MENINA NEGRA DA ADOÇÃO

Ah, Menina Negra da adoção, se tu soubesses que já tens um lugar reservado em nossas almas molhadas de amores!

Ah, se tu soubesses que teu pai é tão carinhoso como a música de Tom Jobim! Entenderias que ele está tão bobo imaginando tua vaidade de mocinha se maquiando no espelho!

Ah, se tu soubesses que teu irmão branco, sem preconceitos, já até criou uma conta com nome de MENINA para os teus desenhos e filmes do Netflix. E isso foi um anúncio da chegada do amor de adoção em silêncio!

Ah, se tu soubesses que a observamos em cada rosto de menina quando vamos à escola buscar meu filho e imagino que logo também estarás lá a nossa espera no final de cada aula!

Ah, se tu soubesses que para muitos que por ti esperam, não importa a tua cor, que não nascestes como a “Negra Fulô para engomar a roupa do Sinhô!” (Jorge de Lima). Se tu soubesses o teu valor, entenderias que o infinito a destinou para nos mostrar que a adoção do amor não exclui a tua cor, pois muito antes de teu nascimento, o poeta Manoel de Barros nos ensinou com suas “raízes crianceiras/que o escuro [nos] ilumina”.

Ah! Bendita és tu, Menina, uma poesia negra fora da asa!

(Autora: Rosidelma Fraga).

Boa Vista-RR, 27 de Fevereiro de 2017.