PERMITIMOS A ELES "FINGIR QUE NÃO SABEM"

Um dia depois do DIA DOS NAMORADOS, me deparo com a seguinte frase na minha timeline:

POR TRÁS DE TODA MULHER ZANGADA EXISTE UM HOMEM QUE NÃO TEM A MÍNIMA IDEIA DO QUE FEZ DE ERRADO.

Não sei o que me revolta mais, se é o fato do meu dia dos namorados ter sido um caos, se considerada a questão emocional do momento devido a falta de "entendimento do meu marido", ou se o fato de ter sido uma mulher que postou essa imensa bobagem, ou ainda a falta de noção das pessoas que subestimam a capacidade mental, emocional e cognitiva dos homens.

Os homens sabem sim o que se passa, o tempo todo, o problema é que permitimos a eles a acomodação de “fingir que não sabem”. SIM! Eles se aproveitam deste fingimento para não evocarem mudanças e quando nos damos conta, estamos nós aceitando aquilo que nos fez ficar tristes. Porque além de fingirem que não sabem os motivos das nossas frustrações e tristezas, eles muitas vezes, fingem nem notar estes nossos “gestos de protesto”.

E pronto! Eles, “desentendidos da vida”, passam a cuidar somente dos próprios interesses, ignorando os nossos e nós, ao protestarmos, somos as chatas, as rabugentas e as que só reclamam. Porém, quando eles estão descontentes, chateados e aborrecidos nos preocupamos e tentamos, pelo menos, descobrir os motivos pelos quais eles atravessam aquele tenebroso momento.

Voltando ao MEU DIA DOS NAMORADOS, quero usá-lo como exemplo, semana passada meu marido me pediu o que faríamos no dia 12 e eu prontamente respondi que não sabia, esperando que rolasse algum convite, alguma surpresa. Então ele sugeriu que subíssemos a serra e eu o lembrei que teríamos que levar nossa filha junto, ou encontrar alguém que ficasse com ela se quiséssemos de fato aproveitar. No fim, ficamos neste impasse entre levar a pequena junto, ou encontrar alguém que cuidasse dela, visto que as duas opções se tornam um pouco incômodas para o momento, já que todos os casais querem comemorar a sós a data. Enfim, decidimos ficar em casa e curtir nossa família ao pé da lareira, bebericando um bom vinho e quem sabe assistindo uma sequência infalível de filmes e desenhos infantis.

Até aí, tudo super maravilhoso! Sou amante do lar, do aconchego do sofá, adoro acampar de edredom e cobertor na sala, assistir um bom filme com o quentinho do fogo da lareira e se de quebra rolar um bom vinho e um chocolate, aí já é a cara da riqueza! “Me dou por satisfeita”!

Mas, como era DIA DOS NAMORADOS, quis enfeitar a noite, preparei uma janta com muito carinho, pensando no que cada um gosta de comer, preparei um lugarzinho todo especial para servir e ainda me preocupei em comprar uma lembrancinha para meu marido e outra para minha filhota também, pois sabia que ela ficaria triste se eu e o pai dela trocássemos presentes e ela não. Além do mais, muito além de uma data de dia dos namorados, considero este um momento de celebrar o amor como um todo, então achei justíssimo presentear ela também. No fim estava lá o presente dela, o do meu marido e a mesa posta para a janta. E, ADIVINHEM... Meu marido olhou pra mim e me disse: Agora eu vou ter que me obrigar a comprar um presente pra ti também.

MORRI.

Sim, morri! Morri por dentro, não pelo fato de ele não ter comprado nada, morri pelo o que ele disse. Não quero que ele seja obrigado a comprar alguma coisa pra mim em função de eu ter dado algo a ele. Quero que ele sinta o desejo de fazer, comprar ou de me dar alguma coisa, preparar um momento, pela importância que tenho, ou pelo menos devia de ter, na vida dele. E no fim não consegui disfarçar a minha frustração e aí ele me tachou de chata, de rabugenta de a mulher que só reclama, espalhou a máxima de que eu era a "namorada birrenta" para toda a família. Usou como argumento que ele sempre me ajuda, estendendo e recolhendo a roupa e lavando a louça e blá,blá,bláblá...

Então decidi escrever para que ele leia e saiba que lavar louça, estender ou recolher roupas não são demonstrações de afeto e de carinho para com sua mulher, essas coisas são DIVISÃO DE TAREFAS DIÁRIAS. Agora, preparar um jantar, ou comprar uma comidinha especial, um chocolate, um docinho ou um vinho preferido, preparar uma mesa, pensar numa maneira de tornar um simples momento em algo especial, isso sim é dedicação, zelo, cuidado e carinho! Ainda mais se esses gestos não acontecerem somente em datas especiais.

Queridos homens, maridos, ‘’ficantes’’ e namorados por favor, parem com essa ideia de que as mulheres são chatas, parem com esse “ACOMODAMENTO MASCULINO” de achar que a irritabilidade, o descontentamento e a tristeza feminina são simples birras que podem ser ignoradas a torta e a direita. No momento em que vocês começarem a se preocupar mais com o que as mulheres demonstram a vocês, os relacionamentos serão muito mais proveitosos. E queridas mulheres, parem de compactuar com esse tipo de piadinha, isso desfaz a capacidade dos homens e nos coloca numa posição de aceitação em relação á muita coisa que reivindicamos.

J C MARX
Enviado por J C MARX em 13/06/2016
Código do texto: T5666439
Classificação de conteúdo: seguro