Carta aos "meus queridos políticos"

Senhores políticos

A cada 4 anos vocês saem às ruas – até de a pé – e apertam a mão das pessoas, abraçam, cumprimentam a todos calorosamente e com um sorriso no rosto, ouvem os causos e necessidades das pessoas, vocês se comprometem a transformar os bairros, cidades, estados e o país em um lugar melhor. Mas depois das eleições vocês somem; vocês não visitam mais os bairros, não têm mais tempo para falar com o povo e ouvi-los, vocês fecham os olhos para as necessidades do povo, estão sempre apressados, “atarefados”, já não apertam mais as mãos e tão pouco abraçam...

Ser político é muito mais do que sair por aí apertando mãos e sorrindo na época de eleição; ser político também não tem nada a ver com fazer um milhão de promessas e depois não cumprir nenhuma; ser político não é só ficar em seu gabinete, escritório, câmara e assinar papéis e discutir assuntos banais; é muito mais do que andar com o terno “engomadinho” e bem passado, com o cabelo com gel e sapato lustrado. Ser político não tem nada a ver com carregar o broche de um partido na roupa.

Um político de verdade não é aquele “bicho raro” que só aparece a cada quatro anos, na época de eleição; mas aquele que está ao lado do povo sempre, que está sempre disposto a ouvir o povo e que está atento às necessidades do mesmo. É aquele que não fica iludindo o povo com promessas que não pode cumprir, apenas para ganhar votos, mas aquele que se compromete e de fato luta pelo povo, por mais segurança, por mais saúde, por mais educação. É aquele que carrega a bandeira do povo, e não de um partido. Eu diria que para ser político não é preciso ter terno, gravata, roupas de grife e palavras bonitas nos lábios; é preciso ter caráter, humildade, honestidade e coragem. Pois de nada adianta um político que anda todo “engomadinho”, que tem pós-graduação, doutorado, e que usa de toda sua sabedoria para roubar o povo.

Infelizmente muitos políticos – se não todos – estão entrando para política apenas pelo auto salário; mas um político de verdade deveria querer entrar para a política porque quer fazer a diferença em sua cidade, estado, país; e não porque quer encher seu porquinho e garantir sua aposentadoria.

Gostaria de pedir a vocês, políticos, que sejam homens e mulheres de verdade para lutar pelo povo. Nossas cidades estão sendo tomadas pela violência e nossos doentes padecem por falta de recursos para a saúde; nossos jovens têm se entregado às drogas; todos os dias dezenas de animais são abandonados; todos os dias dezenas de casas são assaltadas; as pessoas têm medo de sair na rua; o salário do trabalhador é insuficiente para sustentar sua família... E vocês, o que tem feito para mudar isso? Me permitam responder: VOCÊS NÃO TEM FEITO NADA! Afinal, suas casas são muradas, têm alarmes e até seguranças. Muitos de vocês têm carros blindados e seguranças que os acompanham para cima e para baixo. Seus filhos estudam em colégios particulares; seus médicos são particulares; e com o salário que vocês ganham, podem fazer banquetes todos os dias.... Mas, e o povo? Como vocês podem agir como se não pertencessem ao povo? Como vocês podem não se importar? Parem de se importar só com o bolso de vocês, vocês foram eleitos pelo povo e pelo povo devem lutar!