Sopa, Sabão e Salvação - Carta 200
Carta 200
SOPA, SABÃO E SALVAÇÃO
Um leitor do Paraná, Apucarana, pede algumas
informações sobre o “Exército da Salvação.
O Exército de Salvação é uma denominação cristã protestante e uma das maiores instituições de caridade do mundo, fundado em 1865 pelo reverendo William Booth (1829-1912), um clérigo metodista.
Horrorizado com a pobreza e o sofrimento experimentado pelas pessoas na época da Inglaterra industrial, Booth dedicou sua vida a trazer o Evangelho para os marginalizados da sociedade, que jamais entrariam em uma igreja, e, não eram bem-vindos por lá. Aos 15 anos de idade, William prometeu: “Deus, o Senhor deve tomar tudo que há em William Booth”. Nem mesmo a resistência da igreja (ele era metodista) e do governo, o pouco sustento financeiro, ou os cruéis ataques por multidões insatisfeitas, puderam impedi-lo de espalhar a luz do Evangelho através das ruas da Inglaterra. Booth foi casado com a pastora (excelente pregadora) Catherine Munford.
Em 1878 depois de muitas perseguições e incompreensões, Booth rompeu com o metodismo e fundou a “Missão cristã” que mais tarde se chamaria “Salvation Army” (Exército da Salvação) sob o modelo da hierarquia militar britânica. O que seria inicialmente um caridoso apostolado leigo visando prover recursos materiais e pregar o evangelho às massas empobrecidas do East End de Londres tornou-se um instrumento de amparo social e divulgação do evangelho (cf. A. M. GALVÃO, História das Religiões. Ed, Pallotti, 1992).
Atualmente, em toda parte do mundo, o Exército de Salvação do “general” William Booth opera milhares de centros evangelísticos e de serviço social, transformando inúmeras vidas com o amor de Deus e a coragem de suas convicções. Eles não possuem igrejas ou templo, mas salas de reunião. Não se reconhecem como religião ou seita, mas corporação, a exemplo das organizações militares. O salvation army atua em 126 países através de igrejas, lojas beneficentes, abrigos, centros comunitários, hospitais, escolas, lares para idosos, creches, centros de recuperação, veículos e equipes de emergência. .No Brasil o Exército de Salvação chegou em 1922 e desde então atua junto às comunidades através de suas sedes locais (salas de evangelização e unidades sociais), sedes regionais e a sede nacional em São Paulo[5]. Está presente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
Na velha Inglaterra os salvacionistas foram multados ou presos como perturbadores da paz. Todavia aos poucos foram conquistando a simpatia de todos, até mesmo das autoridades públicas; obtiveram o patrocínio do Príncipe de Gales, mais tarde rei Eduardo VII, para cuja coroação o General Booth foi oficialmente convidado.
A Teologia do Exército da Salvação se apóia no tripé “sopa, sabão e salvação.” onde prioritariamente se deve alimentar as pessoas (sopa), prover-lhe a higiene pessoal (sabão) para depois anunciar-lhe o Reino (a salvação). É difícil salvar o homem que tenha os pés molhados... O Credo salvacionista é composto de onze itens:
1) A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada e a única regra de fé divinamente dada;
2) Há um só Deus, Criador de todas as coisas;
3) Há três Pessoas iguais na indivisa Divindade;
4) Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.;
5) Pela queda dos nossos primeiros pais, todos os homens se tornaram
pecadores totalmente depravados e justamente expostos à ira de
Deus;
6) Pelos seus padecimentos e morte, Jesus Cristo expiou por todos, de
modo que todo aquele que o quiser pode ser salvo;
7) A salvação se dá pelo arrependimento, pela fé em Cristo e pela
regeneração operada pelo Espírito Santo;
8) A justificação se faz pela graça mediante a fé em Cristo, tendo
aquele que crê o testemunho dela em si mesmo;
9) A continuação no estado de salvação depende da contínua fé
obediente em Cristo;
10) É privilégio de todos os crentes, o "serem totalmente
santificados", isto é, o terem as suas más inclinações tão
completamente apagadas pelo Espírito de Deus que não
cometerão pecados atuais de qualquer espécie;
11) A imortalidade da alma, a ressurreição do corpo, o juízo final no
fim do mundo, com eterna felicidade para os justos e castigo sem
fim para os maus devem ser inequivocamente professados.
É notável em todo o mundo a atividade do Exército da Salvação em favor de creches, escolas para crianças abandonadas, abrigos para mães solteiras e idosos, além de apoio a idosos e leprosos. Não são muito atuantes nos países católicos, onde em geral há congregações religiosas que se dedicam a esses trabalhos.
O Exército de Salvação é muito conhecido por suas orquestras, formadas pelos membros das igrejas ao redor do mundo todo. A principal função de suas bandas é auxiliar musicalmente nas reuniões de evangelização e coleta de donativos e também divulgar a obra da instituição em locais abertos.
Não se pode negar o zelo e a caridade dos salutistas que vivem e se comportam com a mesma probidade e zelo do seu fundador William Booth.