Ubatuba na XVII Bienal Internacional do LIVRO

UBATUBA NA

XVII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO.

CADA AUTÓGRAFO FOI UM FLASH!

As pessoas que me conhecem sabem que sou muito persistente naquilo que quero e costumo traçar objetivos importantes na minha vida, para depois buscá-los com uma convicção nítida e estampada nos olhos!

Não me preocupo com o passar do tempo, mas também não costumo esperar a banda passar...E quando a gente deseja tudo de bom, o Universo conspira ao nosso favor, dando um toque mágico, uma força, uma luz.

Com onze anos de idade eu já dizia que queria ser uma escritora e todos riam de mim, pois não tinha nem uma simples máquina de escrever.Aquilo foi se tornando um ideal cada vez mais forte dentro de mim e precisava provar o meu valor.

Muitas vezes fui chamada de “abobada”, sonhadora e até mesmo de biruta por criar longas estórias num caderninho de brochura, porém nunca devemos subestimar o sonho de uma criança , pois ele possui asas e pode voar ! Os obstáculos existem para serem superados e a vida só é dura pra quem é mole!

Foi pensando assim que no último dia 04 de maio, na XVII Bienal Internacional do Livro foi o lançamento do “ Louco da Rua Encantada”.O nosso livro, que durante cinco anos foi o motivo de muita luta e perseverança.

Dentro de nós não existe o limite e precisamos nos superar... sempre.Isto é viver intensamente, sem ter medo de dar as caras e ser feliz.

Foram mais de mil currículos mandados a diversos lugares diferentes, telefonemas para editores que fingiam acreditar no meu trabalho, dias à espera de algum recado que pudesse me dizer algo de importante...

Mas foi através da nova Administração Municipal de Ubatuba que tudo se transformou e eu só tenho à agradecer ao prefeito Paulo Ramos por ter acreditado no meu trabalho, assim como o profº Corsino e a professora Nirta Maria Noronha .Não existem palavras que definam a realização de um sonho, incentivando outras pessoas á sonharem também!

Eu havia prometido ao Fábio que a nossa história seria conhecida e todos saberiam da nossa luta, que com certeza é a de muita gente ...como a gente !Em São Paulo passamos por diversos tratamentos psiquiátricos e na verdade éramos tratados como um problema social.Naquela época era tudo muito difícil e não tinha diálogo, compreensão e carinho.Um psiquiatra era um ser soberano, dono absoluto de nossos destinos e totalmente alheio ao nosso coração...

Nós precisávamos de um tratamento digno, muito além daquela maneira convencional de se receitar um calmante. E foi na Saúde Mental de Ubatuba que encontramos o remédio mais eficaz para as nossas almas; AMOR.

Ali aqueles profissionais eram amigos e nos respeitavam como seres humanos.Nos transformamos em uma grande família, confiantes de que é preciso nos enlaçar numa única energia e seguirmos neste caminho evolutivo que se chama VIDA.

Muitas vezes tropeçando, nos apoiando um no outro, mas com a certeza que vale a pena seguir!

“O Louco da Rua Encantada” encantou-me de tal maneira que me transformei em sua devota e tenho certeza que se tornará inesquecível dentro de mim ! Talvez hoje nem se lembrem mais do seu sorriso de menino que me embalava a cada momento, da sua gargalhada gostosa, da sua bondade infinita...Mas eu nunca irei lhe esquecer!

“Fábio, eu lhe agradeço por ter me ensinado a amar as pessoas como elas realmente são, de dentro para fora ...Eu lhe agradeço por ter me ensinado a ser o pouco que sou e sei que se pudesse me daria um daqueles beijos estralados como foi o nosso primeiro ...e o último ! Amo você !”

Os meus agradecimentos aos meus amigos e familiares, aos meus pais, a Sérgio Rossi por compartilhar este sonho , as pessoas que me deram a oportunidade de mostrar o meu trabalho e principalmente à Deus que sempre acreditou em mim!Mamãe, papai, Raphael, André, João Pedro , Mariazinha, tia Dirce, Rose ...Amo vocês!

Eu aprendi a amar cada pessoa desta cidade que soube me acolher com tanto carinho...

Ubatuba estará para sempre no meu coração!Valeu!

SILMARA TORRES RETTI -