Pimenta 20 de novembro de 2016.
 
       Olá, professora Carina!
Aproveito esta oportunidade para escrever um pouco sobre a importância da literatura em mina vida, como me influenciou para estar hoje quase concluindo o curso de Licenciatura em Letras. Como já sabe, eu nasci em uma cidadezinha muito pequena do interior, no centro oeste mineiro chamada: “Pimenta”, e as minhas primeiras viagens além dos seus limites foram através da literatura. Ainda criança pude viajar nos braços das histórias lidas ou contadas por meus familiares e um pouco mais tarde por mim lidas. Mesmo não sendo um leitor afinco, o pouco contato que tive com os livros me moldou enquanto pessoa. Aquele momento inicial de minha formação enquanto leitor me marcaria de uma forma inesperada para o resto de minha vida, pois comecei a sentir a necessidade de escrever as minhas próprias histórias e também imortalizar os causos contados pelas pessoas de meu convívio diário. Sempre fui um apaixonado pelas rodinhas de amigos e familiares onde eu ficava escutando causos e piadas, atentamente, pois naquela época, ainda não era um contador ou escritor dessas passagens.
Durante a minha vida escolar confesso que não dominava muito a ortografia e a gramática da língua portuguesa, deficiência que tento corrigir até os dias autuais. Para driblar essa carência, em vez de redações, fazia poemas, pois há uma tolerância e liberdade poética na escrita. Quando era obrigado a produzir um texto sempre surpreendia na criatividade e decepcionava na ortografia e gramática. Essa dificuldade me tornou um escritor anônimo, que nunca gostava de expor os textos para ninguém.
Um pouco depois comecei a minha vida profissional, viajei e morei em alguns lugares de Minas Gerais, o que me possibilitou conhecer muitas histórias e personagens inesquecíveis. Neste trajeto fui lendo, escutando, escrevendo, repetindo e memorizando vários acontecimentos cotidianos interessantíssimos, e para não caírem em esquecimento passei várias destes contos para o papel. Até então, eu só escrevia para mim mesmo e quase nunca mostrava para as pessoas os meus textos. Esta atividade era apenas uma solitária terapia! Um dia, já adolescente, escrevi uma poesia em uma atividade escolar, e a professora se encantou. Corrigiu alguns erros de português e me pediu para afixar a poesia nos murais da escola, ai de mero leitor passei a ser um escritor, naquele tempo não tinha muita noção sobre o poder da literatura. E acredito que nem a professora tinha conhecimento da transformação que causaria em minha vida, como professor tentarei fazer o mesmo, despertar o amor pela literatura em meus alunos ou leitores.
Como já era de se esperar, a literatura continuou a me encantar, criei uma página virtual e comecei a publicar todos os meus textos nela. Sempre pedia para alguém corrigir antes! Essa exposição chamou a atenção de outros colegas escritores, e fui convidado a participar com alguns escritos na publicação de três livros. Foi só aí que comecei sentir falta de produzir meus textos com maior qualidade, atendendo as regras semânticas, ortográficas, gramaticais, etc. E agora, aqui estou "eu", cursando a faculdade depois de muitos anos afastado do meio escolar. Chego à conclusão de que o desejo de escrever e ler me fez retornar ao ambiente acadêmico e este de volta a uma infinidade e variedade de gêneros literários!
Realmente a literatura fez muita diferença em minha vida, e teria sido muito mais marcante se os meus formadores entendessem a importância dela para mim enquanto estudante.
Espero que esta carta lhe encontre em alto astral, motivada pela sua profissão e que possa ainda mais fortificar a sua convicção do quanto à literatura é importante na vida de todas as pessoas. Lembre-se, “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que ensinas”. Aguardo ansioso a sua carta resposta me contando como a literatura entrou e transformou sua vida!
 
Abraços de seu quase colega de profissão!
 
Kennedy Pimenta 🌶