CARTA AO MEU PAI
Carta ao meu querido e eterno pai.
Meu querido, lindo e anjo pai Francisco,
Respeitosamente e humildemente rogo-lhe proteção.
Era meu desejo que esta carta encontrasse-o muito bem de saúde, mas Deus precisava de um guerreiro, de um valente homem cheio de fé e caridade junto Dele, e o levou. Ao escrever esta carta estou rogando ao Criador de tudo e de todos que na sua infinita bondade e eterna misericórdia acolha-o junto Dele, e derrame muita paz, muita luz e muito amor em nossas vidas.
Poucos são aqueles que tiveram o privilégio do pai presente aos 100 anos, e nós tivemos. Agora temos uma luz muito forte que brilha lá no alto e nos protege.
Vamos então festejar o maravilhoso dom da vida cheia de amor, de exemplos mil que o nosso pai nos deixou.
A solenidade que nós, seus filhos, sobrinhos, netos, irmão e amigos, iriamos celebrando seria um justo tributo aos seus 100 anos de vida. Vida primorosa; vida permeada de exemplos; vida de eterna responsabilidade com tudo e com todos; vida incansável na luta pelo bem, pela caridade, e pela constante preocupação em nos encaminhar pela vereda do bem, do respeito à pátria, pelo reconhecimento e culto aos mais velhos e autoridades, pela verdade por mais sofrida que seja, pelo amor ao próximo, pelo reconhecimento e gratidão de benesses recebida, pelo amor a natureza, e pelo eterno agradecimento ao Eterno criador de tudo e de todos.
Pai, sentimos eternamente orgulhosos pelo que o senhor foi, pelo que o senhor fez, e pelo grande amor que nos dedicou. O senhor sempre foi e sempre será eternamente o nosso guia, o nosso grande guru, o nosso grande mestre. A felicidade não é só sua, principalmente por manter a nossa família sempre unida, sempre respeitosa, mas também é nossa por ter tido como um grande e honrado guia a sua presença entre nós.
Pai, o senhor nos ensinou, nos orientou e nos conduziu sempre para a realização do bem, mas o que marcou mesmo em nós foi seu exemplo de vida. Esta é uma marca indelével que nos direcionará sempre.
Eu acho que Deus nos privilegiou com sua longevidade para garantir que nós, seus filhos, caminhassem o bem caminhar, e hoje, com certeza, lá do céu, junto com nossa meiga mãezinha, estará sempre nos protegendo. Só podemos eternamente agradecer a Deus pelos pais que tivemos.
O senhor, meu lindo e querido pai, em seu pensar, muitas vezes foi um filósofo grandioso.
Outro dia, entre um chimarrão e outro, no bate papo gostoso e ouvindo e anotando suas histórias o senhor me confidenciou:
- Meu filho, tudo passou tão rápido! Sua mãe já nem está mais com a gente!
Meu pai, realmente a vida é um piscar de olhos. Há pouco tempo eu tinha 14 anos e de repente estou com meus 75. A vida é sucessões de momentos. Devemos viver cada um desses momentos intensamente, pois só assim teremos boas lembranças para revivê-las depois. Eu digo também, a sua vida, para nós, passou tão rápida!
Meu pai eu aprendi contigo esta máxima: “Construa agora o lugar que você quer morar depois”. Muitas vezes as dores que temos hoje são mágoas que deixamos passar lá no passado.
Todo o amor que devotamos ao senhor será sempre insuficiente para mostrar a eterna gratidão pelo pai amoroso, desvelado, respeitoso e exemplar que tivemos,
Hoje, em nome de todos seus filhos me aconchego através desta carta para respeitosamente pedir uma benção muito especial, ai do alto para este filho que o ama, que o venera e que enquanto eu viver vou tentar seguir seus bons exemplos.
Parabéns pela sua exemplar vida, enquanto esteve aqui entre nós!
Seu filho