"Segue-me" O convite.
Por que, afinal, Jesus lhe convidou para segui-lo?
Se já parou para pensar sobre isso, responda. Caso contrário, está na hora de refletir sobre o verdadeiro motivo que despertou o sentimento de Jesus, e o fez lhe convidar para segui-lo.
Que sentimento é este? Misericórdia infinita.
"Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento". (Mateus 9:12-13).
Mateus sabia dizer como é ser outra pessoa, Jesus entrou em sua vida em segundos, e ele nunca mais foi o mesmo. Seu passado não foi o melhor, pois sua profissão não o deixava ser, ninguém se sentia feliz quando um cobrador de impostos estava por perto, quem gosta de ser incessantemente cobrado? Mas essa era a profissão de Mateus, que vivia sentado de cabeça baixa, sozinho com seus pensamentos, as pessoas o olhavam de “rabo de olho” e apressavam os passos quando ele se aproximava... “Lá vem aquele amolador...”. Mas o que ele podia fazer afinal? Esse era o dever dele, era inevitável cobrar. Talvez ele já estivesse farto e no seu limite quando Jesus o encontrou... Sim, Jesus o encontrou. Não foi Mateus quem encontrou Jesus. Eu não encontrei Jesus, você não encontrou Jesus... Não fomos nós, e sim Ele que nos encontrou.
E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. (Mateus 9:9).
Outras versões bíblicas relata que Jesus o viu assentado perto à Alfândega (segundo o dicionário online de português, Alfândega é o local onde ocorre a administração publica, e a cobrança de taxas) Bem, não foi o melhor local para Jesus encontrar Mateus. Mas foi a melhor hora.
O que tenho a perder? Mateus devia ter pensado. E levantando-se, o seguiu. Ao contrário de perder, Mateus somente ganhou...
Ganhou uma vocação...
Ganhou um titulo de discípulo...
Ganhou ao viver ao lado do Mestre...
Ganhou ao vivenciar milagres e prodígios...
Ganhou ao conhecer Jesus... E ganhou quando se levantou para segui-lo.
E é por isso que nunca mais somos os mesmos quando Cristo vem ao nosso encontro num momento não agradável, entretanto, na hora exata.