desse esforço, com a publicação de diversos artigos em revistas científicas renomadas.

Ter feito parte da 1ª Turma foi realmente desafiador, mas ao mesmo tempo um privilégio que muito me orgulha.

Os obstáculos foram geradores de experiências relevantes para crescimento pessoal/profissional.

Já militava na área ambiental, e ainda continuo. Dei seqüência em minha atuação profissional em inúmeras pesquisas e projetos técnicos, ampliando minhas experiências por outras áreas do conhecimento.

A sensação de realização ainda me acompanha, e recentemente comecei a pensar em prosseguir no Doutorado.

Espero um dia reencontrar muitos de meus colegas, para compartilhar as boas lembranças daquele tempo.

Abraços ...

Fortaleza – CE, 25 de janeiro de 2017.

João Vale dos Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 07/04/2017
Código do texto: T5964240
Classificação de conteúdo: seguro